Embarcação vai monitorar o litoral por meio de sistema eletrônico
Tripulado – Experimental (VSNT-E). A medida vai reforçar o monitoramento das fiscalizações nas águas brasileiras, além de contribuir com pesquisas desenvolvidas nas principais universidades do Brasil.
A embarcação foi adaptada a partir da lancha Urca-III, que recebeu a instalação de uma série de sistemas eletrônicos que permitem a operação remota. Segundo a Marinha, o veículo desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (Casnav) vai estimular o desenvolvimento tecnológico no segmento de sistemas não tripulados.
Entre as vantagens do veículo remoto está a não exposição da vida de operadores a riscos inerentes a determinadas regiões de operação, como por exemplo, em operações de varredura de minas. Outro aspecto ressaltado é a redução de custos da operação e a complexidade da logística atrelada.
A tecnologia também foi apresentada para universidades e outras organizações militares. De acordo com a Marinha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de São Paulo (USP) já demonstraram interesse.
Por Portal da Navegação, via Agência Brasil.
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Cooperativa Unipilot recebe certificado.
-
EXCLUSIVO – Embarque de 44 mil toneladas de farelo de soja causa confusão em Barcarena
-
Marinha abre seleção para cursos gratuitos de aquaviários com 90 vagas e inscrições até 17 de abril.
-
Sindicato celebra vitória na Justiça por suspender certificação para transportar combustível nos rios do Amazonas.
-
Ambulancha da Vila Amazônia é entregue com motor novo para atender 47 comunidades rurais de Parintins.