Prático Cirio Cipriano, CLC Gondar, CCB Allan Moreira e CCB Eduardo Carreta.

CONVÉS PRINCIPAL – Oficiais da Marinha Mercante Brasileira são homenageados pela AIEB.

Os Oficiais da Marinha Mercante foram condecorados juntamente com autoridades civis e militares
Os mercantes condecorados ao lado do jornalista Cattete (à direita) da Rede TV de Belém do Pará.

Vários integrantes da Marinha Mercante Brasileira foram condecorados na Cerimônia realizada pela “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB-Brasil) no dia 31 de Agosto, na Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ).
Entre os agraciados temos uma das grandes expressões do nosso setor, que é o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, recebendo a Medalha de Mérito “Peaceekeper” da “Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil” (ABFIP).
O Capitão de Cabotagem Allan Silvio Fernandes Moreira (Imediato da “Log In”), o Prático Cirio Cipri Cipriano (ZP-17 Paranaguá) e o Capitão de Cabotagem Eduardo Carretta Figueiredo (Imediato da “Subsea Seven”) também se fizeram presentes ao evento e foram condecorados com a Medalha de Mérito “Embaixador da Paz no Brasil”.
O Capitão de Longo Curso André Leal dos Santos e o 1º Oficial de Náutica Daniel de Araújo Moura, respectivamente Comandante e Imediato, foram homenageados e representados pela empresa “Log In”.
Parabéns aos condecorados! Viva a Marinha Mercante Brasileira.

Desafio da coluna: Navio que fez história 400 anos atrás.

Réplica do navio que fez história 400 anos atrás.
No mapa podemos ver por onde o navio do desafio chegou.

A coluna de hoje lança grande desafio aos nossos leitores e navegantes: um navio fez história há 400 anos. Alguém saberia dizer o nome dele? A dica está no mapa onde ele chegou.
Essa embarcação saiu de Souphampton no dia 06 de Setembro, chegando a Plymouth, no Cabo Cod, atual estado de Massachussetts, em 11 de novembro. Após cerca de quatro meses fundeado, metade das pessoas morreram de gripe a bordo, quando transportava 102 passageiros, mais a tripulação (cerca de 30).
Outra dica é que esse navio levou os primeiros colonizadores ao que viria a ser o país mais poderoso do mundo.
A resposta do nome desse navio sairá na próxima edição, no quadro “Navegando”.

Homenagem da Coluna: Auxiliar de Saúde Gisênia Souza Santos.

Auxiliar de Saúde Gisênia ao lado do então CCB Diniz e tripulação.

A coluna faz grande referência a uma tripulante que leva sua profissão a sério, com entusiasmo e dedicação: a Auxiliar de Saúde Gisênia Souza Santos.
Atualmente embarcando nos maiores navios de uma empresa estatal, a tripulante atua nas funções de enfermaria e Gestora, navegando pelas rotas do longo curso, onde visitou vários países como Singapura, China, Estados Unidos e Oriente Médio.
Por todos os seus feitos a bordo, no ano passado foi condecorada pela Marinha do Brasil com a Medalha do Mérito Marítimo, entregue pelo próprio Capitão dos Portos de Sergipe, em Cerimônia do Dia do Marinheiro.
Na foto aparece ao lado do Capitão de Cabotagem Renato Ramos Diniz, hoje Comodoro e Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante Brasileira, juntamente com alguns membros da tripulação, datada de 2008 a bordo do NT “Lavras”.

Competição de Tênis de Mesa em homenagem ao Bicentenário é realizada no NT “André Rebouças”.

Competidores do Tênis de Mesa, individual e Dupla, antes do torneio.

Em prosseguimento as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil a bordo do NT “André Rebouças”, sob o Comando do colunista, no último domingo (18) foi realizado o Torneio de Tênis de Mesa, nas modalidades individuais e em duplas.
Onze tripulantes participaram da competição, o que deixou a manhã de domingo bastante animada. Na categoria individual levaram o ouro o Cozinheiro Marcelo Feliciano Santos e o Condutor-Bombeador Marcileno Oliveira Pereira, ficando a prata para o 2º Oficial de Máquinas Diego Minhaqui Azevedo.
Já na categoria dupla, o ouro foi para a equipe composta pelo Condutor-Bombeador Marcileno Oliveira Pereira e Moço de Máquinas Ricardo Cordeiro Sodré, e a prata para o Condutor-Mecânico Gerson Berto da Silva e Moço de Convés Victor Eduardo Martins da Silva.
As entregas de medalhas ocorrerão no próximo final de semana, quando se encerram as comemorações.

RUMO CERTO.

