Tripulação do NT “André Rebouças” em formatura sob o Comando do CCB Ferreira.

CONVÉS PRINCIPAL – Comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil a bordo do NT “André Rebouças”.

Amostras dos equipamentos de segurança e salvatagem do navio.
O colunista com parte da tripulação do NT “André Rebouças” no Tijupá.

No dia 17 de Setembro, quando o navio se encontrava no meio do Oceano Atlântico Sul, em viagem do Brasil para Singapura e China, a tripulação do NT “André Rebouças” realizou Cerimônia em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, comemorado no último dia 07.
A formatura teve como Comandante o Capitão de Cabotagem Pedro Fernandes Ferreira da Silva, atualmente exercendo as funções de Imediato do navio, sendo acompanhado pela Guarda-Bandeira, que teve o 1º Oficial de Máquinas Fernando Valente Vargas da Silva portando o Pavilhão Nacional.
Logo em seguida, dois pelotões, comandados pela 2ª Oficial de Náutica Luciane Mirelle Corrêa Takeda, única representante feminina a bordo, e pelo Oficial Superior de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana, mostraram alguns equipamentos utilizados no Combate à Incêndio e Salvatagem do navio.
O colunista, na função de Comandante da embarcação e representante legal do Armador, agradeceu a participação da tripulação, no sentindo de demonstração de amor a Pátria, na união entre os marinheiros e na fé de realizar grandes navegações nos mares e oceanos, sempre contribuindo com o engrandecimento e desenvolvimento do Brasil.
A Cerimônia também marcou a abertura dos diversos jogos que serão realizados durante o mês de Setembro, como Tênis de Mesa, Supino, Futebol e Pebolim.
Após a Cerimônia, aconteceu almoço festivo no refeitório do navio.

CIABA realiza Cerimônia de Formatura de Moço de Convés.

A Cerimônia contou com as presenças de personalidades civis e militares, além de familiares.
Primeiro colocado do Curso Rodrigo Rios Abrantes recebendo Prêmio do CMG Enes.

Presidida pelo Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) realizou no último dia 16 de Setembro a Cerimônia de Conclusão do Curso de Formação de Aquaviário, na Categoria de Moço de Convés (CFAQ-MOC-1/2022).
O evento teve a troca de distintivos de 28 Alunos, com a entrega das Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) e os Certificados de Conclusões, contando com as presenças dos familiares dos novos componentes da Marinha Mercante Brasileira.
O primeiro colocado do curso, Moço de Convés Rodrigo Rios Arantes, recebeu das mãos do Comandante do CIABA, o prêmio de reconhecimento pela sua dedicação e disciplina durante o período escolar. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

“Anchor Treinamentos” ministra curso de “Draft Survey” no porto de Vila do Conde, no Pará.

Funcionários da “Hidrovias do Brasil” no curso de Draft Survey da “Anchor”.

Na primeira semana de Setembro, a “Anchor Treinamentos”, que tem como Diretor Chefe o dinâmico Fábio Lobato, Oficial da Reserva da Marinha do Brasil, realizou importante curso de “Draft Survey” para a empresa “Hidrovias do Brasil”.
Todas as equipes de operações e supervisões participaram do curso, que está em constante crescente nos Terminais Portuários, onde as arqueações nos navios de longo curso, cabotagem e fluviais são de grande relevância, uma vez que envolve lucros e custos.
A “Anchor Treinamentos” também ministra diversos cursos nas áreas marítimas, offshore e onshore, com uma equipe seleta e bem treinada de professores e instrutores.

Tripulante de navio mercante é evacuado por helicóptero do Esquadrão “HU-41”.

Tripulante resgatado por helicóptero da Marinha

Mais uma evacuação aeromédica foi realizada, com sucesso, por aeronave pertencente ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval.
No dia 07 de Setembro, exatamente quando se comemorou o Bicentenário da Independência em todo o país, um tripulante do navio “Robusta”, qeu se encontrava próximo a cidade de São Luís (MA), aproximadamente 100 quilômetro da costa, foi socorrido e evacuado para atendimento médico com urgência.
O resgate contou com a participação da tripulação da aeronave, que continha equipe de Busca e Salvamento, bem como estava composta por médico e enfermeiro do Hospital Naval de Belém. O tripulante foi bem atendido graças a agilidade e presteza dos militares da Marinha do Brasil.

RUMO CERTO.

