General de Exército Vendramin. Comandante do Comando Operacional Conjunto Marajoara

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Operacional Conjunto Marajoara.

Será ativado para as operações de segurança das Forças Armadas durante a COP 30. Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão de forma integrada no Comando Operacional Conjunto MARAJOARA, estrutura criada pelo Ministério da Defesa para coordenar as ações de segurança e defesa durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
A reunião de abertura do planejamento e ativação do Comando Conjunto ocorreu na segunda-feira (9), no Comando Militar do Norte, com a participação de militares das três Forças Armadas envolvidos no planejamento operacional do evento, conforme determina a Portaria nº 2.263 do Ministério da Defesa.
O Comando Conjunto Marajoara será empregado em caráter temporário e episódico, entre os dias 4 e 23 de novembro, com foco nas atividades relacionadas à segurança dos eventos oficiais da COP 30.
Coube ao Exército Brasileiro a responsabilidade de estabelecer e organizar o Comando Conjunto, que contará ainda com o apoio dos órgãos de segurança pública. Na operação, a Marinha do Brasil empregará seus meios navais e embarcações, enquanto a Força Aérea Brasileira atuará com aeronaves e recursos logísticos, reforçando a proteção de áreas estratégicas.
O Comandante Militar do Norte, General de Exército Vendramin, será o Comandante do Comando Operacional Conjunto Marajoara, tendo como Subcomandante o Major-Brigadeiro Avellar, atual Comandante do I COMAR.
O planejamento operacional do Comando segue até o dia 17 de junho, no Quartel-General Integrado (QGI) do Comando Militar do Norte. Após essa fase de integração e alinhamento, cada Força realizará seu planejamento tático específico para a área sob sua responsabilidade. O objetivo é garantir a ordem, a segurança e a salvaguarda da população brasileira durante a realização da COP 30.

Febtur realiza Congresso em Belém.

Belém vai sediar, à partir desta quarta-feira dia 11, amanhã, o II Congresso de Jornalistas e Comunicadores da Federação Nacional de Turismo, a Febtur, no auditório da Estação Gasômetro do Parque da Residência, com foco voltado para a COP 30.
Um dos principais temas, “ Sustentabilidade também se faz com informação”, remete ao fortalecimento do turismo responsável voltado a disseminar a preservação da Amazônia. Onde Belém se mostra como grande portal.
Mais de cem profissionais de comunicação de estados brasileiros e também delegações de países da América do Sul e da Europa irão participar dos cinco dias do Congresso, o primeiro com debates, conferências e palestras, e os demais com visitas técnicas ao Parque da Cidade sede da COP30, Mangal da Garças, Mercado de São Brás, Feliz Lusitânia, Ilha do Combu, além de Mosqueiro, Salinópolis e Augusto Corrêa.
Nossa gastronomia estará representada pelos chefs Saulo, de Santarém, e Delano, do Hotel IIha do Marajó, de Soure, somado às delícias dos pratos regionais nos demais pontos de visitação.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, deverá fazer a conferência principal do Congresso que tem patrocínio do Governo do do Estado do Pará, Sudam, Fecomércio, Equatorial, Sebrae e Prefeitura Municipal de Belém.

MARES & RIOS

UNIPILOT O presidente da cooperativa Unipilot, Prático Adonis Passos (FOTO), participou no último sábado do programa Indústria em Ação, apresentado pelo jornalista Douglas Dinelli, na rádio CBN Belém. Na oportunidade, Adonis comentou sobre o novo momento vivido pela praticagem, destacando o aumento de calado na Barra Norte, a aquisição do navio hidrográfico Amapá Explorer e o bom relacionamento que a cooperativa mantém com seus tomadores de serviço.

MOSQUEIRO Instalada no prédio da Subprefeitura de Mosqueiro, a Sala de Imprensa da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Belém tornou-se um dos pontos mais movimentados da ilha durante os dias úteis. O espaço, idealizado pelo jornalista Beto Messias, funciona como base para a comunicação institucional da PMB, mas vai além de sua função original: também serve de apoio à divulgação de ações comunitárias e atividades de outros órgãos, de forma gratuita.
O local é constantemente visitado por representantes de diversos setores da sociedade, que recorrem à sala tanto para compartilhar informações quanto para se atualizar sobre as iniciativas em andamento na ilha. Essa troca dinâmica faz da Sala de Imprensa um importante centro de articulação entre o poder público e a comunidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Belém com a transparência e a participação social.

ADESG-PA A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG/PA) comemorou seus 50 anos de fundação com uma cerimônia marcada por homenagens a personalidades de destaque no Pará, reconhecidas por seus relevantes serviços prestados à associação. Durante o evento, diversos membros foram condecorados com a mais alta honraria da entidade.
Atualmente, a ADESG/PA é comandada pelo delegado Mário Martins. A instituição tem como missão reunir lideranças regionais para debater os desafios do Estado e do país, propondo estratégias e ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico. Selva!

MÉRITO NAVAL – Amanhã (11), durante a comemoração do Dia da Marinha — data magna que celebra o 160º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo — será realizada a imposição da Medalha do Mérito Naval. A cerimônia homenageará diversas autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil. Entre os agraciados, está o Sr. Ricardo Dias, diretor de Infraestrutura e Regulamentação da Atem.