Capitão de Cabotagem Allan Moreira ao lado do Comandante Bertoi e Coordenador Davi Pegado.

CONVÉS PRINCIPAL – Parabéns ao novo Comandante da Marinha Mercante Brasileira.

O colunista está bastante feliz com a promoção do Capitão de Cabotagem Allan Moreira à função de Comandante de navio de grande porte.
Atualmente na empresa “Log In”, considerada uma das melhores de bandeira brasileira, chegou demonstrando seu profissionalismo e dedicação na carreira, ascendendo merecidamente ao Comando, que é a autoridade máxima de uma embarcação.
O seu futuro navio, realizando docagem no momento, prepara-se para a partida, iniciando uma nova história do Oficial, na qual o colunista teve a honra de embarcar junto em 2021, a bordo de um grande suezmax.
O aprendizado com o Allan Moreira foi benéfico para o navio, que na época realizou a grande missão de navegar do Brasil com destinos a Singapura e Malásia, realizando três operações com sucesso, em pleno auge da pandemia de covid.
A foto, cedida gentilmente para a coluna, mostra a imposição da plaqueta de Comandante, a bordo do NM “Log In Pantanal”, ao lado do Comandante Bertoi e o Coordenador Davi Pegado.
Boa sorte nas novas missões do Comandante Allan Moreira, digno da função

CLC Gondar recebe reconhecimento da Embaixada Angolana pelo seu feito

CLC Gondar recebendo homenagem da Embaixada da Angola.

A foto mostra a Cerimônia realizada no Consulado de Angola, realizado em 22 de Setembro de 2022, quando o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar recebeu importante homenagem.
O feito se constitui no salvamento e solidariedade prestada a oito angolanos resgatados de uma baleeira, ocorrido há mais de 30 anos.
Não foi um abandono propriamente dito. Os tripulantes da embarcação salva-vidas estavam realizando exercício, quando o motor veio a falhar e não mais conseguiram retornar.
Por sorte, o CLC Gondar, no Comando de seu navio, vinha chegando em Lobito, quando então resgataram os aventureiros. Posteriormente, a baleeira foi rebocada por um saveiro que a levou até o porto.
Parabéns ao Comandante Gondar pela nobre atitude de solidariedade aos irmãos do mar. A homenagem é justíssima.

Após sete meses de operação, submarino “Tikuna” regressa ao Rio de Janeiro (RJ).

Submarino “Tikuna” navegando pela Baía de Guanabara (RJ).

Após sete meses de operações, finalmente o Submarino “Tikuna” regressou ao Rio de Janeiro (RJ), em 15 de Outubro, atracando na Base Almirante Castro e Silva (BACS).
Nesse período ausente do país, o submarino participou da Operação Deployment, juntamente com a Quarta Esquadra Americana, na costa leste dos Estados Unidos, sendo essa a quarta vez da participação de uma embarcação brasileira na história.
O submarino também visitou os portos de Fortaleza (CE), San Juan – Porto Rico, Mayport – EUA, Recife (PE) e Salvador (BA), totalizando 209 dias fora de sua sede.

Presidente da AIEB-Brasil recebe homenagem da Maçonaria.

Comendador Rodrigo Agostini (à esquerda) recebendo homenagem da Maçonaria.

No dia 19 de Outubro, o Presidente da “Associação Internacional dos Embaixadores da Paz” (AIEB_Brasil), Comendador Rodrigo Agostini, recebeu grande homenagem da Loja Maçônica “Luzes de Iguabinha”.
O evento aconteceu por ocasião da Sessão Magna festiva em comemoração ao 26º Aniversário dessa Loja Maçônica, com a presença de grande público e que muito tem contribuído para o engrandecimento da sociedade em geral.
A Comenda foi entregue pelo Mestre Maçon Portador da Estrela da Destinação Maçônica, Sr. Manoel Almeida Maia.
Parabéns ao Comendador Rodrigo Agostini pela brilhante homenagem!

RUMO CERTO.

