CONVÉS PRINCIPAL – Base Naval de Val de Cães (BNVC) comemora seu 73º Aniversário.

A foto relembra quando o colunista recebeu o Diploma “Amigo da Base Naval de Val de Cães” em 2019.

Hoje, nossa querida ”Base Naval de Val de Cães” está completando seu aniversário de 73 anos. A Organização Militar, sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, tem como Comandante o Capitão de Mar e Guerra (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes.
A coluna presta devida homenagem a BNVC nesse dia tão importante. Para informação, em 2019, o colunista recebeu o Diploma “Amigo da Base Naval de Val de Cães” das mãos do então Comandante do 4º Distrito Natal, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto e do Capitão de Mar e Guerra Marcelo Veloso de Paula.
Para quem não sabe, o nome Val de Cães é originário de uma antiga fazenda, cujos proprietários eram religiosos da “Ordem das Mercês”. Daí a fazenda ser chamada de Fazenda dos Mercedários, distante cerca de 5 Km a jusante da cidade de Belém, onde eram mantidos diversos canis, o que motivou a população a conhecer o local como “Val de Cans”. Ao longo do tempo, a expressão evoluiu para a forma como é hoje conhecida: Val de Cães.
No período entre 2001 e 2016, foram produzidas 597 lanchas, destacando-se 374 Lanchas Escolares, 16 Lanchas de Apoio Médico e 123 Lanchas Sociais, que contribuem com diversos municípios e influenciam diretamente na melhora da qualidade de vida, diminuição de evasão escolar e na cidadania das populações.
Cabe ainda destacar que a nossa BNVC presta uma importante contribuição ao fomento às empresas e mão de obra local, contribuindo para o engrandecimento da economia do Estado do Pará.
Nas fotos vemos a entrada da Base situada na Avenida Arthur Bernardes, o dique com as oficinas de reparos e o colunista com sua filha ao lado do hoje Capitão de Mar e Guerra Carlos Evandro da Cunha Bezerra.
Parabéns Base Naval de Val de Cães!

Dia do Amigo, comemorado em 20 de Julho, foi criado por um Rotariano.

Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper em Cerimônia de Posses de Presidente e Conselho Diretor.

Você sabia que 20 de Julho, data em que se comemora o Dia do Amigo, foi criado por um rotariano? Grande informação fornecida pela nossa querida Presidente do Cube Rotary do Rio de Janeiro Vésper, Neide Benchimol, temos agora revelação importante.
A data tem origens na Argentina e devemos isso ao Companheiro Rotariano Enrique Ernesto Febbraro, Professor de Psicologia, Filosofia, Historiador e Dentista. Foi sócio fundador do Rotary Club de San Cristóbal de Buenos Aires, onde nasceu em 1924.
A inspiração foi o dia 20 de Julho de 1969, quando o astronauta Neil Armstrong, que também foi Rotariano, pisou na lua. Isso porque, a partir de então, o companheiro Ernesto Febbraro passou a divulgar exaustivamente, que o feito era “uma grande oportunidade de fazer amigos em outras partes do universo” e lançou a campanha “Meu Amigo é meu eestre, meu discípulo é meu companheiro”.
Ele insistiu tanto que, em 1979, através de um Decreto, Buenos Aires adotou oficialmente o dia 20 de Julho como aquele dedicado a todos os amigos.
Da capital Argentina a data espalhou-se pelo mundo e, hoje, em quase todas as partes do planeta, é comemorado o “Dia Internacional do Amigo”.

Marinha presta atendimento médico e social na Ilha do Marajó (PA).

Navio Auxiliar “Pará”.

