O colunista está bastante feliz com a promoção do Capitão de Cabotagem Allan Moreira à função de Comandante de navio de grande porte.
Atualmente na empresa “Log In”, considerada uma das melhores de bandeira brasileira, chegou demonstrando seu profissionalismo e dedicação na carreira, ascendendo merecidamente ao Comando, que é a autoridade máxima de uma embarcação.
O seu futuro navio, realizando docagem no momento, prepara-se para a partida, iniciando uma nova história do Oficial, na qual o colunista teve a honra de embarcar junto em 2021, a bordo de um grande suezmax.
O aprendizado com o Allan Moreira foi benéfico para o navio, que na época realizou a grande missão de navegar do Brasil com destinos a Singapura e Malásia, realizando três operações com sucesso, em pleno auge da pandemia de covid.
A foto, cedida gentilmente para a coluna, mostra a imposição da plaqueta de Comandante, a bordo do NM “Log In Pantanal”, ao lado do Comandante Bertoi e o Coordenador Davi Pegado.
Boa sorte nas novas missões do Comandante Allan Moreira, digno da função
CLC Gondar recebe reconhecimento da Embaixada Angolana pelo seu feito
A foto mostra a Cerimônia realizada no Consulado de Angola, realizado em 22 de Setembro de 2022, quando o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu importante homenagem.
O feito se constitui no salvamento e solidariedade prestada a oito angolanos resgatados de uma baleeira, ocorrido há mais de 30 anos.
Não foi um abandono propriamente dito. Os tripulantes da embarcação salva-vidas estavam realizando exercício, quando o motor veio a falhar e não mais conseguiram retornar.
Por sorte, o CLC Gondar, no Comando de seu navio, vinha chegando em Lobito, quando então resgataram os aventureiros. Posteriormente, a baleeira foi rebocada por um saveiro que a levou até o porto.
Parabéns ao Comandante Gondar pela nobre atitude de solidariedade aos irmãos do mar. A homenagem é justíssima.
Após sete meses de operação, submarino “Tikuna” regressa ao Rio de Janeiro (RJ).
Após sete meses de operações, finalmente o Submarino “Tikuna” regressou ao Rio de Janeiro (RJ), em 15 de Outubro, atracando na Base Almirante Castro e Silva (BACS).
Nesse período ausente do país, o submarino participou da Operação Deployment, juntamente com a Quarta Esquadra Americana, na costa leste dos Estados Unidos, sendo essa a quarta vez da participação de uma embarcação brasileira na história.
O submarino também visitou os portos de Fortaleza (CE), San Juan – Porto Rico, Mayport – EUA, Recife (PE) e Salvador (BA), totalizando 209 dias fora de sua sede.
Presidente da AIEB-Brasil recebe homenagem da Maçonaria.
No dia 19 de Outubro, o Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB_Brasil), Comendador Rodrigo Agostini, recebeu grande homenagem da Loja Maçônica “Luzes de Iguabinha”.
O evento aconteceu por ocasião da Sessão Magna festiva em comemoração ao 26º Aniversário dessa Loja Maçônica, com a presença de grande público e que muito tem contribuído para o engrandecimento da sociedade em geral.
A Comenda foi entregue pelo Mestre Maçon Portador da Estrela da Destinação Maçônica, Sr. Manoel Almeida Maia.
Parabéns ao Comendador Rodrigo Agostini pela brilhante homenagem!
RUMO CERTO.
- A pedagoga Dayse Monteiro vem acompanhando passo a passo a viagem do navio sob o Comando do colunista e sua tripulação. Agradecimentos e como dizia nosso mestre Alyrio Sabbá: “para ela um beijo e uma rosa”.
- O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo assumiu a prazerosa categoria de avô. Nasceu seu netinho Isaac no dia 17 de Outubro. Parabéns ao vovô e vida longo ao neto.
- O Oficial de Máquinas Renato Pinto da Silva vibrando em virtude do Dia do Maquinista, comemorado no último dia 17 de Outubro, e a conquista do título da Copa do Brasil pelo seu Flamengo.
- O Comendador Rodrigo Agostini estará lançando no Dia 30 de Novembro a Medalha de Mérito “Valor Policial”. Será a terceira medalha da AIEB-Brasil.
- O Capitão de Fragata Ricardo Rebelo vem realizando excelentes serviços prestados na Companhia Docas do Pará (CDP).