  • Se tudo der certo, entre o final de novembro e início de dezembro, o colunista estará visitando o Grêmio de Velas do CIAGA, que tem equipes campeãs nas diversas modalidades aquáticas.
  • Ano passado, juntamente com o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho, visitamos o Grêmio de Náutica, onde ficamos fascinados pelo Simulador dos alunos.
  • O Capitão de Longo Curso Antônio José Filo Creão Garcia esteve presente na Semana do Japão, cujo encerramento se deu em 17 de Setembro. Ótimo momento para curtir a cultura desse país.
  • O Contra-Almirante Ricardo Jacques esteve em Belém (PA), onde no dia 15 de Setembro ministrou palestra sobre as Capitanias para os Alunos da EFOMM do CIABA.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia intensificou bastante sua candidatura para Deputada Estadual. Vários bairros do Rio de Janeiro estão recebendo a Primeira Comandante Feminina da Marinha Mercante Brasileira.
  • O prático Marcelo Salgado e o Sr. Guilherme Teixeira vêm contribuindo com a Universidade do Mar, que é o CIABA, promovendo palestras mensalmente para os Alunos.
  • O colunista já esteve representando a Marinha Mercante em uma dessas palestras quando falou sobre a carreira do Oficial e as operações em navios petroleiros. Inclusive foi assistida, na íntegra, pelo Capitão de Mar e Guerra Enes.
  • O 2º Oficial de Náutica Danilo Soares Rozeira continua a bordo do Navio escola “Brasil” realizando a Viagem de Ouro, como prêmio merecido por ter sido o Comandante-Aluno da Turma “Atlante”.
  • O Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho enviou fraternal boa viagem ao colunista e sua tripulação. Agradecimentos pela mensagem, que já foi repassada para a tripulação.
  • O grande atleta Marcus Lisboa, que também tem sangue mercante nas veias, participou da Meia Maratona realizada no domingo (18) na orla do Rio de Janeiro (RJ).

NAVEGANDO.

Há muita insatisfação com várias categorias no setor aquaviário. Os principais problemas são os baixos salários em comparação aos aplicados no trade internacional e os acúmulos de trabalhos em várias empresas, sobrecarregando o pessoal de bordo. Isso está levando todos a um problema que não percebem ou fingem não perceber: a saúde mental e o estresse.

Sabemos que os acidentes a bordo não são bons, tanto para a vítima quanto para a tripulação e empresa. Mas se pararmos para pensar quem é o culpado nisso tudo, a reposta pode ser apenas uma: o sistema de gerenciamento geral. Ou seja, algo falhou e nem sempre está a bordo. Lembrem-se da saúde mental e estresse.

No dia 10 de Setembro, ainda como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, a Marinha reuniu para Revista Naval os seus navios e de Marinhas estrangeiras na orla do Rio de Janeiro. O evento serviu para estreitar laços de amizades, trazendo um significado enorme no assunto de paz.

Na Revista Naval participaram onze navios brasileiros e doze estrangeiros, na Baía de Guanabara. Os navios ficaram alinhados, em formatura de duas colunas, quando então foram passados em revista pelo Presidente da República embarcado no Navio-Patrulha Oceânico “Apa”.

Ainda neste ano, no mês de novembro, acontecerão as comemorações dos 200 anos da Esquadra Brasileira, que é componente fundamental da Marinha. Já os encerramentos das festividades do Bicentenário da Independência somente ocorrerão em 2023.

A Capitania dos Portos de Alagoas formou 29 aquaviários nas categorias de Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde, no último dia 12 de Setembro, quando foi realizada Cerimônia de Encerramento do Curso de Adaptação. A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos, Capitão de Fragata Luciano Teixeira.

Ainda sobre a Capitania de Alagoas, no último dia 17 de Setembro, participou do Dia Internacional da Limpeza, quando milhares de voluntários se uniram para grande maratona de retirada de detritos, sujeiras e lixo das águas que fazem parte da Lagoa Mundaú e nas praias da Ponta Verde e Paujuçara.

No acidente com a lancha que afundou próximo de Cotijuba (PA), segundo as autoridades marítimas, tinha capacidade para 82 pessoas, incluindo tripulantes. Como se sabe, houve 22 vítimas fatais e o resgate de 66.

A Secretária de Segurança Pública do Pará (Segup) está trabalhando com a hipótese de que havia pelo menos 89 pessoas na lancha, entre crianças, homens e mulheres. O fato ainda vai rolar muito até o inquérito da Capitania a ser concluído e o julgamento tramitar para o Tribunal Marítimo. Lembrando que ainda tem a ação penal em Tribunal Regional.

O Grêmio de Velas do CIAGA realizou grande festividade no último sábado (17), com a Regata Ambiental sendo um sucesso. O evento foi animado ao som da banda dos Alunos, que tocou o sucesso de Jason Marz. Estiveram presentes o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, e o Comandante da Instituição, Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva. (RM).