CMG Braga, Contra-Almirante Coelho Rangel, Aluno Portal, Vice-Almirante Salgueirinho, Aluna Gabrielle, CMG Calfa e CF Oliveira.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Juramento à Bandeira no CIABA.

Câmara, CMG Braga, Vice-Almirante Salgueirinho, Rodolfo, Luiz Omar, Frazão e CF Neto.

Coronel PM Farias, Vice-Almirante Salgueirinho, Coronel PM Alfeu.

Sob a presidência do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho, ocorreu na última sexta-feira (10) a cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. A turma é composta por 121 alunos, sendo 92 homens e 29 mulheres.
A turma Pégasus é, na verdade, formada por 127 alunos, incluindo seis alunas de nacionalidade estrangeira que não participaram do evento.
Em seu pronunciamento, o Comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, CMG Marcia Braga, ressaltou a importância dos oficiais mercantes brasileiros na condução segura dos navios, que transportam parte da riqueza gerada em nosso país e contribuem para o seu desenvolvimento.

Centro de Intendência comemora 29 anos em Belém.

CMG Ornei, Luiz Omar, Vice-Almirante Salgueirinho, Contra-Almirante Coelho Rangel e CF (IM) Gustavo Canedo.
CF Oliveira, Junior Guzzo, CMG Calfa, Milva Rebelo, Luiz Omar e CMG Braga.
CMG Fróes (RM-1), CMG Calfa, CMG Ornei, CMG Ondiara e CMG Braga, todos da mesma turma da Escola Naval.
CMG Ornei, Dr. Fadul, Dr. Antônio e Vice Almirante Salgueirinho

O Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém, CMG Ornei Pena Rocha Junior, liderou as comemorações dos 29 anos de criação do Centro, que é responsável por toda a parte financeira e de estoque de material do 4º Distrito Naval.
A solenidade foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Salgueirinho, e contou com a presença do Contra-Almirante Coelho Rangel, CEM do Distrito, além de membros da Soamar-Pa, da sociedade civil e da comunidade marítima.

MARES & RIOS

MILITARES

A Diretoria de Proteção Social Militar do IGEPPS está prestes a lançar um projeto destinado a aprimorar ainda mais a qualidade de vida dos militares estaduais ao se aposentarem. Sob a supervisão do Coronel PM Carlos Dória (foto), a executiva Mayara Chagas elaborou o projeto que orientará o planejamento de aposentadoria dos bombeiros e policiais em todo o Pará. Na foto, o Coronel Carlos Dória.

COP 30

A Deputada Estadual Andréia Xarão (foto), integrante da Comitiva paraense da COP 30, participou em Brasília da cerimônia de assinatura de convênios entre Itaipu Binacional, o governo do Estado do Pará e a prefeitura de Belém, para investimentos de R$ 1,3 bilhão em obras de infraestrutura de preparação para a COP 30. Tais investimentos beneficiarão todo o Estado com a melhoria de vias, expansão da rede de esgotamento sanitário, revitalização do Complexo do Ver-o-Peso, entre outras iniciativas.

TRE-PA

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob a presidência do Desembargador Leonam Cruz (foto), atendeu quase um milhão de eleitores com o serviço de biometria, realizado no período de 01/04 a 08/05. O TRE-PA continua demonstrando inovação, o que garante as melhores oportunidades para a manutenção de nosso Estado Democrático de Direito. Inclusive, há quem afirme que esse número represente um recorde em todo o Território Nacional.

FUZILEIROS

O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, comandado pelo CF (FN) Oliveira, realizou na última quinta-feira (09) a abertura oficial do Programa Forças no Esporte PROFESP. Este programa, de caráter social, inclusivo e educacional, visa proporcionar atividades esportivas para crianças e jovens de 8 a 16 anos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a prevenção da violência por meio da inclusão social. Em Belém, o núcleo é composto por 100 crianças e jovens.

ATEM – SANTARÉM

Na última sexta-feira (10), com a participação dos Práticos da ZP-01 Alvim, Ney e Miro, foi realizada a análise de risco para atracação de petroleiros Panamax de 224 metros e Aframax de 260 metros, carregados com 11,50 metros na parte externa do terminal da ATEM em Santarém. Também foi simulada a atracação de um hand size e Panamax na parte interna do terminal, que será adaptado para operar com grãos, também saindo carregados com 11,50 metros.
Nas simulações, além dos técnicos da Labrisco da USP, também estiveram presentes o professor Tanuri da USP, representantes da ATEM e da Capitania dos Portos de Santarém. Em breve, um relatório será emitido pela USP sobre a viabilidade das manobras e as medidas de segurança sugeridas pela Praticagem para as operações no terminal da ATEM em Santarém.

MARINHA DO BRASIL

Em uma operação de grande envergadura, a Marinha do Brasil está mobilizando seu principal meio naval para prestar apoio à população gaúcha. Neste sábado (11), o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” atracou em Rio Grande (RS), juntamente com a Fragata Defensora.
A comissão chegou com 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, 03 helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20.000 litros de água potável por hora.