NAVEGAÇÃO EM FOCO – Porto de Belém tem embarque histórico

Pela primeira vez, no Brasil, e segunda, no Mundo, acontece uma operação de embarque de toras de teca (madeira leve e resistente utilizada na indústria naval), em navio break bulk. O M/V Liberator está atracado no Porto de Belém desde a sexta-feira passada para receber 15.200 toneladas produzidas pela TRC Agroflorestal. São 40 mil toras certificadas, o equivalente a 580 contêineres.
A operação portuária é do Grupo Atlântica Matapi. De acordo com o vice-presidente, Tiago Pinto, toda a carga deve ser embarcada até segunda, 11. “É bom rever o Porto da capital movimentado, voltando a fazer história. Por aqui, Belém cresceu, se desenvolveu. Nosso objetivo é encontrar soluções para que isso continue acontecendo”, comemorou.
O navio break bulk costuma ser utilizado no transporte de cargas secas, como grãos, e pouco perecíveis. A solução para receber toras de madeira vem justamente no momento em que o setor logístico enfrenta os desafios impostos pela pandemia, que resultaram em escassez de contêineres com o reaquecimento da economia global. Desta forma, cargas de madeira, antes, eram exportadas em contêineres por Vila do Conde, em Barcarena.
Para André Gonçalves, consultor da RA Comex Trading, “é um fluxo que nunca tinha tido antes, que era feita em embarques em contêineres, a gente quebra esse paradigma, e faz essa primeira operação no Brasil embarcando essas toras (cargas soltas) diretamente pra Índia”, destacou.

Navegação em Foco recebe diploma de “Amigo da Capitania”

O colunista Luiz Omar Pinheiro recebeu do CMG Kaysel Ribeiro, o diploma de “Amigo da Capitania”.
Tenente Renata, capitão Marcos Vinicius (agraciado), general de brigada Albim Gobert, CMG Kaysel Ribeiro, Glauco Mauro (SOAMAR-AP) e conselheiro Amiraldo Favacho (agraciado).

Em cerimônia presidida pelo capitão-de-mar-e-guerra Kaysel Ribeiro, a Capitania dos Portos do Amapá, em Santana, realizou a entrega do diploma de “Amigos da Capitania dos Portos do Amapá”. A honraria é um reconhecimento às instituições e personalidades que colaboram, de forma espontânea e desinteressada, com as atividades prestadas pela Capitania, contribuindo positivamente para a formação de uma necessária mentalidade marítima na sociedade..
A capitania é uma Organização Militar secular que ocupa imensa área de jurisdição, cooperando de maneira decisiva no fortalecimento do desenvolvimento do relacionamento entre civis e militares e na divulgação das atividades marítimas e fluviais. Pela localização, é considerada a “guardiã do portal da Amazônia”, sob o sol do Equador.

Mares & Rios

O Brasil subiu duas vezes ao pódio na oitava etapa da Liga Diamante 2022, principal circuito da World Athletics (Federação Internacional de Atletismo). O terceiro-sargento da Marinha Alison dos Santos, de 22 anos, quebrou o recorde nos 400 metros com barreiras e faturou o ouro ao completar a prova em 46s81 – até então o recorde de 46s87 do norueguês Karsten Warholm. Já no salto com vara, Thiago Braz faturou o bronze, ao cravar 5,93 metros, o melhor resultado este ano.

Na cerimônia da Capitania dos Portos do Amapá, ao conversar com o general de brigada Albim Gobert, comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, tomei conhecido que, quando jovem, morou no bairro do Umarizal, mas precisamente na Rua Boaventura, local onde também passei parte da minha juventude.

Os moradores de Soure e Salvaterra aguardam com grande expectativa a entrada na linha do maior Ferry Boat do Brasil: “Henvil I”, da empresa de navegação HENVIL, que tem como presidente, o amigo Daniel Pereira. O novo Ferry Boat vai operar na linha Icoaraci-Camará.

Neste período de férias escolares, dois lugares de grande procura pelos veranistas são a ilha de Algodoal e Salvaterra. Os dois lugares foram beneficiados com obras, como o terminal Hidroviário da Praia da Princesa e a orla da Praia Grande, com um calçadão pronto para receber eventos culturais.

Em solenidade no Salão de Atos da Reitoria, USP e Marinha do Brasil assinaram a renovação do acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para a promoção de ensino e de pesquisa. A parceria da Universidade com a Marinha, que remonta ao ano de 1956, resultou na criação do primeiro curso de Engenharia Naval do País, oferecido pela Escola Politécnica (Poli), e em diversos projetos de pesquisa.

Bernardo Luis Rodrigues de Andrade recebendo os cumprimentos do vice-almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior.

O amigo Relton Osvaldo Pinto, presidente da Soamar/PA e do Grupo Atlântica Matapi, está muito feliz com o protagonismo da Matapi na histórica operação de embarque de toras de teca no Porto de Belém. Relton desfruta de elevado conceito junto aos comandantes militares do nosso Estado.

Major brigadeiro Nogueira, Relton Osvaldo Pinto e tenente brigadeiro Mauricio Medeiros.