CONVÉS PRINCIPAL – Colunista recebe homenagens no Rio de Janeiro.

O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade fez a imposição da Medalha ao colunista.
As palavras do CMG Fábio comoveram o colunista.
A Capitã de Longo Curso entregou o Diploma da Medalha de Mérito da Abrammil, grau Comendador, ao colunista.
O Capitão de Longo Curso Gondar entregou o Diploma de Acadêmico Titular da Abrammil ao colunista.

No dia 24 de Junho, em uma passagem relâmpago pelo Rio de Janeiro, ocorreram dois eventos importantes: a comemoração do aniversário do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, celebrado no ultimo dia 17, e homenagens ao colunista.
O evento, realizado no Hall do Hotel “Windsor Guanabara”, ainda contou com as presenças do Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, que foi Comandante do CIABA, do Capitão de Longo Curso José Menezes Filho e da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia.
Na ocasião, o colunista foi agraciado com a Medalha “Heróis da Guerra dos Seis Dias” da “Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz” (ABFIP), cuja imposição foi realizada pela CMG Fábio, que representou o Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil).
O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar entregou o Diploma de Acadêmico Titular da “Academia Brasileira de Medalhística Militar” (Abrammil), enquanto que a Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, o Diploma da Medalha de Mérito da Abrammil, no Grau de Comendador.
O colunista ficou emocionado com as palavras elogiosas e motivadoras do CMG Fábio antes da imposição da Medalha. Apesar da rápida passagem pelo Rio, com certeza foi um dia inesquecível para todos que estiveram presentes.

Workshop de Meio Ambiente, Resposta a Derramamentos e Operações Seguras 2022.

Sr. Marcus Lisbôa em evento realizado na Holanda.

Nos dias 13 e 14 de Junho, a Firjan realizou importante Workshop visando a preservação do meio ambiente, bem como o combate a derramamentos de óleo.
O evento contou com as presenças de várias instituições públicas e privadas, tendo o apoio da Marinha do Brasil, que é a Autoridade Marítima Brasileira.
O amigo do colunista, Sr. Marcus Lisboa, representando a “Arpel & Ipieca”, teve importante participação, palestrando sobre a “Colaboração e Complementaridades das Associações Internacionais”. Ele que considerado o “the best” pelo ator Arnold Scharzenneger.
Na foto ele aparece em evento realizado na Holanda alguns dias atrás.

Ex-Comandantes do 4º Distrito Naval tomam posse na Diretoria da Amazul.

O colunista com o Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, na Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo.
O colunista com o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, recebendo a Medalha Amigo da Marinha.

Quem passa pelo Comando do 4º Distrito Naval é certeza de brilhantismo em seguida. Isso é uma afirmação. Tanto é que dois Ex-Comandantes assumiram importantes cargos como Diretores na “Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.” (Amazul).
O novo Diretor-Presidente é o estimado Vice-Almirante (RM1) Newton de Almeida Costa Neto. Ele que era Diretor de Gestão do Conhecimento e Pessoas da Amazul desde 2020. Agora sucede Antônio Calos Soares Guerreiro.
O cargo do Vice-Almirante Newton foi preenchido por outro grande Ex-Comandante. Trata-se do Vice-Almirante (RM1) Valter Citavicius Filho.
A Amazul é uma empresa pública de tecnologia nuclear vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha do Brasil.
Nas fotos, o colunista em dois importantes eventos da Marinha, por ocasião da Cerimônia da Batalha Naval do Riachuelo e recebendo a Medalha “Amigo da Marinha”.

Tribunal Marítimo comemora 25 anos do “Registro Especial Brasileiro” (REB).

Sede do Tribunal Marítimo.

O primeiro “Registro Especial Brasileiro” (REB) no Tribunal Marítimo completou 25 anos no dia 27 de Junho. Também se comemora o primeiro registro de uma embarcação autorizada a operar em nossa cabotagem, com base na Lei nº 14.301 de 07 de Janeiro de 2022.
O REB foi instituído pela Lei nº 9.432 de 08 de Janeiro de 1997, e regulamentada pelo Decreto nº 2.256 de 17 de Junho do mesmo ano. O registro pioneiro foi da embarcação “Independence”, armada pela empresa Aliança Navegação e Logística Ltda.
Recentemente o colunista foi recebido pelo Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, para visita de cortesia.