A Marinha do Brasil realiza atualmente Ação Cívico-Social (AciSo) em vária regiões ribeirinhas do Estado do Pará. Os eventos fazem parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.
O Navio-Auxiliar (NA) “Pará” contará com diversos profissionais de saúde e de outras áreas para a realização de assistência médica, odontológica e prestação de serviços sociais na área da Ilha do Marajó.
Foram e serão contemplados os seguintes municípios: Oeiras do Pará (dias 22 a 24 de julho), Melgaço (dia 26 de julho) e Portel (dias 27 e 28 de julho).
O NA “Pará” também realizará palestras sobre promoção da saúde, segurança da navegação e importância do uso da cobertura de eixo para o combate ao acidente de escalpelamento. As proteções dos eixos de motores serão instaladas gratuitamente, bem como ocorrerá distribuição de medicamentos e de panfletos educativos.
As ações estão sendo promovidas pelo Comando do 4º Distrito Naval com apoio da Sociedade Amigos da Marinha do Pará e representantes das Secretarias de Estado de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará; das Prefeituras Municipais de Oeiras do Pará, Melgaço e Portel; da Universidade Federal do Pará e da Organização não-governamental Amigos Voluntários do Pará. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – 4DN – 1Ten (T) Ohana).

Túnel do Tempo: Visita ao NT “Araxá” por Alunos da EFOMM em 1987.

Alunos almoçando a bordo do NT “Araxá”.

O Túnel do Tempo de hoje mostra visita realizada 35 anos atrás, em 1987, quando comitiva de Alunos do 2º Ano da EFOMM foi recebida a bordo do NT “Araxá”, cujo Comandante dispensa apresentação, que os convidou para almoça.
Na primeira foto, os Alunos entregam simbólica flâmula e revista da EFOMM. Observa-se que a tradição do uso do uniforme é cumprida conforme legislação vigente.
Na segunda foto temos o almoço do Comandante com os Alunos. Dentre eles (de frente, à direita), encontra-se um que atualmente é Comodoro da Marinha Mercante Brasileira e Comandante de navios de longo curso de uma estatal. Trata-se do CLC Renato Ramos Diniz.

RUMO CERTO

  • O colunista teve o grande prazer de rever seu ex-estagiário a bordo do NT “Guaporé” Menezes, por ocasião da formatura do APNT-01/2022, da qual fez parte. De Praticante a Comandante. Exemplo a ser seguido.
  • Outro formando foi o agora Capitão de Cabotagem André Luís, que esteve a bordo no NT “Milton Santos” exercendo a função de Imediato, onde realizamos viagem e operações em Talcahuano, no Chile.
  • Não posso deixar de citar novamente os Capitães de Cabotagem Felipe Damasceno e Fábio Rolim pelo fraternal convívio nos últimos meses. Inclusive foram notícias no programa “Alerta Pará” da Rede TV de Belém.
  • Agradecimentos aos amigos Márcio Oliveira e Antônio Cattete pela matéria com a presença da foto do colunista com os dois formandos. O apresentador Brunão sempre uma pessoa que arranca sorrisos dos expectadores mesmo com as matérias policiais. Somos fãs.
  • No Baile de Formatura do APNT-01/2022 a presença maciça de vários Capitães de Longo de Curso. Além do colunista, tivemos o CLC Ricardo Alfredo, CLC Brabo, CLC Luiz Otávio e CLC Garcia.
  • No CIABA, antes da Cerimônia, cumprimentos dados as Tenentes Layza e Viviane, além de um grande abraço no Marinheiro Ewerton Saraiva. Universidade do Mar em boas mãos.
  • O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior sempre agradecendo, elogiando e motivando a coluna, em relação às notícias de nossa Marinha do Brasil e Marinha Mercante.
  • Em conversa com o CLC Alvaro, lembramos muito o grande mestre Alyrio Sabbá, que sempre mantinha contato conosco, inclusive comentamos as notas na coluna em que ele tinha as frases próprias. Uma delas: “formiga quando quer se perder cria asas”, “eu vou, mas eu volto”, além de outras.
  • Slogan “Juntos pelo Pará” do Professor Maneschy sempre lutando para trazer o aprendizado a todos os seus alunos. Para ele, sempre é bom poder educar. A Nação Brasileira precisa de pessoas com esses objetivos.
  • O amigo Major Juniel Costa Maciel já reassumiu suas funções na briosa Polícia Militar. Estamos na torcida pela sua promoção a Tenente-Coronel, ainda neste ano.

