NAVEGAÇÃO EM FOCO – Côrte do mar lança livro

O Tribunal Marítimo abriu as portas, no dia 15 de julho, para o lançamento do livro “Tribunal Marítimo: sob o olhar dos especialistas”. Com apresentação do comandante da Marinha, almirante de esquadra Almir Garnier Santos, e a coordenação do presidente do Tribunal Marítimo, vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, o livro traz um seleto grupo de co-autores, como o diretor da Procuradoria Especial da Marinha, vice-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, juízes do Tribunal Marítimo e advogados maritimistas que trazem perspectivas acadêmicas sobre a Côrte do Mar brasileira.
A cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades: almirante de esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld; almirante de esquadra Liseo Zampronio; do corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal Theophilo Antonio Miguel Filho; o diretor de hidrografia e navegação, vice-almirante Renato Garcia Arruda, além de diversas autoridades e personalidades da comunidade marítima e do judiciário.

A viagem inaugural de “Henvil I” ao Marajó

Comandante Waldecy no passadiço do “Henvil I”

A Henvil Transportes Marítimos comemorou a primeira viagem do “Henvil I”, o novo ferry boat da empresa, que saiu ontem (20), de Icoaraci, com destino a Camará, em Salvaterra. O mais moderno ferry boat em operação na região amazônica esteve sob o comando do capitão fluvial Waldecy, marítimo da empresa há 11 anos.
A viagem durou 2 horas e 15 minutos com a maré favorável. O tempo máximo, com maré contra, é de 3h. O “Henvil I” transportou 150 veículos e mil passageiros. Daniel Pereira, CEO da empresa Henvil, esteve a bordo para acompanhar a viagem inaugural. Em Camará, o ferry boat foi recebido com festa pela comunidade.

Operação “Verão Amazônico” inspeciona embarcações

Equipes de Inspetores Navais conferem documentos das embarcações

Até o dia 31 de julho, a Marinha do Brasil coordena a operação “Verão Amazônico 2022” com 105 militares fiscalizando a segurança do transporte de pessoas e de cargas no Pará. Até agora, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, que tem como comandante o capitão-de-mar-e-guerra André Luiz Martini Vieira, contabiliza 2.006 embarcações inspecionadas, sendo 20 apreendidas, além de 95 notificações e cinco inquéritos administrativos instaurados.
Equipes de Inspetores Navais estão atuando na capital paraense, no distrito de Icoaraci, na av. Bernardo Sayão, na praça Princesa Isabel e no terminal hidroviário de Belém. No interior do estado, a atuação está sendo em Marudá, Salinópolis, Altamira, Tucuruí e Marabá. A operação tem o objetivo de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, além da segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica gerada pelas embarcações.

Mares & Rios

O prefeito de Breves, Xarão Leão, utiliza-se dos rios da região para levar atendimento médico para 36 comunidades. Os profissionais da saúde viajam em embarcações com medicamentos e vacinas no mais populoso município do Marajó, com 105 mil habitantes. Além dos brevenses, moradores de Portel e Melgaço também contam com o suporte do Hospital Regional de média complexidade da “capital do Marajó”.

A coluna registra o recebimento do convite enviado pelo comandante do Exército, o general de exército Marco Antonio Freire Gomes para participar, no dia 5 de agosto, da solenidade de passagem do cargo de Chefe do Departamento-Geral de Pessoal. O general de exército Lourival Carvalho Silva será substituído pelo também general de exército João Chalella Junior. Chalella ainda deixará, no dia 10 de agosto, o cargo de comandante do Comando Militar do Norte.

Mesmo com a pandemia sob controle após o avanço da vacinação, ainda existe empresa de navegação que continua impondo um rígido protocolo, como se estivéssemos vivendo o pior período da pandemia. A classe merece um pouco mais de respeito e o bom senso sempre deve prevalecer.

Amanhã (22), no I COMAR, em solenidade presidida pelo major brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, vai acontecer cerimônia alusiva ao 149º aniversário de Alberto Santos Dumont. Na oportunidade, ocorrerá a imposição da medalha “Mérito Santos Dumont”.

Já foi designado o primeiro navio-teste que irá operar no Porto da Jari Celulose, com o comprimento de 201,80 metros. Trata-se do navio MV Cosco Shipping Honor, com chegada prevista para 30 de julho.

Ontem (20), foi comemorado o Dia do Amigo, uma data para lembrar a importância da amizade e pessoas especiais que nos acompanham. A data é comemorada oficialmente no Brasil, embora seja lembrada internacionalmente no dia 30 de Julho. O colunista agradece todos os amigos que lembraram da data, e representando a todos, publica uma foto com os amigos Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi e da SOAMAR-Pará, e tenente brigadeiro do ar Maurício Medeiros.