Agência reguladora apoia institucionalmente e discutira a infraestrutura aquaviária no primeiro dia de congresso
O superintendente de Outorgas da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Renildo Silva, irá apresentar a atual realidade infraestrutura aquaviária dentro da temática navegação e hidrovias durante o Portos & Costas |Brasil – 2023. A Antaq também fechou apoio institucional com o evento, programado para os dias 22 e 23 de maio de 2023, em Balneário Camboriú (SC). A agência é uma autarquia que integra a Administração Pública Federal indireta, sendo responsável por regular e fiscalizar a prestação de serviços de transporte aquaviário e a exploração da infraestrutura portuária e aquaviária no Brasil.
“Hidrovias são sinônimos de sustentabilidade, intermodalidade e eficiência logística. No entanto, o Brasil ainda explora pouco o potencial de suas vias navegáveis. São mais de 19 mil quilômetros de vias navegáveis, mas elas precisam receber investimentos e intervenções para que se tornem hidrovias”, diz o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
Ele vê as concessões e programas de parcerias público privadas (PPPs) como alternativas para que as hidrovias sejam implementadas e exploradas no Brasil e cita o plano setorial hidroviário, da Antaq, e o plano geral de outorgas, como ferramentas para que as hidrovias sejam efetivamente implementadas. “Elas são a última fronteira do desenvolvimento”, pontua.
Eduardo Nery destaca ainda que a utilização do transporte aquaviário tem excelente custo-benefício e segurança se comparado aos outros modais de transporte. Isso gera aumento na competitividade e, consequentemente, redução no custo Brasil. “O custo de implantação de uma hidrovia é muito inferior, se comparado às rodovias ou ferrovias, e trata-se de um modal altamente sustentável nos pontos de vista econômico e ambiental.”
Mauricio Torronteguy, curador do Portos & Costas Brasil – 2023, destaca a importância de se discutir temas como esse, que trazem à tona antigas discussões para o modal aquaviário e que dão certo em muitos países mundo a fora. “O transporte hidroviário no Brasil é um tema relevante e que será abordado de forma técnica nessa segunda edição do Portos & Costas”, destaca Maurício. A realização do evento é da MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas e a organização é da Projecta Eventos e Marketing.
Serviço:
O que: Portos & Costas Brasil – 2023
Quando: 22 e 23 de maio de 2023
Onde: Hotel Mercure Balneário Camboriú
Endereço: Av. Atlântica, 2010 – Centro
Informações complementares: secretaria@projectaeventos.com.br, http://www.portosecostas.com.br
Comercial: sabrina@projectaeventos.com.br, whatsapp (48) 3028-2004
Fotos:
Renildo Silva, superintendente de Outorgas da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq).
Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq).
Crédito: Antaq/Divulgação
Assessoria de Imprensa:
Joca Baggio – Assessoria e Consultoria em Comunicação
Jornalista: MTB 4043/SC – (47) 9 9959 3979
Notícias relacionadas
-
Marinha do Brasil, Comando do 4º DN, divulga Processo Seletivo para Belém.
-
Portos do Arco Norte ganharão novo corredor logístico no Rio Tocantins.
-
Falta de política pública fluvial gera subutilização de rios na Amazônia.
-
Pará ganha primeira Trilha Aquática dentro do turismo sustentável no Rio Xingu.
-
Comando do 4º Distrito Naval participa do Fórum da Cultura Oceânica sobre “O Currículo Azul na Região Norte”.