  • A pedagoga Dayse Monteiro vem acompanhando passo a passo a viagem do navio sob o Comando do colunista e sua tripulação. Agradecimentos e como dizia nosso mestre Alyrio Sabbá: “para ela um beijo e uma rosa”.
  • O Capitão de Longo Curso Ricardo Alfredo assumiu a prazerosa categoria de avô. Nasceu seu netinho Isaac no dia 17 de Outubro. Parabéns ao vovô e vida longo ao neto.
  • O Oficial de Máquinas Renato Pinto da Silva vibrando em virtude do Dia do Maquinista, comemorado no último dia 17 de Outubro, e a conquista do título da Copa do Brasil pelo seu Flamengo.
  • O Comendador Rodrigo Agostini estará lançando no Dia 30 de Novembro a Medalha de Mérito “Valor Policial”. Será a terceira medalha da AIEB-Brasil.
  • O Capitão de Fragata Ricardo Rebelo vem realizando excelentes serviços prestados na Companhia Docas do Pará (CDP).
  • Outro flamenguista feliz da vida é Oficial de Máquinas Márcio Viller Preissler que, apesar de não atuar na função, trabalha na Vale, onde tem os grandes navios valemax.
  • O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Panda Carvalho, juntamente com sua tripulação, saíram do Estreito de Malaca com destino ao Brasil. Bons ventos e mares a favor para o regresso a nossa Pátria Amada.
  • O Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel participou do Curso “Resposta de Emergência e Derrame de Óleo no Mar”, ministrado no Centro de Simuladores de uma empresa estatal. Ele que é expert no simulador de manobras.
  • O Imediato Ricardo de Sá Mendonça sem formará em Psicanálise no mês de Março do próximo ano e pretende trabalhar com mercantes, bem como na área marítima.
  • O Jornalista Cattete estreou seu Programa “Papo de Rede”, que vai ao ar todos os sábados na Rede TV de Belém do Pará. Parabéns ao amigo. Força e honra!

NAVEGANDO.

Notícias chegam à coluna de que, somente nesse mês de Outubro, 12 Oficiais da Marinha Mercante pediram demissão em uma empresa. Algo está acontecendo e fazem vista grossa. A continuar assim, com certeza tenderá a parar navios. O mercado aqueceu e somente as companhias bem administradas estão se sobressaindo no setor. Caso típico de “Alice no país das maravilhas”. Lamentável.

No evento do Instituto Náutico, realizado no último sábado (22), registram-se as presenças de vários Alunos da EFOMM do CIAGA, além de diversas empresas de navegação e do setor offshore. Foi bem divulgado, celebrando as comemorações do 50º Aniversário dessa instituição.

Os portos brasileiros registraram uma queda de 2,45% de janeiro até agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os portos públicos tiveram resultado positivo de +3,36%, enquanto que os terminais privados viram a movimentação cair em -5,51%. Ainda querem privatizar os portos. Algo estranho.

A empresa de navegação “Aliança” obteve autorização especial para afretamento de embarcações durante a estiagem dos rios amazônicos. A Antaq concedeu para que realize a operação pelo tempo de 90 dias. Vários fatores se levaram em conta como pontos críticos evidenciados em trechos navegáveis do Rio Amazonas.

Os portos de Itajaí e Navegantes terão manobras experimentais para navios com boca (largura) de até 51 metros. Os testes foram autorizados pela Marinha e deverão ocorrer ainda neste mês de outubro com embarcações de até 335 metros de comprimento e capacidade para transportar mais de 13 mil TEUs.

A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) promoveu exposição por meio de imagens e objetos antigos como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. O evento aconteceu no Shopping Beiramar, na cidade de Florianópolis, entre os dias 05 e 07 de Outubro, tendo como tema “Marinha do Brasil na independência e sua contribuição do desenvolvimento do País”.

No dia 14 de Outubro, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Macaé (CPM), realizou significativa Cerimônia de Formatura de 20 alunos do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ) do 3º Grupo – Pescadores, Seção de Convés e Máquinas da Turma 3-2022. Parabéns aos novos mercantes.

No dia 23 de Outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou o Dia do Aviador e o seu dia. A data homenageia aviadores que cruzam os céus inspirados pelo Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. Ele que em 1906 realizou o primeiro voo com o mais pesado que o ar, a bordo do “14 BIS”. Parabéns Aviadores! Parabéns FAB!

O Exército Brasileiro inaugurou o Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1ºPEF), sediado na cidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre. A nova Unidade faz parte do 61º Batalhão de Selva (61ºBIS), subordinado ao Comando de Fronteira Juruá. A ativação ocorre depois de mais de 20 anos de atuação como um Destacamento Especial de Fronteira (DEF).

O Instituto Militar de Engenharia recebeu importante homenagem por ocasião da 77ª Edição da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). A Escola Militar foi reconhecida em alusão aos seus 230 anos de existência, sendo a mais antiga escola de engenharia das Américas e a terceira mais antiga do mundo. (RM).