CLC Alvaro ao lado do Contra-Almirante Ruiz e Alunos do CIAGA.

CONVÉS PRINCIPAL – CLC Alvaro José de Almeida Júnior recebe homenagens na Cerimônia de Passagem da Cana do Leme do CCMM.

SOAMAR-Rio entregou Placa de Homenagem ao CLC Alvaro.
CLC Calenzo entrega Homenagem do CCMM ao CLC Alvaro.
A ABAC também entregou Placa de Homenagem ao CLC Alvaro.
CLC Alvaro ao lado do Almirante de Esquadra Aguiar Freire e o CLC Afonso.
Familiares e amigos do CLC Alvaro.

Uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, o Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior recebeu várias homenagens durante a Cerimônia de Passagem da Cana do Leme do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) realizada no dia 1º de Fevereiro.
Conforme noticiado pela coluna, o evento aconteceu no Auditório do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), contando com as presenças de diversas autoridades civis e militares, familiares, amigos e representantes de instituições.
Entre as homenagens entregues destacamos as Placas da SOAMAR-Rio (Sociedade dos Amigos da Marinha – Seção Rio de Janeiro), da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem), além do CCMM entregue pelo novo Presidente, Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo.
O CLC Alvaro esteve à frente da Presidência do CCMM por vários anos. Na sua gestão foram criados o Hino e Estandarte da Marinha Mercante Brasileira, incorporado nas Guardas-Bandeiras do CIAGA e do CIABA, os Volumes da História da Marinha Mercante Brasileira e a criação da Medalha de Mérito Marítimo pela Marinha do Brasil.
Também se registra as indicações de vários Comandantes para os Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) da Escola de Guerra Naval (EGN).
A coluna parabeniza e agradece ao Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior pelos relevantes serviços prestados a Nação e à Marinha Mercante Brasileira. (Contribuição e Foto: CCMM).

“Aspirantex 2023” encerra a primeira Operação da Esquadra no ano.

Navios da Esquadra na Operação Aspirantex 2023.

A Operação “Aspirantex 2023” foi a primeira encerrada pela Marinha do Brasil neste ano. Os exercícios avançados no mar finalizaram no dia 1º de Fevereiro, após duas semanas ininterruptas na área compreendida entre Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Participaram 291 Aspirantes da Escola Naval do Primeiro ao Terceiro Ano com o objetivo de familiarização com a vida no mar. Para os Aspirantes do Segundo Ano foi um momento decisivo, onde farão suas escolhas para o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha.
Durante a Comissão, vários portos foram visitados, recebendo a sociedade e diversas personalidades civis e militares. (Foto: Marinha do Brasil).

Oficial da Marinha Mercante obtém a 2ª Colocação no Campeonato Estadual de Triathlon.

Marcus Vinicius Lisbôa Brandão.

“The Best”, sessentão, obtém a 2ª colocação no Campeonato Estadual de Triathlon da FTERJ, na Premiação Melhores do Ano, categoria de 60 a 64 anos masculino.
Excelente Oficial Mercante, concluiu uma bela carreira no mar e na administração em terra, onde conquistou respeito, admiração dos seus pares, chefes e subordinados.
Feliz quem consegue tal feito. Pena que um exemplo desses não serve de referência para alguns colegas que, ao contrário, despertam sentimentos opostos, pois não observam que o Lisboa fez sua carreira pautada na ética, no respeito às pessoas, às regras da empresa e a legislação marítima (nuca buscou, indevidamente, títulos que não fazia jus – pois como 1ON tem mais tempo de embarque que alguns CLC’s conhecidos).
Parabéns ao amigo. Merecidíssimo!

Maranata recebe visitas de Jornalista e Capitão de Longo Curso da Marinha Mercante.

Jornalista Cattete (Rede TV), Pastor Luiz Paulo (Igreja Maranata) e o colunista.

O Colunista, atendendo honroso convite do Jornalista da Rede TV de Belém Antônio Cattete, participou do Culto Dominical na Igreja Maranata, localizada no Bairro da Cremação.
Os convidados foram muito bem recebidos pelos pastores Luiz Paulo, que é o Coordenador Geral da Igreja Maranata no Pará, e Márcio Pacheco, responsável pela Igreja Maranata na Cremação.
Agradecimentos da coluna pelo tão honroso convite e pela demonstração de fé e esperança dos irmãos presentes.

MARÉ ALTA.

O Ministério Público Federal, em conjunto com a Polícia Federal, estão realizando visitas nos navios em portos brasileiros com o intuito de verificar se os tempos de embarques estão sendo cumpridos pelas empresas de navegação, além da alimentação, água e habitabilidade a bordo. Justa iniciativa, já que visa verificar se os direitos dos tripulantes estão sendo cumpridos pelas empresas!

MARÉ BAIXA.

Algumas pessoas que costumam criticar, sem nada somar para o engrandecimento da Marinha Mercante Brasileira. Pior de tudo é que a grande maioria é da classe marítima. Ficam as sábias palavras de um grande CLC: “Assuma o Comando de um navio de Longo Curso, cumpra programações de viagens ao exterior, de preferência com docagem, depois reflitam em criticar o caráter de um Comandante”.
Agora as palavras do colunista: “creio mesmo que esses que hoje criticam, poucos ou nenhum perfil demonstram, que os qualificam como pessoas de bem”. Fato.

PASSADIÇO.

