CONVÉS PRINCIPAL – Homenagem da Coluna: família Cattete.

Jornalista Antônio Cattete e sua esposa Sra. Keila Cattete

A coluna de hoje faz referência e homenageia o casal Cattete (fotos), que não irá veranear neste ano.
Keila Cattete, que é a primeira Campeã Brasileira de Robótica Educacional, irá concluir seu mestrado em Tecnologia da Comunicação, bem como o de Inteligência Cibernética.
O jornalista Cattete escreverá para os jornais “Amazônia” e “O Liberal” de Belém do Pará, sendo assim o novo colunista desses meios de comunicações que estão entre os de maior circulação do norte do país. Cabe destacar sua atuação na “Rede TV”, participando do programa “Alerta Pará”, como comentarista.
O jornalista, juntamente com a diretoria da emissora, foi responsável pela matéria deste colunista a bordo do NT “André Rebouças”, quando se encontrava fundeado próximo da Ilha Bela (SP), indo ao ar em 04 de Maio de 2022.
O colunista deseja sucessos à família Cattete e presta a devida homenagem no “Convés Principal”. Eles que agora são admiradores e defensores da Marinha Mercante Brasileira.

Aniversariante de 24 de Junho: Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos

CMG Baptista Santos (centro) ao lado do colunista e esposa Cinthia.
O colunista ao lado do CMG Marcelo Baptista Santos e família.

Aniversariou na última sexta-feira, 24 de Junho, Dia de São João, o nosso ilustre amigo Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, que comemorou ao lado da família e amigos.
O Comandante Baptista Santos, atualmente na reserva, após longa vida de serviços dedicados a nossa briosa Marinha de Guerra e nação brasileira, comandou a “Universidade do Mar”, que é o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), no período de 18 de Janeiro de 2018 a 16 de Janeiro de 202.
A coluna parabeniza o nobre amigo, desejando-lhe a paz fraternal e o sucesso na trajetória seguida. Vida longa ao Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos.

Abrammil condecora Vereador e Chefe de Gabinete da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Régis Lermen ao lado dos agraciados e Acadêmicos da Abrammil.
O evento ocorreu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ).

O Vereador Vitor Hugo e seu Chefe de Gabinete Fábio Riba foram condecorados pela “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil), em evento realizado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ), no dia 08 de Junho.
O Presidente da Academia, Coronel Regis Lermen, fez as imposições das Comendas, acompanhado de Acadêmicos. O Vereador Vitor Hugo recebeu a “Medalha Cívico Militar”, enquanto que o Sr. Fábio Riba, a “Medalha Presidente Juscelino Kubitschek”.
Parabéns aos homenageados!

Pelo seu especial conteúdo, publicamos mensagem do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho.

Comandante José Menezes Filho ao lado do colunista.

Amigo Monteiro, eu que agradeço a sua visita. Será sempre uma satisfação recebê-lo. Para um velho marinheiro é sempre gratificante interagir com jovens Capitães da nossa Marinha Mercante, em especial, um Comandante com a significativa experiência adquirida nos mais distantes, e bravios, mares do mundo.
Um fraterno abraço.

RUMO CERTO.

  • Na última sexta-feira (24) o colunista esteve no Rio de Janeiro, participando da homenagem ao CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar, que completou aniversário no último dia 17 de Junho, dando um grande abraço no amigo.
  • Outro encontro inesperado foi com o Ex-Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade. Grande surpresa poder abraçar um dos grandes Oficiais da Marinha, sempre gentil e atencioso. O colunista não esquecerá suas palavras proferidas nesse dia.
  • Na ocasião, O Comandante Fábio, representando o Comendador Rodrigo Agostini, fez a imposição da Medalha de Mérito “Heróis da Guerra dos 6 Dias” da ABFIP ao colunista. Voltaremos com matéria sobre o evento.
  • O colunista passou o dia com o grande amigo Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, de finíssima educação, com bastante prestígio junto a Marinha do Brasil e dos amigos próximos. Falo isso com firmeza, pois comprovei pessoalmente nesta e em várias ocasiões.
  • Depois disso, o Comandante Menezes e o colunista assistiram missa na Barra da Tijuca, no exato momento que se celebrava o Sagrado Coração de Jesus Cristo. Um dia inesquecível para nós.
  • A grande amiga, Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, também presente no evento, entregou ao colunista o quadro da Medalha de Mérito da Abrammil, no Grau de Comendador. Grande braço dado Na amiga. Ela que vem com força total na sua candidatura.
  • Na mesma estada no Rio de Janeiro, o CLC Menezes e o colunista visitaram o Tribunal Marítimo, que tem como Presidente o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, autoridade da melhor qualidade e amigo leal.
  • Uma correção no nome do Capitão de Longo Curso João Carlos Ferreira Gonçalves, que foi Comandante do colunista quando ainda Praticante de Náutica. Ele ostenta as mais altas condecorações da Marinha do Brasil como a Medalha do Mérito Tamandaré e a Ordem do Mérito Naval.
  • Foi um prazer imenso rever a família do Comandante Menezes, a sua digníssima esposa e os seus netos, que são verdadeiros artistas e construtores, deixando os avós sempre ocupados.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho já está no comando do NT “Henrique Dias”, que no momento se encontra no Oceano Pacífico, onde dias atrás passou pelo famoso Estreito de Magalhães.