- Outro flamenguista feliz da vida é Oficial de Máquinas Márcio Viller Preissler que, apesar de não atuar na função, trabalha na Vale, onde tem os grandes navios valemax.
- O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, juntamente com sua tripulação, saíram do Estreito de Malaca com destino ao Brasil. Bons ventos e mares a favor para o regresso a nossa Pátria Amada.
- O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel participou do Curso “Resposta de Emergência e Derrame de Óleo no Mar”, ministrado no Centro de Simuladores de uma empresa estatal. Ele que é expert no simulador de manobras.
- O Imediato Ricardo de Sá Mendonça sem formará em Psicanálise no mês de Março do próximo ano e pretende trabalhar com mercantes, bem como na área marítima.
- O Jornalista Cattete estreou seu Programa “Papo de Rede”, que vai ao ar todos os sábados na Rede TV de Belém do Pará. Parabéns ao amigo. Força e honra!
NAVEGANDO.
Notícias chegam à coluna de que, somente nesse mês de Outubro, 12 Oficiais da Marinha Mercante pediram demissão em uma empresa. Algo está acontecendo e fazem vista grossa. A continuar assim, com certeza tenderá a parar navios. O mercado aqueceu e somente as companhias bem administradas estão se sobressaindo no setor. Caso típico de “Alice no país das maravilhas”. Lamentável.
No evento do Instituto Náutico, realizado no último sábado (22), registram-se as presenças de vários Alunos da EFOMM do CIAGA, além de diversas empresas de navegação e do setor offshore. Foi bem divulgado, celebrando as comemorações do 50º Aniversário dessa instituição.
Os portos brasileiros registraram uma queda de 2,45% de janeiro até agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos tiveram resultado positivo de +3,36%, enquanto que os terminais privados viram a movimentação cair em -5,51%. Ainda querem privatizar os portos. Algo estranho.
A empresa de navegação “Aliança” obteve autorização especial para afretamento de embarcações durante a estiagem dos rios amazônicos. A Antaq concedeu para que realize a operação pelo tempo de 90 dias. Vários fatores se levaram em conta como pontos críticos evidenciados em trechos navegáveis do Rio Amazonas.
Os portos de Itajaí e Navegantes terão manobras experimentais para navios com boca (largura) de até 51 metros. Os testes foram autorizados pela Marinha e deverão ocorrer ainda neste mês de outubro com embarcações de até 335 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 13 mil TEUs.
A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) promoveu exposição por meio de imagens e objetos antigos como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. O evento aconteceu no Shopping Beiramar, na cidade de Florianópolis, entre os dias 05 e 07 de Outubro, tendo como tema “Marinha do Brasil na independência e sua contribuição do desenvolvimento do País”.
No dia 14 de Outubro, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Macaé (CPM), realizou significativa Cerimônia de Formatura de 20 alunos do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e Máquinas da Turma 3-2022. Parabéns aos novos mercantes.
No dia 23 de Outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou o Dia do Aviador e o seu dia. A data homenageia aviadores que cruzam os céus inspirados pelo Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. Ele que em 1906 realizou o primeiro voo com o mais pesado que o ar, a bordo do “14 BIS”. Parabéns Aviadores! Parabéns FAB!
O Exército Brasileiro inaugurou o Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1ºPEF), sediado na cidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre. A nova Unidade faz parte do 61º Batalhão de Selva (61ºBIS), subordinado ao Comando de Fronteira Juruá. A ativação ocorre depois de mais de 20 anos de atuação como um Destacamento Especial de Fronteira (DEF).
O Instituto Militar de Engenharia recebeu importante homenagem por ocasião da 77ª Edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). A Escola Militar foi reconhecida em alusão aos seus 230 anos de existência, sendo a mais antiga escola de engenharia das Américas e a terceira mais antiga do mundo. (RM).
Notícias relacionadas
-
CONVÉS PRINCIPAL – Missa Solene em Homenagem aos Heróis da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Veleiro “Mauá” é incorporado ao Grêmio de Velas do CIAGA.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Capitão de Cabotagem Laís assumiu o Comando do navio “Login Pantanal”.
-
CONVÉS PRINCIPAL – Delegacia do Sindmar em Belém realizou importante palestra.
-
CONVÊS PRINCIPAL – Cerimônia de Juramento à Bandeira dos Alunos do 1º Ano da EFOMM-CIABA.