18º Encontro de Autoridades da AIEB-Brasil.

CONVÉS PRINCIPAL – AIEB-Brasil abre seu Calendário com o 18º Encontro de Autoridades no Rio de Janeiro.

Logo mais, às 14:00 horas, a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) estará abrindo seu Calendário 2023 com o 18º Encontro de Autoridades, a ser realizado na Faculdade Instituto Rio de Janeiro (FIURJ), no Centro da Cidade Maravilhosa.
Na ocasião, diversas personalidades civis e militares, além de representantes de instituições, serão agraciadas com as Medalhas da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz no Brasil (ABFIP), Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro) e da AIEB-Brasil.
O evento fará as outorgas das medalhas “Operação Covid 19”, “Peacekeapeer”, “General Yeddo Jacob”, “Jubileu de Ouro”, “Jubileu de Prata”, “Cinquentenário”, “Tiradentes”, “Embaixador da Paz no Brasil”, “Marechal Cândido Rondon” e “Valor Policial”.
O evento será aberto ao público e presidido pelo mandatário máximo da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini.
A coluna acompanhará a Cerimônia na íntegra, publicando o evento posteriormente.

CIABA realiza adestramento para militares de bordo.

Militares que participaram do adestramento.
Barreira de contenção lançada na baía.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, realizou no dia 20 de Janeiro importante Adestramento de Lançamento de Barreiras de Contenção. Trinta militares fizeram parte do exercício, atendendo o Plano de Emergência Individual (PEI).
As barreiras de contenção foram lançadas na Baía do Guajará pelos participantes, sendo simulada uma possível situação de derramamento de óleo no meio hídrico. Uma das principais missões do simulado é o de minimizar a disseminação e amenizar os impactos da contaminação.
O adestramento mantém os militares, que concorrem a escala de serviço de Contramestre e Polícia, aptos para situações de emergência durante atividades de abastecimento e vazamentos no Avio de Instrução “Braz de Aguiar” (AvIn), embarcação que pertence ao Centro. (Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Candidatos a Alunos do CIAGA visitam navios durante Período de Adaptação.

Visita no Convés de embarcação da Marinha de Guerra.
Visita na Praça de Máquinas.

Durante a segunda semana do Período de Adaptação dos Candidatos a Alunos do CIAGA, várias visitas em navios de guerra ocorreram, fazendo parte da programação, levando-os a conhecerem as rotinas a bordo de uma embarcação.
As visitas servem para melhor familiarizar com as futuras atividades que exercerão a bordo das embarcações mercantes e de guerra.
Entre as embarcações que receberam os candidatos estiveram o Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha”, pertencente à Marinha do Brasil, onde conheceram as seções de convés e de máquinas. (Contribuição e Fotos – Jornal “O Pelicano” – EFOMM-CIAGA).

Oficial da Marinha Mercante está se especializando em Psicanálise na área marítima.

1ON Ricardo de Sá Mendonça.
Psicanálise.

Conforme vínhamos colocando matérias do 1º Oficial de Náutica Ricardo de Sá Mendonça, sua formação em Psicanálise se especializará na área marítima.
Com certeza será um momento ímpar, uma vez que não temos relatos de Oficiais Mercantes atuando nessa área, e ainda mais, no nosso setor.
Mas os leitores saberiam informar sobre a profissão? Colocamos aqui dicas.

MARÉ ALTA.

O “Grupo Louco para Ajudar” não medindo esforços para ajudar as pessoas carentes e moradores de ruas no Rio de Janeiro. Capitaneados pelo bondoso Jorge Amorim, os grupos sempre saem para ajudas humanitárias, de forma exemplar, independente do tempo e do lugar. Que a maré esteja sempre alta para eles. Bravo Zulu!

MARÉ BAIXA

Sempre que temos mudanças no Governo, vemos alguns oportunistas, sempre ávidos por cargos, pegar carona para subir com a maré, muitas das vezes sem terem condições de exercerem as funções. O caráter dessas pessoas: constatamos a facilidade com que esses inescrupulosos conseguem enganar os novos detentores do poder.

PASSADIÇO.

