
Conhecidos como “Navios da Esperança”, os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil (MB) realizaram, entre os dias 25 de junho e 1º de julho, uma missão de apoio às comunidades ribeirinhas do entorno do Rio Amazonas (AM). Foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos, exames laboratoriais e vacinação.
O NAsH “Oswaldo Cruz”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, prestou serviços de saúde e promoveu ações cívico-sociais na comunidade de Bom Sucesso (AM). A presença de especialistas como pediatra, psicóloga e oftalmologista garantiu atendimentos específicos, reforçando o compromisso da Marinha com o bem-estar da população local.
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Olsen, acompanhou de perto as atividades, ao lado do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Claudio Mello, e do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Lambert. Também participaram da ação a Sra. Marcella Olsen, esposa do Almirante Olsen; o presidente da SOAMAR-AM, engenheiro mecânico Sérgio Viana; e o vice-presidente da entidade, médico Jacó Cohen — ambos naturais de Parintins (AM).
O Almirante Olsen destacou a importância de levar qualidade de vida a populações com acesso limitado a serviços essenciais. “Participar de ações como esta nos engrandece enquanto indivíduos e reforça o compromisso da Marinha em oferecer melhores condições de vida à população ribeirinha”, afirmou.
Jantar da Soamar-Santarém e posse do novo Capitão dos Portos de Santarém.


Em jantar festivo realizado na última segunda-feira, 7 de julho, a SOAMAR Santarém recebeu o título de Utilidade Pública, entregue pelo vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins, e pelo vereador Alaércio Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal e autor do projeto de lei que concedeu a honraria.
Outro momento marcante da noite foi a homenagem prestada ao Vice-Almirante Batista, Comandante do 4º Distrito Naval, em sua primeira visita oficial ao município.
O jantar também marcou a despedida do Capitão de Fragata Oziel Marçal, que deixa o comando da Capitania dos Portos de Santarém para assumir novas funções no Rio de Janeiro, e as boas-vindas ao Capitão de Fragata Charles Amorim, que assumiu oficialmente o posto em solenidade de passagem de comando realizada na última terça-feira, 9 de julho.
O presidente da SOAMAR Santarém e anfitrião do evento, Bené Pantoja, celebrou o sucesso da noite ao lado de sua diretoria e destacou o fortalecimento da parceria com a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Capitania Fluvial de Santarém, que deve resultar em mais benefícios às populações ribeirinhas da região.
MARES & RIOS

CEF EM SOURE – A Caixa Econômica Federal inaugurou, no último domingo (7), mais uma agência no arquipélago do Marajó, desta vez no município de Soure. A solenidade contou com a presença do alto escalão do banco, além de autoridades como o ministro do Turismo, o paraense Celso Sabino, a deputada federal Elcione Barbalho, o deputado estadual Iran Lima, o prefeito Paulo Victor, entre outros.
A nova unidade da Caixa visa impulsionar o empreendedorismo regional, inclusive com linhas de crédito via Fundo Geral do Turismo. Durante o evento, o ministro Sabino assinou a ordem de serviço para a construção da nova Avenida Boulevard de Soure, reforçando o potencial turístico da cidade.
AGORA É LEI – O Dia Estadual da Mulher Ribeirinha será comemorado anualmente em 8 de junho, conforme a sanção da Lei nº 11.073/2025, de autoria da deputada estadual Andréia Xarão (foto). A escolha do mês de junho remete à celebração do meio ambiente, reforçando a ligação entre as mulheres ribeirinhas e a preservação da Amazônia. A nova data reconhece a força, o protagonismo e a importância dessas mulheres na luta por justiça territorial, igualdade de gênero e valorização das comunidades das águas, das florestas e das ilhas.
UM GOL A FAVOR – A 1ª Vara Federal do Amapá indeferiu, nesta segunda-feira (7), o pedido do Ministério Público Federal (MPF) que visava impedir a Avaliação Pré-Operacional (APO) da Petrobras no licenciamento do Bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas, a cerca de 175 km da costa.
A decisão judicial permite que reuniões com povos indígenas e o ingresso da Petrobras em territórios indígenas ocorram somente com a presença da Funai. Segundo a sentença, o despacho do Ibama — que já havia autorizado os testes — tem respaldo técnico e jurídico. O navio-sonda NS-42, já posicionado na região, aguarda autorização formal para iniciar os trabalhos.
CAPITANIA DO AMAPÁ – A Capitania dos Portos do Amapá, comandada pelo Capitão de Fragata Daniel, comemorou, na última segunda-feira, seus 126 anos de fundação. Durante a solenidade, militares e civis foram agraciados com o Diploma de “Amigo da Capitania”. Entre os homenageados, destacam-se os Práticos da Bacia Amazônica Adonis Passos e Ricardo Falcão, este último representado pelo Capitão de Mar e Guerra Fróes, gerente regional da Unipilot em Santarém.
AVIAÇÃO – O Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) realizou, em 23 de junho, o seu primeiro voo de manobra McGuire, no Aero Clube de Benevides. A operação representa um avanço na capacidade operacional da unidade.
A missão contou com a participação do Grupo de Busca e Salvamento do Comando do 4º Distrito Naval (GSAR-Com4ºDN), da tripulação básica do esquadrão e de integrantes SAR do Destacamento de Aviação do Exército Brasileiro, com sede em Belém. O objetivo da manobra foi capacitar a equipe na extração e evacuação de militares em áreas de difícil acesso, onde não é possível o pouso da aeronave ou o uso do guincho.

domingo. Foto: Reprodução de vídeo/Ansar Allah Media Office via AP
MAR VERMELHO – Um ataque realizado pelos rebeldes Houthis do Iêmen contra um navio no Mar Vermelho deixou ao menos três mortos e quatro desaparecidos, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (13). A embarcação, de bandeira liberiana e operada por uma empresa grega, foi atingida por mísseis enquanto navegava próximo ao estreito de Bab el-Mandeb. O incidente marca uma escalada nos ataques dos Houthis a navios comerciais, como retaliação à guerra em Gaza.
Os Houthis, grupo rebelde xiita do Iêmen apoiado pelo Irã, intensificaram sua atuação no Mar Vermelho ao jurarem atacar todos os navios com destino a Israel. Alegando solidariedade à causa palestina na Faixa de Gaza, os Houthis têm lançado mísseis e drones contra embarcações comerciais, desafiando as forças navais internacionais que patrulham a região.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Embaixador de Ruanda visita as instalações da CDSA.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha reúne mulheres de 23 países no Rio de Janeiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Força Aérea promove a Páscoa dos Militares em Belém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Parceria vai transformar a mobilidade em Miritituba.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – CPAOR, CIABA e CHN-4 recebem Visita do Almirantado Programada.