NAVEGANDO

Começo essa parte da coluna me manifestando sobre as candidaturas as Eleições 2022. Durante todo o tempo que tenho noção sobre política, é a primeira vez que vejo as pessoas se gladiando para puxar “sardinha” para um candidato ou partido, principalmente aos concorrentes à Presidência da República. Chega a ser estressante, para não falar outra coisa, as quantidades de mensagens partidárias que recebemos em vários meios de redes sociais. Cada qual tem que votar em seu representante, respeitando os votos dos outros. Mas…

Esse final de semana, tivemos mais mortes por afogamentos nas praias de todo o Brasil, tal qual ocorreu anteriormente. Um caso que chamou atenção no Pará foi num resort, que levou criança a óbito por afogamento. Apesar do local já ter encerrado o horário das atividades na piscina no parque aquático, com certeza o hotel terá que responder pela trágica ocorrência.

E o que falar dos pais que negligenciam suas crianças e as deixam “largadas” como se nada fosse acontecer. Quando ocorre é fatal, conforme vemos nos noticiários. Segundos as informações apuradas até o momento no resort, a criança estaria com a avó. Por que então ocorreu a tragédia, já que tinha um adulto? Os pais também responderão por isso. Porém uma vida se foi. Quem sabe essa criança poderia ajudar o Brasil se estivesse viva.

O Frete Marítimo Internacional continua cobrando abusivamente. Isso afeta os importadores, que reclamam dos preços permanecerem bem mais altos do que a média histórica, após dois anos do período mais crítico da pandemia. Inclusive formalizaram denúncia no CADE, que agora analisa essas cobranças. A verdade é que os armadores e empresário só desejam uma coisa: lucro. O resto… Bem, é o resto!

A Maersk incorporou à sua grande frota mais um navio, esse agora da classe ULCV (Ultra Large Container Vessel) de 15.474 TEU’s. Essa grande empresa ainda deve receber mais cinco navios irmãos que estão em construção no estaleiro sul-coreano da “DSME”.

O Comando do 4º Distrito Naval, que envolve os Estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí, muito vem contribuindo com ações sociais na área de sua jurisdição. O excelente trabalho do Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, ao lado de sua tripulação de alta qualidade, vem sempre tornando a Marinha do Brasil forte e unida no norte do país.

Não podemos deixar de citar o alto nível do site do Comando do 4º Distrito Naval, atualizando quase que diariamente, com as informações das atuações da Marinha do Brasil na nossa região. A Assessoria de Comunicação Social tem a frente a bela Tenente Ohana que, ao lado de uma grande equipe, trabalham incansavelmente para que todos possam comprovar os feitos pela nossa força de mar. Para acessar as notícias: www.marinha.mil.br/com4dn/

Inspeções navais garantem a segurança no transporte de pessoas e de cargas. A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental participa ativamente da Operação Verão Amazônico, com o clima estando em temperatura bem elevada no ano. Mais de duas mil embarcações foram inspecionadas no Pará, com 105 militares participando das ações. Do total, 20 embarcações foram apreendidas, 95 foram notificadas e 5 inquéritos administrativos foram instaurados. A operação se encerrará em 31 de Julho.

Na última sexta-feira (22), a Força Aérea Brasileira comemorou o Aniversário do Pai da Aviação, celebrado em 20 de Julho, com a imposição da Medalha de Mérito “Santos Dumont”. Em Belém, o I Comando Aéreo Regional (I COMAR) realizou significativa Cerimônia Militar. Entre os condecorados esteve o ilustríssimo Relton Osvaldo Pinto, Presidente do Grupo Atlântica Matapi e da Sociedade Amigos da Marinha no Pará (Soamar).

Na mesa do colunista a versão digital do livro “Planejamento Portuário – Recomendações para Acessos Náuticos”, que foi lançado recentemente. Agradecimentos ao Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo pelo envio. Já estamos marcando um grande encontro, por ocasião da próxima ida ao Rio de Janeiro, se as empresas aéreas deixarem. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next