Vice-Almirante Edgar, colunista Luiz Omar Pinheiro, contra-Almirante Carlos Roberto, CMG André Vieira e CMG Marcos Assis

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CIABA realiza regata.

CMG Enes, Vice-Almirante Edgar, Marcos Mendes, Flavio Acatauassu, Marlon Silva, contra-Almirante Carlos Roberto e CMG Costeira.

Foi sucesso a regata ecológica “Almirante Tamandaré” da Escola de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), realizada no ultimo sábado, 17, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), que tem como comandante o capitão-de-mar-e-guerra Orlando Enes Prudêncio.
O evento teve início com uma gincana ecológica com a participação dos alunos da EFOMM com o objetivo de recolher o maior numero possível de resíduos nas margens da baía, tarefa que foi executada com grande performance por todos os participantes.
Em seguida, foi realizada a regata de classe laser que contou com a participação de velejadores renomados do esporte e de alunos do CIABA, que teve como grande vencedor o experiente velejador Flávio Acatauassu, Marcos Mendes ficou na segunda colocação, o terceiro-sargento Marlon Silva ficou na terceira colocação e Mourão, aluno do 3º ano do CIABA, em quarto. Em uma referência especial feita pelo CMG Enes, o colunista foi o responsável pelo tiro de largada da regata.
Estiveram presente ao evento o vice-almirante Edgar, comandante do 4º Distrito Naval; o contra-almirante Carlos Roberto, Chefe do Estado Maior do Distrito; além de comandantes das Organizações Militares subordinados ao 4º Distrito, membros da Soamar e familiares dos alunos.
No final do evento, o CMG Enes, comandante do CIABA, ofereceu a todos os presente uma saborosa feijoada, fechando com chave de ouro o evento em “Comemoração aos 200 Anos da Independência do Brasil” e ao “Dia Mundial da Limpeza (World Clean Up Day/ WCUD 2022)”

Comando da Aeronáutica Moderniza frota.

Alberto Robles (vice-presidente da Airbus Helicopters América Latina) e brigadeiro do ar e presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, no momento da assinatura do contrato.

Construir uma Força Aérea cada dia mais tecnológica e inovadora. Esse é o objetivo do Comando da Aeronáutica (COMAER) que, nesta quinta-feira (15/09), assinou o contrato com a empresa Airbus Helicopters, dando mais um passo visando a modernização da frota. O acordo, assinado pelo presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e pelo vice-presidente da Airbus Helicopters América Latina, Alberto Robles, permitirá a aquisição de 12 aeronaves H-125 em substituição às aeronaves H-50 Esquilo, da Aviação de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB). O mesmo contrato também prevê a aquisição de 15 aeronaves do modelo pela Marinha do Brasil (MB).
A cerimônia de assinatura foi presidida pelo comandante de operações aeroespaciais, tenente-brigadeiro do ar Heraldo Luiz Rodrigues, e contou com a participação do comandante de preparo, tenente-brigadeiro do ar Sérgio Roberto de Almeida; do comandante-geral de pessoal, tenente-brigadeiro do ar Ricardo Reis Tavares; do secretário de economia, finanças e administração da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; de oficiais-generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica; do adjunto do advogado-geral da União, Paulo Henrique Kuhn, representando, neste ano, o advogado-geral da União, ministro Bruno Bianco Leal, dentre outras autoridades civis e militares.

Mares & Rios

Foi realizada na quinta-feira (15), no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em parceria com a Pará River, mais uma palestra, desta vez, do contra almirante Ricardo Jaques para os alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), com o tema “O Papel das Capitanias, Delegacias e Agencias na Carreira dos Aquaviários”. O Almirante Jaques serviu por vários anos no Comando do 4° Distrito Naval, ex-capitão dos Portos do Rio de Janeiro, é o atual diretor de assistência social da Marinha. Novas palestras estão sendo programadas ainda neste ano, uma parceria do CIABA e Pará River Pilot.

É lamentável a posição da ANVISA em relação ao marítimos brasileiros que, mesmo com a pandemia controlada, com a população brasileira praticamente toda vacinada, os marítimos sofrerem com protocolo e, por conta disso, ainda estão impedindos de baixarem terra (desembarcar nos portos durante a estadia do navio), ou seja, estão prisioneiros nos navios. Parece até que os marítimos são transmissores da covid, quando na realidade são vítimas como todos brasileiros.

Em viagem para as comemorações aos 75 anos de criação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, aproveitou a oportunidade para realizar visitas e reuniões. Na segunda-feira (12/09), o oficial-general esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque e, na quarta-feira (14/09), na Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW).

O lendário navio ”Justo Chermont” (foto) foi construído em 1985 e tem sua história ligada à navegação no Rio Amazonas. Hoje, está atracado no porto de Manaus/AM onde estava operando no setor de turismo. Deverá voltar a navegar fazendo parte de um projeto humanitário que está sendo desenvolvido por um Instituto ligado a estudos da Bacia Amazônica.

Lendário Justo Chermont

No dia 16 de setembro, no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), ocorreu a Cerimônia de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviário Moço de Convés (CFAQ-MOC-1/2022). Na ocasião, foi realizada a troca de distintivos dos 28 alunos, a entrega das cadernetas de inscrição e registro e a premiação do primeiro colocado na classificação geral do curso. A cerimônia foi presidida pelo capitão-de-mar-e-guerra João Orlando Enes Prudêncio, comandante do CIABA.

Formatura no CIABA.