  • O bom amigo Capitão de Longo Curso e Comodoro Renato Ramos Diniz, em contato direto com o colunista, para repasse de informações de navegação. Ambos indo para o mesmo destino: Singapura e China.
  • O Capitão de Cabotagem Felipe Ferreira Damasceno de Araújo estará recebendo a nova Medalha de Mérito “Marechal Rondon”. Ele que anteriormente recebeu a Medalha Embaixador da Paz no Brasil. Parabéns ao futuro Comandante.
  • Além do colunista, também receberá a distinta Medalha o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • O Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio vem realizando excelente comando a frente de nossa Universidade do Mar, contando com uma tripulação e Corpo Docente de alto nível.
  • O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, em sua biografia “O mar como destino”, conta um pouco de sua bela trajetória na Marinha Mercante Brasileira.
  • O Oficial Superior de Máquinas Edson Magalhães, após extensa carreira numa empresa estatal, agora respira novos ares. Essa depois eu conto, como dizia nosso mestre Alyrio Sabbá.
  • A bordo com o colunista o Capitão de Cabotagem Pedro Fernandes Ferreira da Silva, como Imediato. Parceria que vem dando certo.
  • Outro grande parceiro que retornou foi o Oficial Superior de Máquinas Ubirajara do Rosário Santana, amigo do dançarino “Jacaré” que foi grupo “É o Tchan” na década de 90.
  • A amiga Andrea Marroquim, leitora de nossa coluna, agora em Fortaleza repassando seus conhecimentos aos mais jovens.
  • Por conta das atividades no Rio de Janeiro, o colunista deixou de atender o convite do amigo Márcio Preissler. O tempo passou rápido, mas tenho a certeza que numa próxima oportunidade iremos rever o amigo a família.

NAVEGANDO.

O Dia Marítimo Mundial deste ano será comemorado no final de Setembro em várias Organizações Militares da Marinha do Brasil. Além da entrega da Medalha do Mérito Marítimo para várias categorias de aquaviários, também o Título de Comodoro da Marinha Mercante será recebido por um Capitão de Longo Curso.

A Medalha de Mérito Marítimo foi criada com o objetivo de agraciar aquaviários da Marinha Mercante que tenham se destacado nas atribuições e exercícios de suas funções, sendo as indicações realizadas pelas empresas do setor de navegação e outras instituições da Comunidade Marítima.

Na cidade de Santarém (PA) ocorreu a primeira operação de transbordo de fertilizantes com o navio fundeado, criando uma nova rota de oportunidade. O total de 57 mil toneladas de Ureia, procedente do porto de Omã, foram descarregados do navio “LAAX” por meio de uma “Estação de Transbordo de Cargas” (ETC).

No dia 12 de Setembro teve início a execução do contrato de construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt), com prazo de entrega para Setembro de 2025. Essa embarcação substituirá o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”. A Marinha do Brasil em fase constante de renovação de sua frota, atualizando as tecnologias de bordo.

A Escola de Guerra Naval (EGN) realizou Aula Inaugural para o recém-criado Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Marítimo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). O Vice-Almirante Antônio Fernando Garcez Faria foi apresentador do evento ocorrido em 14 de Setembro.

O Porta Aviões “São Paulo” tomou o caminho de volta para o Rio de Janeiro (RJ). A data de chegada está prevista para 02 de Outubro. Já virou história essa viagem. Resta saber o que acontecerá com aquele que foi o maior navio da América do Sul.

O 14º Encontro de Autoridade da AIEB-Brasil foi alterado para o dia 05 de Outubro de 2022, às 14:00 horas, em virtude das Eleições. O evento será realizado no Hotel Mont Blanc (Sala Ouro) que fica em Duque de Caxias (RJ). O colunista será agraciado com a Medalha Marechal Rondon.

As mulheres estão sempre em evidência, onde quer que seja ou onde estejam atuando profissionalmente. A Coronel Médica do Exército Brasileiro Carla Maria Clausi recebeu o Prêmio William S. Bainbridge no 44º World Military Congress on Military Medicine, realizado em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 05 e 09 de Setembro.

Ainda sobre as mulheres, a bordo do navio do colunista temos apenas uma representante feminina. Trata-se da 2ª Oficial de Náutica Luciane Mirelle Corrêa Takeda, que já provou ser excelente profissional. Ela é responsável pelos equipamentos e sistemas de combate a incêndio e salvatagem. Palmas e Bravo Zulu para ela!

Foi sucesso absoluto as competições de tênis de mesa individual e de duplas a bordo do navio “André Rebouças”. Muitos competidores, alguns craques, podemos dizer. A tripulação compareceu em grande número, tendo até torcidas para os participantes. O evento faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil a bordo, que se encerrará no próximo final de semana. (RM).