Praticagem da Bahia resgata dois tripulantes de veleiro

As belas e aprazíveis águas da Baía de Todos os Santos por vezes se tornam agitadas e carecem de cuidados que todo o navegante bem conhece. O dia da independência do estado, 2 de julho, foi um desses momentos. Logo cedo, podia-se avistar o mar com muitos “carneirinhos”, expressão do linguajar naval que identifica as cristas das ondas quebrando e indicam o mar agitado, conforme divulgado previamente pelo Aviso de Mau Tempo da Diretoria de Hidrografia da Marinha. Ressaca com ondas de até 2,5 metros de altura eram esperadas e, por isso, a Capitania dos Portos da Bahia já na sexta-feira recomendava “navegar com atenção” no dia 2 de julho.

As operações de praticagem seguiam o seu curso normal até que, por volta das 11h50, nas proximidades do ponto de espera de prático, o prático designado para conduzir o navio Ro-Ro TORRENS até o Porto de Salvador recebeu mensagem do comandante. Ele informava ter avistado uma embarcação emborcada pelo través de seu navio.

Imediatamente, o prático, ainda na lancha de praticagem, orientou que o navio reduzisse velocidade e, de comum acordo com o comandante, seguiu para avaliar a situação. Ao se aproximar do local, dois tripulantes estavam na água com coletes salva-vidas, apoiados no veleiro PATUÁ que já havia sido desemborcado. As velas estavam rasgadas e o prático ofereceu resgate imediato da tripulação, que preferiu aguardar o reboque. Como ambos se encontravam bem, o prático pediu calma e informou que a lancha da praticagem iria alcançar o navio (para que ele pudesse fazer a navegação segura na Baía de Todos os Santos) e retornaria em seguida para o reboque do veleiro.

O Centro de Operações da Praticagem da Bahia comunicou à Capitania dos Portos o ocorrido e o apoio da lancha Pilot Boat IV. Por volta das 12h10, o reboque já havia sido iniciado, encerrando-se com toda a segurança por volta das 12h45, quando o veleiro chegou em águas tranquilas nas proximidades do Iate Clube da Bahia.

Por Portal da Navegação, via Praticagem da Bahia.