RUMO CERTO

  • A professora Keila Cattete completou com êxito e competência o “Curso de Formação à Inteligência Artificial 2.0”. Sem dúvida nenhuma merecido. Ela que á primeira campeã brasileira de robótica.
  • O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu importante homenagem na Câmara Municipal de São Gonçalo (RJ). Voltaremos com matéria especial.
  • Comandante Fabrício Lima de Souza navega no momento com destino a Sikka, na Índia, em sua bela nave suezmax, o Imperial Marinheiro “Marcílio Dias”. Bons ventos ao amigo.
  • Outro amigo com destino ao exterior é o Capitão de Longo Curso Bruno Fonseca Lélis que, a bordo do seu Aframax, em breve estará chegando em Singapura.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira assumiu a função de Imediato no navio da “Log-In” para mais um período de embarque. Esse é dos bons.
  • O amigo Marcus Vinícius Lisbôa Brandão recebendo muitas congratulações após matéria de homenagem na coluna. Ele também é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, como dizia o saudoso mestre Alyrio Sabbá.
  • O Coronel Godinho revelou que o Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel é o único Oficial da Corporação que possui a Comenda Tiradentes da “Associação Brasileira das Foças Internacional de Paz” (ABFIP). Medalha bem merecida na carreira.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Alexandre Santiago, que agora atua junto a Mega Logística, prestou a devida homenagem ao Dia Internacional do Marítimo, comemorado em 25 de Junho. Foi uma das poucas empresas a prestar o merecido reconhecimento. Parabéns.
  • O Comendador Rodrigo Agostini nem finalizou um evento e já se prepara para o outro, que será no dia 22 de Julho na OAB-RJ, com a entrega da pioneira Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil.
  • Para essa Medalha, seis Vereadores de Diamantino, no Mato Grosso, irão recebê-la durante a Cerimônia no Rio de Janeiro (RJ). A “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) reconhecendo pessoas por seus méritos.

NAVEGANDO

Mais uma etapa de retirada do Navio “Haidar”, em um píer do porto de Vila do Conde (PA), foi realizada no último dia 30 de Junho. A manobra chamada de verticalização teve como objetivo de desobstruir e retirar a embarcação. Segundo o Dnit, devem ser feitas outras etapas como a reflutuação, limpeza e o deslocamento final. Já são sete anos, desde 2015, quando ocorreu o fato.

Acidente ocorrido na Jordânia serve de alerta para todos os que trabalham no setor marítimo, em especial a bordo dos navios e instalações portuárias. Um contêiner contendo gás claro, de cor amarelada, explodiu em decorrência de queda, tendo várias vítimas fatais (13) e feridas (251). Ainda tem pessoas que não respeitam esse trabalho das quais os marítimos e portuários enfrentam no dia a dia.

Finalmente foi liberado o novo trapiche de Icoaraci. A “Capitania dos Portos da Amazônia Oriental” (CPAOR) agiu com consciência e dentro das normas. Imaginem se fosse liberado sem a documentação necessária e depois ocorresse um acidente! Aí o problema seria maior. Para isso existem leis para preservar a segurança do tráfego aquaviário e salvaguardar a vida humana. Parabéns ao Capitão dos Portos Vieira e toda a equipe.

Aos frequentadores da Praia de Salinas, recomendamos a verificação da Tábua das Marés, disponível no site do Centro de Hidrografia da Marinha, sem custo algum. Todos os anos, veículos são engolidos pelas águas das praias, por culpa dos próprios condutores. O prejuízo é grande, já que água salgada e motor não se combinam.

A Emgeprom vai se dedicar ao programa de Navios-Patrulha no segundo semestre do presenta ano. Segundo a própria empresa, a construção do primeiro NaPa de 500 toneladas no Brasil dará visibilidade ao projeto que possui demanda para exportação inclusive. Há possibilidades de encomendas em outros estaleiros, contudo o modelo deve ocupar o “Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro” (AMRJ).

Já a primeira Fragata da Classe Tamandaré terá previsão de início de construção para setembro deste ano. A Emgeprom informa que o cronograma está dentro do planejado. A primeira unidade está com entrega marcada para dezembro de 2025 e a última em fevereiro de 2029.

A Polícia Rodoviária Federal reforçou o policiamento a partir de 1º de Julho nas rodovias federais, fazendo parte da “Operação Férias Escolares 2022”. Diversos órgãos irão atuar, juntamente com os Detran’s de cada Estado. No Pará, campanha será intensificada, principalmente em relação às condições dos veículos. Esperamos diminuições nos números de acidentes.

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública atuarão na Terra Indígena Alto Rio Guamá, por um período de 90 dias, apoiando a Fundação Nacional do Índio (Funai), conforme Portaria publicada no Diário Oficial da União de 30 de Junho. O objetivo da tropa será de atuar nas atividades de preservação da ordem pública e segurança das pessoas e do patrimônio.

O Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) da ADESG teve sua Aula Inaugural realizada em 28 de Junho na Delegacia de São Paulo. Em sua 65º Edição, teve como palestrante o Presidente da ADESG, Coronel Antônio Celente Vieira, com o tema “O Retorno – Nova ADESG”.

A “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) realizou o “11º Encontro de Autoridades”, na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ). Conforme relatos chegados a coluna, o evento foi um sucesso e organizado. Parabéns aos realizadores e organizadores do evento. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next