Sala de Coleta no CIABA.

CONVÉS PRINCIPAL – CIABA participa da doação de sangue do Hemopa.

O “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), em conjunto com a “Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará” (Hemopa), atenderam voluntários da nossa gloriosa “Universidade do Mar” entre os dias 06 e 07 de Fevereiro.
Cerca de 148 pessoas, entre militares, servidores civis e Alunos da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) se dispuseram a realizar doação de sangue, porém apenas 104 foram considerados aptos, além de um doador de medula óssea.
Para doação, o voluntário necessita passar por algumas etapas, entre elas o cadastro, triagem clínica, coleta e alimentação (lanche). Também é necessário que não tenha viajado recentemente para área com alta prevalência de malária, nem realizado exame de endoscopia nos últimos seis meses e que não tenha gripado, resfriado ou estado febril a menos de uma semana, além de outros motivos de impedimentos.
É o poderoso CIABA sempre contribuindo com a campanha do Hemopa, no sentido de ajuda relevante àquela Instituição visando cumprir sua nobre missão. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Pioneiras femininas participam do Período de Adaptação do Colégio Naval.

Pioneiras no Período de Adaptação no Colégio Naval.

No dia 29 de Janeiro teve início o Período de Adaptação do Colégio Naval. E não é uma turma qualquer que inicia essa fase de formação, uma vez que temos as primeiras representantes femininas a ingressar na instituição de ensino médio.
Uma Cerimônia de Recepção aos Adaptandos, que entraram em formatura e marcharam em direção aos portões principais do Barco Amarelo, foi realizada. São 12 mulheres que agora ingressam nas turmas do Colégio Naval.
Recepcionadas pelo Comandante e pelo Monitores-Alunos, agora a turma realiza atividades físicas, ordem unida e palestras diversas. A previsão de encerramento desse Período ocorrera neste mês de Fevereiro. (Contribuição e Fotos: Colégio Naval).

Psicanalista na Marinha Mercante – Parte II.

1ON Ricardo de Sá Mendonça – Psicanalista.

O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.
Embora a análise seja parecida com aquela feita na psicologia, na psicanálise o processo é mais longo. O profissional investiga a mente do paciente à procura de possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Um padrão de comportamento negativo pode estar associado a um evento esquecido, por isso é necessário descobrir o que realmente se passou.
A psicanálise é conhecida como a “terapia da conversa”. Enquanto o paciente permanece deitado falando sobre diversos assuntos, inclusive temas aleatórios que nada tem a ver com seus problemas, o inconsciente se manifesta. Há um distanciamento mínimo do presente enquanto o paciente fala. É nesta pequena brecha que o conteúdo presente no inconsciente consegue chegar à superfície sem repressão.
Por isso, o psicanalista passa a maior parte do tempo ouvindo com atenção. Ele precisa captar todos os detalhes da fala do paciente, inclusive os quase imperceptíveis. Só então ele faz a interpretação do que lhe foi dito. (Por 1ON Ricardo de Sá Mendonça.)

Rotary Club Vésper participa da Confraternização no Beco do Alemão.

Presidência do Rotary e novos associados.

No dia 26 de Janeiro, o Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, que tem na sua Presidência a querida Neide Benchimol, assessorada por uma Diretoria de alta qualidade, realizou importante Cerimônia de Confraternização no Beco do Alemão, que fica localizada na Avenida das Américas (RJ).
O evento recebeu visitas ilustres e contou com a admissão de sete novos associados representativos, que sobe para 29 membros. Os senhores Jorge Amorim, Carlos Magalhães, Maurício Mendes, Hosania Nascimento, Varella, Roberta e Maria do Carmo agora fazem parte de um dos grupos mais importantes e atuantes em defesa das ações e ajudas humanitárias.
Com certeza um momento marcante na existência do Vésper que está de parabéns pela iniciativa!

MARÉ ALTA.

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, promoveu excelentes palestras, por ocasiões das Aulas Inaugurais para os Alunos da EFOMM, tanto do CIABA em Belém (PA), quanto para o CIAGA no Rio de Janeiro (RJ). Com isso, os futuros Oficiais da Marinha Mercante passam a ter um convívio harmonioso com o representante da Autoridade Marítima Brasileira que legisla nosso setor.

MARÉ BAIXA.

Falta de empatia. A Marinha Mercante vive dois momentos distintos: antes e depois das revoluções nas comunicações. Na década de 90 para trás, quando só existia a estação rádio, os procedimentos eram bem mais simples e quase não havia inspeções e auditorias. Os embarques costumavam ser de no mínimo um ano. Depois do “upgrade”, com instalações de internet a bordo, procedimentos mais complexos e o mínimo de três inspeções em cada embarque, tá difícil até de completar o tempo máximo estabelecido por cada empresa. Alguns colegas, com exceções, costumam dizer hoje que é “frescurinha” do pessoal que reclama do tempo atualmente, porém não se dispõe a embarcar para comprovar as mudanças. Só tem um motivo para isso: talvez não aguentem a rotina atual de bordo, que naquela época era tranquila.

PASSADIÇO.

