Após presidir, na última sexta-feira, a solenidade de posse do novo capitão dos portos do Amapá, o capitão de fragata João Batista da Conceição Reis, o comandante do 4º Distrito Naval Vice-almirante Edgar, embarcou no NPa “Bracuí” para realizar a viagem de Macapá a Belém, passando pelos famosos canais dos Estreitos de Breves.
Além de rever a navegação neste trecho tão importante para a navegação fluvial da Amazônia, na rota da soja entre os portos de Miritituba, em Itaituba, e Vila do Conde, em Barcarena e das cargas em geral entre Belém e Manaus, pôde conhecer a Base Integrada Fluvial Antonio Lemos. A nova estrutura tem grande importância para as comunidades ribeirinhas, garantindo maior segurança para a região.
Também teve oportunidade de participar, em Oeiras do Pará, da ação cívico-social que a Marinha do Brasil estava promovendo no município, com o navio auxiliar “Pará”.
Aniversário da Base Naval de Val de Cães
Ontem, em solenidade presidida pelo Vice-almirante Edgar, foi comemorado o 73º aniversário da Base Naval de Val de Cães (BNVC), que tem como comandante o comandante-de-mar-e-guerra Otávio Henrique Paiva Martins.
No dia 23 de março de 1948, o Ministério da Marinha baixou o Aviso no 0830, determinando providências para a construção da BNVC, tendo sido, na ocasião, elaborado um Plano de Obras chamado de “Plano Primitivo da Base”. Há exatos 73 anos, foi empossado o primeiro comandante da Base Naval de Val de Cães, o então capitão de fragata José Luiz Belart, com a tarefa de efetivar a transferência das oficinas, dos equipamentos e de materiais do antigo Arsenal de Marinha do Pará para a área onde hoje se encontram as instalações da BNVC.
Em 2004, fruto de um acordo com o Governo do Estado do Pará, foram recebidos o Dique Flutuante “Almirante Manoel Carneiro da Rocha e as Carreiras” n° 01, 02 e 03, aumentando consideravelmente a capacidade industrial instalada da BNVC. Em 2009, a BNVC se tornou a única Organização Militar fora do Rio de Janeiro homologada para o reparo dos Canhões de 40mm. Entre os anos de 2009 e 2016, a BNVC construiu 597 lanchas: militares, escolares, de apoio médico e sociais, fomentando a indústria na região.
O Vice-almirante enalteceu o comprometimento, a lealdade, o empenho, o profissionalismo e a dedicação de mulheres e homens, civis e marinheiros/fuzileiros, ex-Comandantes e todas as suas respectivas tripulações, que escreveram e continuam a escrever a história da BNVC.
Mares & Rios
O navio Artemis Bulker, que está atracado no Porto da Companhia Docas de Santana descarregando fertilizantes, é o primeiro navio com 200 metros de comprimento a operar no berço 2 do porto. Antes, só era permitido até 190 metros. Segundo informações, este é o primeiro navio-teste com 200 metros e, como a operação transcorreu dentro da normalidade, o terminal deverá ser autorizado a operar com este tipo de navio.
Está acontecendo, em Santarém, o terceiro embarque com operação de transbordo de carga. O navio que está operando é o HB Golden Eagle, carregado com 33 mil toneladas de milho. É o segundo navio-teste da Mega Logística que, ao final da operação, receberá a homologação para as operações de transbordo. A próxima operação portuária será da Cargil, que está programando o segundo navio-teste, finalizando o primeiro ciclo de autorizações para operações de transbordo de cargas em Santarém.
A Hermasa, empresa do Grupo Amaggi, que opera no terminal de grãos em Itacoatiara/AM, estaria estudando a possibilidade de implantar mais um quadro de boia para realizar embarques na área do seu terminal. É grande o número de navios que estão esperando para embarcar soja nos terminais na cidade.
O 3º sargento da Marinha do Brasil, Alison dos Santos, consagrou-se campeão mundial dos 400 metros com barreiras em 46s29. “Piu”, como é conhecido, faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas. Bravo Zulu!
Mesmo na alta temporada, a tripulação do comandante Josimar, da Ferreira Navegação, vem garantindo que o grande número de turistas viaje para Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, com conforto, segurança e pontualidade. Além das belas praias, como a da Mangabeira, a excelente programação cultural do município marajoara mais próximo da capital vem atraindo visitantes de vários lugares. No próximo fim de semana, tem luau e as bandas Papo em Off e Warilou.(LOP).
Notícias relacionadas
-
A minutos da sede da COP-30 em Belém, comunidade esvazia após poluição do rio: ‘Vila fantasma’.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
Curso capacita servidores para transporte escolar fluvial com segurança e eficiência.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
Sindarma intensifica estratégias para enfrentar secas no Amazonas e crimes fluviais em 2025.