CONVÉS PRINCIPAL – Colunista participa de entrevista sobre Marinha Mercante na Rede TV de Belém do Pará.

rograma “Cara a Cara com a Verdade” do apresentador Nonato Pereira.
A entrevista abordou tema sobre a Marinha Mercante Brasileira e sua importância para o país.
O Diretor da Rede TV de Belém, Márcio Oliveira, agradecendo as Medalhas entregues aos apresentadores.
A Sra. Adriana Sampaio ao lado do colunista.
Srta. Ana Carolina Matos (à esquerda) e Sra. Bebel. (à direita) com o colunista.

O colunista participou de importante entrevista no Programa “Cara a Cara com a Verdade” da Rede TV de Belém do Pará, apresentado por Nonato Pereira, que contou com uma equipe especial de jornalismo e convidados.
A apresentação, ao vivo, realizada na última terça-feira, 05 de Julho, teve como tema assuntos diversos sobre a Marinha Mercante, além dos transportes de produtos e passageiros nos navios. Várias perguntas foram respondidas com focos na verdade, como a formação dos Oficiais no CIABA e CIAGA, o transporte seguro nos portos e a atuação nas embarcações.
Nos bastidores da emissora, o colunista teve o apoio do jornalista Cattete, na qual deu um grande abraço no amigo, conhecendo as instalações e as equipes de produção e edição do jornalismo local. Uma grande conversa com o Diretor Márcio Oliveira também se sucedeu, trocando informações sobre ambas as profissões.
Ao final da entrevista, foram entregues as Medalhas Comemorativas do 1º Ano do NT “Abdias Nascimento”, um dos maiores navios de bandeira brasileira e que teve o colunista como seu Primeiro Comandante. Os agraciados, emocionados, teceram palavras motivadoras e de agradecimentos, deixando as portas abertas para futuras visitas.

Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper tem nova Presidente.

A nova Presidente Neide Benchimol (à esquerda) e a Presidente anterior Patrícia Magluta (à direita).
Patrícia Magluta e Neide Benchimol com rotarianos e convidados.
Recepção no Clube Germânia, no Rio de Janeiro.
Patrícia Magluta ao lado de grandes rotarianos. José Cândido (sentado à direita) um dos pilares do clube.
As rotarianas Suely Saad e Renata Andrade.

No dia 1º de Julho fechou-se o período da Presidente Patrícia Magluta a frente do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, que realizou um trabalho fenomenal, digno da criação do clube que deixou de ser satélite para se tornar referência em ações humanitárias.
Em sua atuação incansável, ela conseguiu feitos exemplares como as realizações de casamentos comunitários e ajuda aos moradores de ruas. Também citamos a participação especial na assistência a catástrofes ocorridas em Petrópolis e Minas Gerais, onde o clube não poupou esforços.
A nova Presidente é a querida Neide Benchimol que, com certeza absoluta, dará continuidade ao belíssimo trabalho de sua antecessora, contando com uma Diretoria que trabalhará com afinco e dedicação, além dos sócios que também terão participação especial.
O colunista terá a missão de divulgar e levar aos mais distantes lugares as ações do clube, bem como suas realizações, no sentido de mostrar que existem pessoas que contribuem para ajudar e melhorar o bem estar daqueles que necessitam.
No dia 13 de Julho, ocorrerá a transmissão oficial do cargo de Presidente. As fotos lembram o festivo almoço em homenagem a Patrícia Magluta e a fundação oficial do novo clube Vésper.
Avante, Rotary Clube do Rio de Janeiro Vésper. Seja um rotariano. Bravo Zulu!

Homenagem da coluna: Dayse de Nazaré Cardoso Monteiro.

Dayse Monteiro e o colunista.

A homenagem da coluna vai para nossa grande amiga Dayse de Nazaré Cardoso Monteiro, que é Pedagoga e atualmente trabalha com dedicação e competência na nossa “Universidade do Mar”, que é CIABA.
Na foto, ela ao lado do colunista por ocasião de grande evento realizado no mês de Junho.

