Diversas vagas para quem possui do nível médio ao superior ingressar na Marinha e fazer parte das Forças Armadas.
Ao menos dois grandes concursos para a Marinha do Brasil já foram anunciados e estão prestes a serem publicados. As seleções oferecem oportunidades tanto para quem deseja seguir carreira militar, quanto para aqueles que desejam ingressar como militar temporário. Confira os detalhes de cada seleção a seguir:
Fuzileiros Navais
A Marinha divulgou nesta quinta-feira, dia 05, que a publicação do edital para o concurso de Fuzileiros Navais está bem perto de acontecer. De acordo com a Força Armada, o documento será publicado em janeiro de 2025.
O processo seletivo contará com diversas etapas, como prova escrita, teste de aptidão física (corrida, natação, abdominais e flexões), além de exames médicos e psicológicos. Já o curso de formação é realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro, e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB).
Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem se atentar para os requisitos exigidos pelo edital, confira:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Ter idade de 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2026;
- Candidato não deve ser casado, ter constituído união estável e possuir filhos ou dependentes.
No último concurso para Fuzileiros Navais, lançado neste ano de 2024, cerca de 19 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das 1.680 vagas oferecidas. Para o próximo ano, contudo, ainda não foram informadas quantas vagas serão disponibilizadas.
Outra grande oportunidade que está bem perto de ser lançada é o edital para seleção de temporários destinada ao ingresso de Oficiais 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2). O processo seletivo está previsto para ser publicado ainda na primeira quinzena de dezembro.
Os candidatos devem ter nível superior completo para concorrer a uma das vagas nas áreas da Saúde e Apoio à Saúde, Técnica, Técnica Magistério e de Engenharia. A remuneração inicial é de R$ 9.070,60. Além da escolaridade, o interessado ainda precisa ter mais de 18 anos e menos de 41 anos até a data da incorporação, ser voluntário e brasileiro nato.
As etapas de seleção incluem prova objetiva, verificação de dados biográficos e de documentos, inspeção de saúde e Teste de Aptidão Física. Vale lembrar que a seleção acontece por meio dos Distritos Navais, portanto, o interessado deve realizar a inscrição no site do DN que tem interesse.
Por Portal da Navegação.
Notícias relacionadas
-
Força Nacional prorroga permanência no Amazonas por 3 meses.
-
Ataque de ‘Piratas dos Rios’ desafia poder das autoridades no Amazonas.
-
Equipe da Base Fluvial Integrada Candiru apreende carga sem nota fiscal.
-
CIABA receberá investimento de R$ 5 milhões para abrigar delegações internacionais durante a COP-30.
-
Amazonas: metade dos municípios tem portos em emergência.