Na fazenda do homenageado, Italo Alberio, Gabriela Gouvêa, Carlos Augusto Nunes Gouvêa, Natalino Correa, Guto Gouvêa, Gutinho, Carmen Lima e Jesus Rodrigues.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Prêmio Agrônomo do Ano vai para o Marajó

A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará decidiu, por unanimidade, conceder o prêmio máximo de 2023 para o agrônomo e produtor rural de Soure, Carlos Augusto Nunes Gouvêa, proprietário da fazenda Mironga, empreendimento sustentável de três gerações que concentra a criação de búfalos, produção de queijos e doces, e promove o contínuo reflorestamento e preservação de áreas de mangue, florestas e campos da fazenda.
Para o convite oficial, destacaram-se para Soure os diretores da entidade Natalino Corrêa, Ítalo Albério e Jesus Rodrigues, que foram recepcionados com requintado almoço oferecido pela esposa anfitriã, Carmem Lima, e pela filha Gabriela Lima Gouvêa, além do prefeito Guto Gouvêa, filho do agraciado.
O prefeito Guto sugeriu que o evento alusivo venha ser realizado no recém construído auditório de Soure, com capacidade para 250 pessoas totalmente refrigerado. A proposta será apreciada pela diretoria para que haja consenso entre os membros da Associação e instituições do setor.

Cosanpa empossa novo presidente

Estiveram prestigiando a posse secretários de Estado, presidentes da Fiepa, Faepa, Fecomércio, ADBV, ACP, além de diretoria e servidores da Cosanpa.

O novo presidente da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), José Fernando Gomes Jr., foi empossado na manhã de ontem na presença de secretários de estado e dos presidentes da Fiepa, Faepa, Fecomércio, ADBV, ACP, diretoria e servidores, lotando o auditório do órgão.
José Fernando relembrou sua origem de família tradicional do Pará, a trajetória de 15 anos na Vale e no governo Helder Barbalho, à frente da Sedeme.
Prometeu empenho total pela instituição, juntamente com seu quadro técnico e operacional, e garantiu portas abertas para prefeitos e deputados que necessitem de apoio e obras da Companhia.

Academia Militar das Agulhas Negras recebe acervo do Coronel Jarbas Passarinho

No dia 25 de janeiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi palco de uma simbólica cerimônia, que teve por objetivo a recepção formal de parte do acervo do Coronel Jarbas Gonçalves Passarinho. O material inclui um grande volume de obras e publicações, além de suas condecorações, mobília e objetos pessoais. Os itens foram doados ao Exército Brasileiro pela família do ilustre oficial, falecido em 2016, atendendo a um desejo do próprio militar. Os filhos Júlia Maria Passarinho Chaves e Carlos C. Gonçalves Passarinho, acompanhado da esposa, netos, bisnetos, parentes e amigos da família participaram da entrega solene.
Na ocasião, o Comandante da Academia Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves, recepcionou os convidados, juntamente com o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, e enalteceu a importância do ato e do culto a um grande personagem da história de nosso Exército e nosso País.

Mares & Rios

O Coronel Jarbas Passarinho nasceu em Xapuri, Acre, em 11 de janeiro de 1920. Ainda na infância, mudou-se com a família para o Estado do Pará. Em Belém, cursou os principais anos da formação escolar básica. Ingressou, mais tarde, na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1939, entrando na Escola Militar do Realengo no ano seguinte. Foi declarado Aspirante a Oficial de Artilharia em 1943.

Em 1964, iniciou a carreira política de quase três décadas, ao ser indicado pelo Presidente Castelo Branco, para assumir o governo do Estado do Pará. Ao longo de sua trajetória na vida pública, exerceu três mandatos de Senador e foi Presidente do Senado Federal de 1981 a 1983. Ocupou quatro pastas ministeriais em diferentes governos, sendo a última em 1990, quando o Presidente Fernando Collor o convidou para ocupar a pasta da Justiça, cargo em que permaneceu até 2 de abril de 1992.

Delegado-Geral Walter Resende (foto) segue prestigiado no segundo governo Hélder Barbalho. A permanência no comando da Polícia Civil do Pará foi anunciada pelo governador e foi muito bem aceita por vários seguimentos do Estado, pois sua primeira gestão à frente da Policia Civil foi marcada pelo diálogo e pela redução nos índices de criminalidade.

Mais de 2.700 marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis sediados nos estados da Bahia e Sergipe tem, a partir de hoje, um novo Comandante. Em cerimônia realizada no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), o Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior transmitiu o cargo de comandante ao Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra. A cerimônia, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e de autoridades civis estaduais e municipais.

O colunista, a convite do Prático Marcelo Salgado (O Príncipe dos Práticos), presidente da Empresa de Praticagem Pará River, realizou uma visita de cortesia a sede da empresa que atua na ZP-03. Na oportunidade, em meio a um delicioso café, colocamos o papo em dia, além de recordar histórias de nossas praticagens ZP-01 e ZP-02, visto que ingressamos na praticagem quase que ao mesmo tempo: eu iniciei em 1980 e ele, em 1982..

Marcelo Salgado, Fernando Câmara, João Antônio, Luiz Omar, CMG Calfa, Anderson Costa, Miguel Salgado e Flávio Acatauassú.

O Sindampa realizou, no último dia 1° de fevereiro, um jantar em razão da posse de sua a diretoria para o triênio 2023-2026, no restaurante The Wine Experience, em Belém. Em chapa única, o presidente Anderson Costa foi reeleito compondo a nova gestão com o vice-presidente Marlon Gonçalves. A Diretoria renovou os esforços e comprometimento para trabalhar cada vez mais em prol do crescimento e melhoria dos serviços prestados pelas agências marítimas do Estado do Pará e Amapá. (LOP)