RUMO CERTO

  • O Coronel Regis Lermen, que é Presidente da Abrammil e atualmente Pré-Candidato a Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, está organizando o “Desafio Futevôlei Raiz”, que ocorrerá na Praia de Copacabana no dia 04 de Agosto.
  • A Presidente Neide Benchimol do Clube Rotary Vésper realizou importante reunião na última quarta-feira com os seus amigos rotarianos, vindo com grandes propósitos.
  • A querida Ariel Chaves possui canal no youtube que ajuda as pessoas no relacionamento. Aconselho a inscrição, pois vale a pena esses aprendizados que ela oferece.
  • Aniversariou no dia 09 de Julho, o amigo João Gabriel Monteiro, filho da querida Dayse Monteiro. Ele que completou 19 anos. Garoto estudioso e dos bons. Para ele um abraço de Feliz Aniversário.
  • O Capitão de Longo Curso Sérgio Roberto Souza Brabo comemorou em Salinas, ao lado de familiares, amigos e colegas, os 40 Anos de Formatura da sua Turma. Ele agora curte merecida aposentadoria.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, já se encontra no Oceano Pacífico e realizará a circunavegação. Será a presença do Panda em todos os oceanos. Bons ventos e mares tranquilos.
  • O Prático da “Pará River”, Marcelo Salgado, de volta ao batente e com todo vigor. Ele que é referência nas manobras no porto de Belém e Vila do Conde.
  • Um grande encontro do colunista com o futuro Capitão de Cabotagem Felipe Damasceno e sua turma. Em breve estarão recebendo as novas platinas.
  • O Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia, grande professor e mestre do nosso poderoso CIABA, formou inúmeras gerações de marítimos. Muitos deles já comandam embarcações.
  • O Oficial Superior de Máquinas Waldemar Valente em breve estará recebendo importante condecoração, que é a Medalha de Mérito Marítimo. Parabéns ao colega.

NAVEGANDO

A “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) estará lançando nesse mês de Julho, em Cerimônia Especial, a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil”, em sua primeira entrega na história a personalidades civis e militares. Dois Oficiais da Marinha Mercante Brasileira estão indicados para a Comenda. Voltaremos com mais notícias após as devidas confirmações.

Ainda sobre a AIEB-Brasil: cento e três Medalhas já estão confirmadas para serem entregues no dia 22 de Julho. Segundo dados apurados pela Executiva da instituição. Contudo, esse número pode aumentar até o dia 19 chegando a 150 medalhas ofertadas. Será um dos maiores eventos já realizado pela Associação desde a sua fundação.

Trabalhar em navios de grande porte, como os Suezmax, Aframax, Porta-Contêineres e Ro-Ro, tem sido um dos grandes desafios em torno da eficiência profissional da tripulação. Para se ter uma ideia, em ternos de tamanho, alguns deles aumentaram 16 vezes nos últimos 50 anos. A mão de obra demandada será mais experiente e qualificada.

O Porto de São Francisco do Sul realizou importante simulado de vazamento de produto químico. O exercício contou com as presenças de Bombeiros Militares e voluntários, Defesa Civil e Exército Brasileiro, envolvendo 150 pessoas. A simulação constou no vazamento de ácido nítrico na área operacional. O exercício foi considerado satisfatório.

Causou certo impacto nossa última matéria sobre os relacionamentos entre gerentes e colaboradores nas empresas do setor aquaviário. Ora, não estamos falando nada que não seja de conhecimento público. Lembrando que a coluna tem compromisso com a verdade, que é um dos lemas jornalísticos. Isso é fácil de ser resolvido quando se tem vontade: basta o respeito mútuo, principalmente de cima pra baixo, se é que me entendem.

No dia 30 de Junho, a NUCLEP recebeu a visita de 50 Capitães de Mar e Guerra da Marinha do Brasil que atualmente estão matriculados no “Curso de Política e Estratégia Marítimas” (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN). Os Alunos conheceram o piso fabril da instituição, bem como os principais projetos direcionados ao setor de Defesa.

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), realizou palestra na Associação de Pescadores da Barra do Riacho, em Aracruz, litoral norte do Estado. O evento fez parte da comemoração ao Dia dos Pescadores. O colunista já teve a oportunidade de conhecer essa pacata cidade, quando operava nos navios gaseiros.

A Amazônia Azul é um termo utilizado, segundo o Portal Amazônia 2021, para caracterizar a costa do território brasileiro que abriga “mais da metade do território terrestre e com uma extensa biodiversidade de vida marinha que abriga espécies só existentes aqui”.

O Comandante da Escola Superior de Guerra, General de Divisão Carlos Adilson Katibe, recebeu visita dos representantes do Conselho Nacional da ADESG Nacional. Vários assuntos de interesses de ambas as instituições foram tratados. Ao final, aconteceu um especial almoço de confraternização.

O Transporte Marítimo está com seus preços de mercadorias cobrados muito acima da média histórica. Isso vem impactando fortemente nos preços, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Há suspeitas de que donos de navios estejam combinando para formar uma bolha especulativa no preço do frete internacional. O Ministério Público Federal já está no combate. Agora resta aguardar. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next