CONVÉS PRINCIPAL – Aniversariante de 06 de Julho: Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado.

Parabéns CLC Ronaldo Cevidanes.

Aniversariou no último dia 06 de Julho o nosso querido e estimado Capitão de Longo Curso Ronaldo Cevidanes Nunes Machado, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, que inclusive foi Superintendente da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape) da Petrobrás.
Os que hoje navegam na linha do extremo oriente, com apoio de programas que mostram, interpretam e sugerem rotas as condições daquela região, não sabem que (ele) é o autor do livro “A Rota da Solidão”, já lido por este colunista quando era Praticante a bordo do VLCC “Barão de Mauá”.
Nesta obra, publicada há 45 anos, constam sugestões de rotas a seguir em função das condições climáticas em cada região, das quais citamos os Oceanos Índico e Pacífico, mares da China, Japão, Moções no Golfo da Bengala, proximidades da Índia e Madagascar. Durante décadas, esse livro foi muitíssimo consultado para os que navegavam para o extremo oriente.
Aos 93 anos o CLC Ronaldo, que até antes da pandemia atuava como júri de obras de arte do Clube Naval, está atualmente concluindo um livro que retrata um pouco do que ele vivenciou, desde o início da década de 1950, na nossa Marinha Mercante.
A coluna deseja um Feliz Aniversário ao grande Comandante, na certeza de que sempre estaremos torcendo pelo seu sucesso e o que representa para nós.

11º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil aconteceu na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ).

A Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ) recebeu o 11º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.
Forças Armadas e Forças de Segurança Pública se fizeram presentes ao evento.
Diversas personalidades civis e militares foram agraciadas com as Medalhas da ABFIP.

A Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ) recebeu importante evento da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil), no dia 30 de Junho: o “11º Encontro de Autoridades”.
A Cerimônia, presidida pelo Presidente da AIEB, Comendador Rodrigo Agostini, condecorou com 106 Medalhas da “Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz” (ABFIP), as personalidades civis e militares que tenham se destacado nos exercícios de suas funções perante a nação brasileira.
O reconhecimento dos profissionais da segurança pública foi o destaque da fala do Presidente: “Conheço a luta destes profissionais. Estou muito feliz em de hoje estar homenageando todos vocês com as Medalhas da ABFIP”.
Entre os homenageados da Marinha Mercante Brasileira estiveram o CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar que agraciado com a Medalha “Operação Covid”, e o colunista com a Medalha “Heróis da Guerra dos Seis Dias”, esta última recebida no dia 24 de Junho.

Oficial Superior da Polícia Militar do Pará é agraciado com a Medalha Tiradentes.

Major (PMPA) Juniel Costa Maciel ao lado de agraciados e convidados.
Major (PMPA) Juniel fez parte da Tribuna de Honra do Cerimonial, ao lado do Presidente da AIEB-Brasil.
Tenente Coronel (RJ) Waxwell também recebeu o açaí do Major (PA) Juniel.
Major (PMPA) Juniel, ao lado de sua esposa (a direita), entregou o tradicional açaí aos convidados.

O ilustre Oficial Superior da nossa briosa Polícia Militar do Pará, Major Juniel Costa Maciel, foi condecorado com a Medalha Tiradentes da “Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz” (ABFIP), em evento realizado no dia 30 de Junho, na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ).
O “11º Encontro de Autoridades” homenageou personalidades civis e militares, conforme noticiamos. O Major Juniel, a convite do Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, fez parte da Tribuna de Honra do Cerimonial, sendo receptivo e agradável, características essas desse grande Oficial.
Ao final, o Major Juniel presenteou os convidados com o tradicional açaí de nossa região, mostrando uma das culinárias mais consumidas no norte do Brasil.
Parabéns ao Major, que além de receber alta condecoração, representou com honra, garbo e louvor o nosso Estado do Pará e a Polícia Militar.

Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça: Comportamento Seguro – Parte 2.

O nosso amigo Ricardo de Sá Mendonça, que atua na função de Imediato no offshore, estará se formando no próximo ano em psicanalista, onde se especializará em marítimos. Hoje, publicamos mais ensinamento no assunto de “Comportamento Seguro”.
Caminhar sobre um terreno acidentado é uma coisa. Saber que se está fazendo isso é outra coisa.
Acidente de trabalho: pode ser visto em relação do indivíduo com meio social, com companheiros de trabalho e com a organização.
Trabalhador (a): elemento relativamente estável do processo, nada adianta “capacete de uma geração” se o trabalhador não quiser ou não souber usar.
Fatores Ambientais: equipamentos, ferramentas e temperaturas.
Fatores Pessoais: atitudes e crenças + personalidades.
Fatores Comportamentais: práticas de segurança e de riscos no trabalho
Comportamento: conjunto de relações que se estabelecem entre aspectos de organismo e aspecto do meio em que ele atua e as consequências de sua atenção.
Meio: são máquinas, ferramentas, colegas de trabalho, supervisores, normas e procedimentos.
Comportamento: o que acontece antes da ação desse organismo + a própria ação + e o que acontece depois.
Comportamento Desejável: é aquele que possui como resultado a não ocorrência de doenças e acidentes
Voltaremos com mais assunto sobre esse tema, que é essencial no meio onde trabalhamos, seja no mar ou em terra.

