A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no dia 14 de Julho, uma palestra sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu, em Belém (PA). A ação foi promovida pela Organização Não-Governamental “Amigos Voluntários do Pará”, com apoio da Marinha do Brasil e das empresas Paravida, Quality, Alessa, Cabelereiros solidários, Padaria Liliane, Comissão de Saúde e de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil e Projeto Criança Feliz.
Na ocasião, a CPAOR ministrou palestra sobre prevenção de acidentes, como o escalpelamento; cursos oferecidos pelo Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania; e demonstração de uso de coletes salva-vidas. Aproximadamente 35 pessoas receberam instruções sobre práticas individuais e coletivas, que possibilitam a prevenção de acidentes.
Foram doados 28 coletes salva-vidas, revistas e cartazes educativos, bem como foi oferecido o serviço de orientação do Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPAOR, que prestou esclarecimentos sobre os serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores; como segunda via da carteira marítima; transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro; inscrição de embarcação; renovação de título de embarcação; transferência de propriedade de embarcação e vistoria.
A ação tem como objetivo combater os acidentes da navegação na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto às comunidades ribeirinhas, através de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição e a salvaguarda da vida humana.
Por Portal da Navegação, via Marinha do Brasil.
Notícias relacionadas
-
Marco histórico – Praticagem completa 2.000 manobras de giro na bacia do Saco da Fazenda, com pleno sucesso, entre 2020 e 2025.
-
Eclusas de Tucuruí (PA) operam em capacidade máxima e reforçam potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia.
-
Barco Hospital Papa Francisco leva saúde e esperança a ribeirinhos do Pará.
-
Manaus recebe em maio a Maior feira da indústria naval fluvial da América Latina.
-
Setor naval da Zona Franca de Manaus cresce 741% e projeta negócios bilionários na NN Logística 2025