NAVEGANDO.

Notícia triste. Várias empresas de navegação não estariam enviando representantes nas formaturas dos cursos de aperfeiçoamentos de seus colaboradores marítimos. Se isso realmente estiver acontecendo, consideramos dizer apenas uma palavra: “lamentável”. Ações como essas não estimulam e nem motivam seus empregados, que tanto navegam para o engrandecimento do transporte marítimo.

Na última quarta-feira (22), uma embarcação de carga, denominada “Thaís” naufragou quando navegava com destino a Fernando de Noronha, levando suprimentos e 100 toneladas de materiais diversos. Navios da Marinha do Brasil estão participando das buscas na costa próximo a cidade de Cabedelo. Dos tripulantes, três já foram resgatados com vida, com outros cinco desaparecidos.

A “BSBIOS”, após realizar com sucesso e de maneira inédita os transportes de biocombustíveis na cabotagem, agora pretende ampliar seus negócios. Conforme noticiamos, o primeiro transporte desse produto foi feito pelo navio “Taruca”, saindo do porto de Paranaguá (PR) ao porto de Suape (PE).

Recebido com satisfação o Certificado de participação na palestra “A Batalha Naval do Riachuelo: antecedentes, relevância e desdobramentos” que foi realizada pelo “Núcleo de Avaliação da Conjuntura” (NAC), via webex, em 13 de Junho de 2022. Agradecimentos pelo envio.

A Marinha do Brasil recepcionou os veleiros da Expedição Lusitânia. No total de 6 embarcações aportaram no Iate Clube de Vitória, sendo recebidos pela Capitania dos portos do Espírito Santos (CPES), entre os dias 12 e 15 de Junho. O evento faz parte das comemorações do Bicentenário da independência do Brasil.

Ainda como parte das comemorações, virá temporariamente para o Brasil o coração do Primeiro Imperador, D. Pedro I. A autorização foi concedida pelo Presidente da Câmara do Porto, Sr. Rui Moreira. A Força Aérea Brasileira ficara responsável pelo transporte da relíquia.

Em Santana, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) promoveu a visita de 60 alunos dos Cursos de Formações de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés e Marinheiro Fluvial de Máquinas ao Navio Auxiliar “Pará”, em 10 de Junho. Foi o momento para que alunos conhecessem as instalações de um navio e seus equipamentos.

No dia 21 de Junho, o Museu Naval, que fica localizado no Rio de Janeiro, e se constitui na Sede da “Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha” (DPHDM), realizou o Seminário Internacional Comemorativo do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul. O feito foi realizado pelos portugueses, através do Almirante Gago Coutinho e Comandante Sacadura Cabral.

No dia 10 de Julho será realizada a 34ª Edição da “Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais”, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). Serão percursos de 5 e 10 Km. Será um grande evento. Particpe.

O colunista, por questões de passagens aéreas que não beneficiam atualmente, não participará do “10º Encontro de Autoridades” da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil). Contudo estará sendo agraciado. Agradecimentos ao Comendador Rodrigo Agostini pela indicação. Em breve teremos excelentes novidades dessa instituição que vem crescendo exponencialmente. (RM).