RUMO CERTO

  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia é a Embaixadora da Boa Vontade da IMO no Brasil. Ela que vem como Pré-Candidata a Deputada Estadual no Rio de Janeiro.
  • A simbólica Medalha NT “Abdias Nascimento” também será entregue ao Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio.
  • O colunista Luís Celso Borges acompanhou de perto a operação de carga de madeira em navio no porto de Belém.
  • Por falar na CDP (Companhia Docas do Pará), o colunista pôde ver as chaminés de dois navios no porto de Belém, na última quarta-feira. Faz tempo que isso não acontecia.
  • O Coronel Godinho muito feliz com a condecoração do seu amigo, que sempre o aconselhou desde a época de cadete na Academia.
  • O Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, Comandante do CIAGA, carregando um dos timões da Marinha Mercante Brasileira com grande dedicação. Ele é leitor de nossa coluna.
  • Nossa grande 1ª Oficial de Náutica Tatiane Rossi Evangelista se preparando para mais um embarque no grande Aframax NT “Garrincha”. Boa sorte e ventos a favor.
  • O Marinheiro de Convés Lindiomar já se preparando para retornar ao batente, realizando os exames médicos anuais, Cuidar da saúde é sempre bom.
  • O Capitão de Cabotagem Milton Imbiriba agora dando as caras depois que seu Flamengo ganhou. Seu nome é Milton, o “magrão”.
  • O Capitão de Longo Curso Patrick Telles deixa as grandes navegações, porém continua nas operações. Agora é Assessor Náutico em Manaus. Boa sorte ao amigo na nova função.

NAVEGANDO

Os estaleiros brasileiros apontam necessidade de estímulo ao conteúdo local e desonerações para ganho de competitividade. Bem que os candidatos à Presidência da República poderiam comentar sobre seus planos para a indústria naval, porém parece que isso não é de interesse da nação, conforme demonstram.

No mês de maio, o Fundo de Marinha Mercante (FMM) foi bem utilizado, registrando a conclusão de 12 obras com os recursos. No total foram liberados R$ 195 milhões que compreenderam apoio à construção de 6 embarcações e reparos de outras 12 unidades. Projetos em Santa Catarina teve o total de R 115,5 milhões.

A Temporada de Cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior da década. Oito navios realizarão 160 roteiros, ofertando o total de 674 mil leitos. A duração está prevista para seis meses, indo de 29 de Outubro a 20 de Abril. Teremos ainda mais 35 navios de longo curso navegando em águas nacionais.

A Força Aérea Brasileira planeja ceder parte de sua base aérea no Porto de Santos para a construção de um novo terminal portuário no local. A escolha da empresa que ficará com o local será feito por meio de concorrência pública.

Os estaleiros coreanos atualmente estão abarrotados de encomendas de embarcações. Porém vêm sofrendo com escassez de mão de obra. Totalmente o contrário do Brasil. Temos estaleiros, porém não temos encomendas. Temos mão de obra, porém não tão especializada, nem tampouco investindo para especialização. O Brasil já esteve entre os maiores construtores da indústria naval. Mas faz tempo…

Em breve começarão os ACTs de várias empresas do setor, prometendo ser acirrados em virtude das formas com que tratam os seus colaboradores. Já comentei outras vezes aqui, porém não custa nada lembrar: o lucro é essencial para o desenvolvimento, porém se a vida humana e a motivação daqueles que geram lucros não for priorizada, de nada adiantará.

Outro grande problema: não adianta atribuir culpabilidade aos colaboradores, se os gerentes são deficitários ou não ajudam a empresa a prosperar. Infelizmente muitos cargos são de indicações, onde não se levam em conta a capacidade do indivíduo. O resultado sempre será conflitos internos, onde muitas das vezes levam o fechamento das portas.

Concurso público da Marinha do Brasil ofertará 41 vagas de nível superior. Inscrições começaram em 04 de Julho e terão provas em todas as regiões do país. Serão admissões para os Quadros Técnico e de Capelães Navais e ao Corpo de Engenheiros da Marinha. Para mais informações, consulte o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br .

O Exército Brasileiro vem prestando apoio à população atingida pelas fortes chuvas no Estado de Alagoas. O Comando Militar do Nordeste se mobilizou para prestar assistência àqueles que foram impactados pelas enchentes. A missão de evacuação está sendo bem conduzida.

Para aqueles que utilizam muito o avião como meio de transporte, dentre os quais destacamos os marítimos: a companhia “Gol” ofertará aos seus clientes o uso do whatsapp gratuitamente a bordo de suas aeronaves. Com o custo que estão as passagens hoje, já é um ganho, ainda que seja pequeno. (RM).