  • O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro, que atua na Delegacia do Sindmar em Belém (PA), tecendo altas homenagens ao Capitão de Longo Curso Roberto Luiz: “receber um elogio deste homem é mais que uma medalha, é um reconhecimento à eficiência”.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia é uma pessoa ímpar, com sua fina educação e sempre solícita em ajudar a todos. Exemplos para muitos no nosso setor.
  • Dois Comandantes de destaques na nossa área fluvial: a Capitã Joelma e o Capitão Eladir Castro. Eles participam do “Programa Amigos do Mar”, trazendo assuntos e matérias interessantes. Vale a pena assistir. Recomendo.
  • Finalmente nesta semana o colunista se encontrará com o grande amigo jornalista Antônio Cattete que atua na Rede TV de Belém (PA). Ele é apresentador do “Papo na Rede” que vai ao ar todos os sábados, às 10:00 horas.
  • Grande encontro entre a amiga Cristina Melo e a Capitã de Longo Curso Hildelene na última segunda-feira no Rio de Janeiro (RJ). A Cristina atua na Secretaria do Centro dos Capitães da Marinha Mercante de forma exemplar.
  • O Capitão de Longo Curso André Leal, que atualmente comanda navios na Log In, com certeza se faz merecedor da Medalha de Mérito Marítimo. A Cerimônia de entrega ocorrerá na última semana do mês de Setembro.
  • Ainda não foi nesse jogo do Paysandu, realizado no último domingo, que tivemos o encontro com o Oficial Superior de Máquinas Sérgio Miranda Costeira para relembrarmos os velhos tempos de NT “Grajaú” e NT “Oscar Niemeyer”. Chefe dos bons.
  • Por falar em jogo do Paysandu, a partida amistosa contra o São Francisco foi a primeira que levei a filha Marina Sophia. Já ansiosa para o amistoso de domingo contra a Tuna Luso Brasileira.
  • O Comandante Milton Imbiriba anda meio preocupado com seu Flamengo no Campeonato Carioca. A Marinha Mercante e o futebol brasileiro tem tudo a ver.
  • Na próxima edição, a coluna iniciará uma série com entrevista aos mercantes, desde Alunos a Comandantes, onde teremos várias histórias diferentes de sucessos e superações. Na primeira, teremos um grande Aluno do CIAGA.

NAVEGANDO.

Logo mais, o Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) realizará Sessão Extraordinária para tratar sobre Revisão do seu Estatuto. A instituição também representa a Marinha Mercante perante as autoridades navais e portuárias, além dos meios federais, estaduais e municipais. A Diretoria e os sócios estão convidados para essa importante reunião.

O Porto de Parintins, no Amazonas, desde 17 de Janeiro voltou a oferecer os serviços de transportes de passageiros e cargas depois que recebeu obras de revitalização. A área estava fechada desde Julho de 2022. Estima-se que, semanalmente, o porto venha a receber 1,5 mil pessoas. Atualmente essa região está no seu período de alta estação.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prevê, em seu Estatístico Aquaviário 2022, que a movimentação de carga pela navegação interior no Brasil deverá apresentar balanço anual positivo. Excelente para nossa nação, que tem grandes Bacias Hidrográficas. Como dizia nosso Mestre Alyrio Sabbá: “Os rios são as estradas naturais”.

O Terminal Portuário de São Luís bateu recorde de movimentações de carga no ano de 2022. O resultado teve cerca de 5,4 milhões de toneladas transportadas, sendo a maior desde 2015. Atualmente é administrado pela VLI. Isso representa crescimento no Corredor Norte, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS).

A embarcação “Normand Cutter” atuará no descomissionamento offshore, principalmente de estruturas submarinas na Bacia de Campos (Rio de Janeiro) e Sergipe-Alagoas. O contrato foi realizado no ano de 2022 tendo como vencedora a empresa “Ocyan”. O “OCV” veio da Noruega para realizar importantes missões no Brasil.

No último final de semana, a Fragata “Independência” esteve aberta à visitação pública no porto de Itajaí (SC). O navio realiza a Operação “Aspirantex/2023”, cujo objetivo é contribuir para o incremento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, além da familiarização dos Aspirantes da Escola Naval sobre a vida no mar.

Já o Porto de Paranaguá (PR) recebeu três navios pertencentes à Esquadra da Marinha do Brasil para visitações públicas gratuitas. Os visitantes puderam conhecer o Navio Doca Multipropósito “Bahia”, a Fragata “Liberal” e a Fragata “Defensora”. Um bom momento para a Marinha interagir com a sociedade das cidades nas quais aporta.

Sendo bastante divulgado o Edital do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSC-FN) que terá, pela primeira vez, o ingresso de mulheres em 2024. Na próxima edição da coluna, publicaremos a entrada do segmento feminino na turma pioneira da Escola de Aprendizes Marinheiros de Santa Catarina. Estamos na torcida para que todas consigam alcançar seus objetivos.

Outro concurso que abrirá no dia 23 de Fevereiro será para admissão no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica. Serão 242 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos, com idade entre 17 e 25 anos até 31 de Dezembro de 2024. As inscrições se encerrarão no dia 15 de Março. Mais informações podem ser obtidas no site da FAB.

O Navio da Guarda Costeira Americana “USCG Stone” já está previamente autorizado pelo Comanda da Marinha. A previsão de sua chegada está para 30 de Janeiro. Em 2021, teve o acesso negado à costa Argentina. Sua principal missão está no combate à pesca ilegal feita pela China em águas territoriais de países do Cone Sul. (RM).