CMG Braga, CMG Calfa, Contra-almirante Carlos Roberto, Jorge Barbeito (Barra do Pará) e CMG Marsico.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha

Marcelo Salgado, Vice-almirante Capistrano, Carlos Nascimento, CMG (RM1) Otoch, Milva Rebelo e Guilherme.
CC(EN) Jaison, CF(EN) Elaine, Vice-almirante Capistrano, CMG (EN) Paiva e CMG (EN) Candido.

Em Belém a solenidade foi realizada na Base Naval de Val-de-Caes, que tem como comandante o CMG Engenheiro Paiva, e foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, o Vice Almirante Antonio Capistrano.
Em 12 de abril de 1890, foi assinado o Decreto Presidencial nº 327 que aprovou a criação do Corpo de Engenheiros Navais. Naquela ocasião, o Corpo era composto por 26 engenheiros militares e 6 Oficiais-alunos oriundos da Escola Naval. Nesse grupo, destacaram-se o Contra Almirante (EN) João Cândido Brasil, Patrono do Corpo de Engenheiros da Marinha
Desde a criação, o Corpo de Engenheiros passou por diversas alterações que modificaram a composição e forma de ingresso, sendo Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) a atual denominação. Atualmente, o CEM é composto por 1270 integrantes, sendo 1014 Oficiais de carreira e 256 Oficiais temporários, homens e mulheres, alinhados às diretivas da Alta Administração Naval, que servem em diversos setores da Marinha do Brasil.

ATP convida Ministro para missão na Bélgica

Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, foi recebido nesta terça (11/4), pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, na sede do Ministério, em Brasília.
Na oportunidade, Murillo entregou ao ministro o convite para participar da Missão ATP Bélgica, organizada pela associação, para conhecer os portos de Antuérpia, Zeebrugge e Ghent, na Bélgica.
“Foi um encontro de aproximação muito produtivo, onde conseguimos falar um pouco da história da associação e da importância dos terminais privados”, explicou Murillo.
A missão será realizada de 22 a 26 de maio. O objetivo é a troca de experiências entre os participantes, proporcionando uma vivência da realidade da operação e da gestão portuária em países que são referência no segmento logístico e portuário.
Na ocasião, França também recebeu exemplares do Guia de Sustentabilidade Portuária: A Estratégia ESG, inédito no segmento. A publicação foi produzida pela ATP, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH)

Mares & Rios

A empresa Henvil de Navegação recebeu da Capitania dos Portos, na solenidade de premiação do “Programa de Segurança da Navegação na Amazônia”. O prêmio foi entregue pelo Prático Marcelo Salgado ao diretor da empresa, Daniel Pereira (foto), que prima pela segurança e conforto de milhares de passageiros que utilizam as embarcações da empresa em diversas regiões do Pará

O fechamento temporário da Fábrica da Jarcel, em Monte Dourado, está causando grande preocupação na comunidade local, especialmente no município de Vitória do Jari, onde residem a maioria dos funcionários. Grande parte deles está sem receber os salários há mais de 6 meses. As operações foram suspensas após ampla divulgação de mudanças na planta de produção, onde seria produzido celulose solúvel, retomando a produtividade e abastecendo o mercado chinês.

Eu mesmo participei de todo o projeto que previa o aumento do tamanho dos navios que iriam operar no porto e transportar celulose solúvel. Na minha última viagem, vi a fábrica fechada e um carregamento de toras de eucaliptos cortadas para entrar em produção que, fatalmente, serão perdidas por estarem ao relento.

A Wilson Sons, firmou nova parceria com a TechnipFMC para a execução dos serviços de docagem nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no Porto de Santos, principal complexo portuário da América Latina. A embarcação Cábrea Vitória Lift 1, da TechnipFMC, um dos líderes globais da indústria de energia offshore, concluiu a docagem para renovação da CSN (Certificação de Segurança de Navegação) com a realização de manutenção preventiva nos estaleiros da companhia. Esta é a segunda docagem realizada pela Wilson Sons a pedido do armador – a anterior aconteceu em 2018.

A edição de hoje faz referência à Banda de Fuzileiros Navais (foto), do Maestro (SO-FN-UM) Bitencourt, que participa de todas as solenidades realizadas nas OMs subordinadas ao 4º Distrito Naval. Como de costume, ontem, durante a cerimônia do 133º aniversário do Corpo de Engenheiros da Marinha, a banda fez uma apresentação magnífica. Parabéns ao Maestro e todos os integrantes da Banda (LOP).