NAVEGAÇÃO EM FOCO – I COMAR realiza cerimônia em homenagem a Santos Dumont

Major brigadeiro do ar Nogueira passando revista a tropa

No dia 22 de julho de 2022, o Primeiro Comando Aéreo Regional – I COMAR realizou a Cerimônia Alusiva ao 149° Aniversário de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do I COMAR, major-brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, com a presença de autoridades civis e militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e Forças Auxiliares.
Na ocasião, a cerimônia contou com a imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” que agraciou Relton Osvaldo Pinto, Presidente do Grupo Atlântica Matapi e da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-PA), que se destacou pelos serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Também foram condecorados militares que se distinguiram no exercício de sua profissão.

Toma posse o novo Capitão dos Portos do Amapá

Presidente da Soamar-AP, Glauco Mauro; CMG Kaysel; vice-almirante Edgar; general de brigada Albim Gobert; capitão de fragata João Batista da Conceição Reis; e coronel Qema Moreira. legenda

Em solenidade presidida pelo comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, tomou posse, na ultima sexta-feira (22), o novo capitão dos portos do Estado do Amapá, o capitão de fragata João Batista da Conceição Reis, em substituição ao capitão-de-mar-e-guerra Kaysel Ribeiro. O comandante Kaysel, após dois anos à frente da capitania, estará seguindo para a cidade do Rio de Janeiro para assumir nova função.
A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na sede da capitania dos portos, no município de Santana, e contou com as presenças de autoridades civis e militares, além de um número expressivo de membros da sociedade civil, comandantes das demais forças e da Sociedade dos Amigos da Marinha.

Porto de Santana descarrega fertilizantes

Navio Artemis Bulker em operação no Porto de Santana

O navio Artemis Bulker, de bandeira Ilhas Marshall, com 200 metros de comprimento carregado com 44 mil toneladas de fertilizantes procedentes da Austrália, atracou no berço 2 da Companhia Docas de Santana na última quinta-feira (21). O desembarque da carga é 100% contrabordo para barcaças pertencentes aos importadores Bertuol Fertilizantes e Campo Rico Brasil, que, após o término da operação, seguirão para Santarém.
Este é segundo navio de fertilizantes a atracar e descarregar no porto de Santana. O primeiro passou por lá em Setembro de 2019. Assim como o navio daquele ano, o navio Artemis Bulker está sendo agenciado pela Serveporto, que tem como gerente-geral Rubens Rocha Pinto, e tem como responsável pela operação portuária a Companhia Norte de Navegação e Portos (CIANPORT) que conta sempre com a Participação da Serveporto como subcontratada, a qual tem participado de todas as operações da CIANPORT realizadas em Santana.
A descarga tem previsão de término para a próxima terça-feira. Os navios com fertilizantes tendem a se tornar corriqueiros a partir deste ano, em Santana, devido ao longo line up no recebimento da carga no porto de Santarém.

Mares & Rios

Mais uma vez o Pará estará presente na maior festa popular do mundo, o Carnaval do Rio de Janeiro. A Escola de Samba Paraiso do Tuiuti levará para a avenida, em 2023, o enredo MOGANGUEIROS DA CARA PRETA, que irá cantar as belezas da ilha do Marajó. Segundo os carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor, trata-se de uma história inédita que será apresentada na Sapucaí.

Amanhã, às 16h30, no auditório do Centro de Instruções “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), estará acontecendo a palestra “O conflito entre Rússia e Ucrânia, antecedentes e perspectivas”, realizada pelo CMG Prof. Me. Leonardo Farias de Mattos, da Escola de Guerra Naval.

A Marinha do Brasil realiza uma Ação Cívico-Social (AciSo) em regiões ribeirinhas do estado do Pará, como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, celebrado neste ano. De 22 a 28 de julho, o Navio-Auxiliar Pará contará com diversos profissionais de saúde e de outras áreas para a realização de assistência médica, odontológica e prestação de serviços sociais na área da Ilha do Marajó. Serão contemplados os municípios de Oeiras do Pará (dias 22 a 24 de julho), Melgaço (dia 26 de julho) e Portel (dias 27 e 28 de julho).

No dia 22 de julho, no auditório CIABA, ocorreu a Cerimônia de Conclusão da primeira turma do ano de 2022 do Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica (APNT-01/2022). Os 42 alunos, sendo 40 do sexo masculino e dois do sexo feminino, além de dois estrangeiros da República de Cabo Verde, concluíram com êxito o referido curso e estão aptos a ascenderem ao posto de Capitão de Cabotagem.

Militares participam da Aciso 2022

O Centronave, Centro Nacional de Navegação Transatlântico, reuniu-se e, por unanimidade, elegeu o Elber Justo como presidente e Luigi Ferrini, vice-presidente do Conselho Diretor da Associação. Elber é Diretor Presidente da MSC MEDITERRANEAN SHIPPING DO BRASIL LTDA., empresa na qual atua há mais de duas décadas, e Luigi, Vice-Presidente Sênior da HAPAG-LLOYD no Brasil.

Alunos recebendo o diploma do curso.
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next