  • O Major da Polícia Militar do Pará Juniel Costa Maciel é um dos fortes candidatos à indicação para a Medalha de Mérito Polícia Militar que será lançada pela AIEB-Brasil neste mês.
  • O Comendador Rodrigo Agostini já preparando a Cerimônia para o 19º Encontro de Autoridades a ser realizada no Rio de Janeiro (RJ). Esperamos ter mercantes agraciados.
  • O Capitão de Longo Curso José Menezes Filho ostenta as mais altas condecorações da Marinha do Brasil, entre elas o Mérito Marítimo, no Grau de Comendador, e o Mérito Tamandaré. Não à toa, é uma das grandes Expressões da Marinha Mercante Brasileira.
  • A Comandante Vanessa Cunha foi uma das grandes iniciativas da Log In para que as mulheres ocupassem cargos maiores na hierarquia de um navio. Ela tem grande destaque, sendo referência para àquelas que anseiam chegar nessas funções.
  • O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara assumiu a 1ª Vice-Presidência do Centro dos Capitães da Marinha Mercante. Em pouco tempo, já se registra atuação destacada.
  • O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, que comandou nosso querido CIABA, marcou presença na Cerimônia do CCMM realizada no CIAGA em 1º de Fevereiro.
  • Agradecimento recebido pelo Capitão de Longo Curso Antônio Francisco de Oliveira pela publicação de seu nome na edição anterior. Gente fina é outra coisa.
  • Carnaval chegando e a grande Embaixadora do Turismo Marisa Araújo na expectativa dos blocos. É tão bom pular na folia.
  • Grande encontro de gigantes em Belém com os Comandantes Panda Carvalho, Tábata, Bruno Lélis e Felipe Damasceno.
  • O Capitão de Mar e Guerra André Luis Martini Vieira irá participar do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.

NAVEGANDO.

Comandantes estrangeiros estão treinando em simulador da USP (Universidade de São Paulo). A Marinha do Brasil, representada pela Capitania dos Portos de Macaé (RJ), vem acompanhando em Real Time os treinamentos. Recentemente a segunda turma da empresa Maersk passou pelas simulações de manobras de embarcações offshore de elevada potência, que atuam como rebocadores, manuseios de âncoras e transportes de suprimentos. Lá vem os “gringos” tirar vagas de brasileiros. Dizem que são em caráter excepcional. Mas quem vai acreditar?

O total de 443 navios mercantes e embarcações offshore foram vendidos para sucateamento em praia do sul da Ásia no ano de 2022, conforme dados da ONG Shipbreaking Platform. Desses números cerca de 292 são navios de grande porte, entre eles tanques, graneleiros, plataformas flutuantes, cargueiros e de passageiros que tiveram seus momentos finais nas praias de Bangladesh, Índia e Paquistão.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro contabilizou 51 cascos abandonados ou soçobrados na Baía de Guanabara. As embarcações representam um grande problema na região. Conforme divulgamos, três meses atrás o navio graneleiro “São Luiz” teve a amarra partida e parou nos pilares da ponte Rio-Niterói após um mau tempo. As investigações seguem em andamento.

O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), que tem o ilustre Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo como Presidente, também é um das instituições que pode indicar aquaviários para a Medalha de Mérito Marítimo, a ser entregue em Setembro. Tal indicação também é feita pela própria Marinha do Brasil, tendo a DPC (Diretoria de Portos e Costas) como responsável pela confecção e outorga da Comenda.

Pela primeira vez, o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) terá presença feminina, sendo que, no total de 1080 vagas para 2024 ofertadas em concursos, 96 delas serão destinadas às mulheres. Será pioneirismo na instituição, completando a inclusão delas em todos os quadros, escolas e centos de instrução da Marinha. As inscrições estão abertas.

Ainda sobre o afundamento do antigo casco do Ex-NAe “São Paulo”, algumas horas antes do alijamento, a Procuradoria da República em Pernambuco (MPF) havia pedido a suspensão imediata de qualquer serviço relativo a sucata da embarcação. Porém o Desembargador do TRF-5 entendeu que acatar o recurso provavelmente seria em vão, dada a iminência do afundamento espontâneo do casco. Coerente.

A Emgepron lançou edital para a venda o casco da “Corveta Museu” denominada “Imperial Marinheiro”. O arrematante deverá declarar a destinação final que pretende dar ao bem da Marinha do Brasil, seja para reciclagem, demolição, reflutuação ou retorno a operação. A embarcação atualmente se encontra no porto de Rio Grande (RS).

A Força Aérea Brasileira deflagrou a Operação Escudo Yanomami em Roraima, conforme Decreto Presidencial Nº 11.405 de 30 de Janeiro de 2023. A partir de 1º de Fevereiro foi ativada uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) na área norte do país, com finalidade de incrementar a capacidade de Defesa na área entre a Terra Indígena Yanomami e adjacências, bem como combater o garimpo ilegal.

O Hospital de Campanha da FAB montado em Boa Vista (RR) já realizou mais de 300 atendimentos aos indígenas Yanomami, conforme balanço apresentado em 1º de Fevereiro. O hospital está equipado com estrutura para fazer exames laboratoriais, ultrassonografias e dispões de leitos para estabilização para pacientes mais graves.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu no dia 25 de Janeiro o acervo do Coronel Jarbas Gonçalves Passarinho, em Cerimônia Simbólica realizada na instituição. O material inclui grande volume de obras e publicações, além das condecorações, mobília e os objetos pessoais doados pela família do ilustre Oficial, falecido em 2016, ao Exército Brasileiro. Isso foi pedido e desejo do próprio militar. (RM).