  • O Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva foi declarado Guarda Marinha em 13 de Dezembro de 1980, exatamente no Dia do Marinheiro. Muito boa coincidência para um grande marinheiro da nossa força naval.
  • O Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa, que assumiu a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) terá dois longos anos de serviços nessa Organização Militar, uma das mais movimentadas em todo o Brasil.
  • Na próxima Cerimônia da AIEB-Brsil, o Capitão de Longo Curso Antônio Francisco de Oliveira, da empresa Starnav, será agraciado com a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil.
  • O Major Juniel Costa Maciel, da Polícia Militar do Pará, será agraciado com a Medalha de Mérito Polícia Militar, em lançamento Oficial da AIEB-Brasil no próximo dia 28 de Fevereiro.
  • Agradecimentos ao Coronel (PMPA) Alan e ao Major (PMPA) Juniel, Comandante e Sub-Comandante do 17º Batalhão, que agraciou o colunista por ocasião dos 29 Anos dessa importante instituição da briosa Polícia Militar do Pará.
  • A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, através da APMM, realizará live no próximo dia 14 de Fevereiro para tratar sobre os Exames de Revalidação dos Certificados dos Oficiais de Náutica e de Máquinas.
  • O 1º Oficial de Náutica Daniel Moura, quando servia no 2º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, gostava muito de treinar com cães para resgates de feridos.
  • O colunista Luis Celso Borges proferiu palavras de louvor no Culto de Missões realizado ontem na Congregação Maanaim, cujo tema foi “Esther e sua Missão”.
  • O Jornalista Antônio Cattete sempre vem lendo e divulgando a coluna em suas redes sociais. Um grande abraço ao amigo e sua família.
  • O Capitão de Cabotagem Allan Moreira já embarcando no Comando do navio da Log In para mais um período de embarque.

NAVEGANDO.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentou os dados informando que a movimentação no Setor Portuário foi de 1,2% bilhão de toneladas em 2022. Mesmo com a baixa de 0,4%%, essa foi considerada a segunda maior movimentação portuária registrada desde 2010. A navegação interior teve destaque no período.

Sempre digo aqui que algumas empresas deveriam enviar pessoal para aprenderem a administrar com a Maersk. E não é a toa, uma vez que teve seu melhor resultado financeiro em 2022. Essas conquistas foram impulsionadas pelo conjunto de bons desempenhos em todos os negócios na primeira parte do ano, além da diminuição dos congestionamentos, a normalização do mercado marítimo no período final do ano, a alta do frete e forte demanda.

O anúncio do Governo Federal sobre a retomada da construção naval no país caiu como agrado para uns e raiva para outros. Para a classe aquaviária com certeza será um ganho como o foi anos atrás. Para simpatizantes do Governo anterior, será mais uma maneira de configurar “propinas” como o foi no passado. Na minha opinião: o importante é o Brasil crescer, independente de ideologia, partido ou sistema de governo. Se o país cresce, nosso povo viverá bem.

Não sou muito fã de política, tanto é que preferência de partido não existe nos meus objetivos. Porém ainda vejo amigos e colegas de trabalho criando contenda e desunião ao defender essas ideologias e partidos. Sabemos que todos têm seus a favores e contras. Devemos ter a inteligência de debater sobre política sem levar para o lado pessoal e evitar inimizades por coisas que não valem a pena.

Ainda no campo da política, vejo pessoas que antes das eleições eram simpatizantes e defensores do Governo anterior. Após o resultado, viraram drasticamente o jogo, virando a favor do Governo atual. Essas coisas existem na vida. Ou estão procurando obter privilégios para nomeação a cargos de confiança e, quando não conseguem, ficam em “stand-by” (na expectativa) de conseguir algo mais adiante. Pessoas sem perfis e sem identidades.

O Ministério da Defesa ativou o Comando Operacional Conjunto Amazônia, através da Portaria Nº 710 de 03 de Fevereiro de 2023, com o objetivo de atuar na área do Estado de Roraima e na porção do Amazonas, incluindo a Terra Indígena Yanomami. O emprego das três Forças Armadas reforça as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública.

Pela primeira vez a Força Aérea Brasileira (FAB) assumiu o Conjunto dessa natureza, que visa a Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. Cabe estabelecer ainda o controle do espaço aéreo sobrejacente e adjacente às áreas indígenas, além de permanecer em condições de disponibilizar recursos operacionais. Apesar dos acontecimentos, os esforços estão valendo a pena.

O balão que foi abatido pelos Estados Unidos, no último no dia 04 de Fevereiro, tinha forte tendência de estar sendo usado como manobras de espionagem por militares chineses, conforme informação das autoridades norte-americanas. O artefato apareceu em Montana, que abriga estruturas com mísseis nucleares, após ter cruzado o Alasca e Canadá. A China nega a aplicação militar.

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) formou novos Marinheiros Auxiliares de Convés e de Máquinas, em curso realizado no período de 21 de Janeiro a 03 de Fevereiro. Trinta e nove marinheiros receberam sua certificação e agora estão aptos a atuar em embarcações de nossa Marinha Mercante Brasileira, conforme discriminado em sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e na Norma da Autoridade Marítima (Noman).

Nesta semana, o colunista estará visitando as embarcações da empresa “Hidrovias do Brasil”, que fica sediada em Vila do Conde (PA), bem como realizará palestra sobre “Segurança da Navegação”. Os agradecimentos pelo convite, na esperança e certeza de que irá colaborar com a experiência profissional dos longos 25 anos de mar, sendo 14 anos de Comando. (RM).