CLC Allan Moreira ao lado do Capitão de Fragata Gubio Oliveira.

CONVÉS PRINCIPAL – Capitão dos Portos de Brasília substitui platina do CLC Allan Moreira.

Comandante Allan Moreira com as novas platinas de CLC e etiqueta da CIR.
CLC Allan Moreira ao lado de familiares e amigos.

No dia 05 de Maio, foi realizada nas dependências da Patromoria da Capitania Fluvial de Brasília a Cerimônia de Troca de Platinas do agora Capitão de Longo Curso Allan Moreira.
O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos de Brasília, Capitão de Fragata Gubio Oliveira, contando com as presenças de militares da Tripulação da Capitania, familiares e amigos do Comandante Allan Moreira.
Por motivos de agenda, O Vice-Almirante Alvarenga, Comandante do 7º Distrito Naval, não pôde comparecer à Cerimônia, porém enviou mensagem de incentivo e apoio a iniciativa do Capitão dos Portos e do novo Capitão de Longo Curso. Ele que sempre apoia e motiva as tradições marinheiras e enaltece a Marinha Mercante Brasileira.
O Capitão dos Portos efetuou a leitura da ordem de serviço alusiva a ascensão de categoria de aquaviários, agradeceu aos mercantes pelo que representam ao nosso país e parabenizou o CLC Allan Moreira pela merecida ascensão.
O colunista teve a grata satisfação de tê-lo na sua tripulação em 2021, a bordo do navio que comandou. Na época, exercendo a função de Imediato, o então CCB Allan Moreira realizou serviço exemplar, destacando-se na Tripulação. Hoje atua como Comandante da Log In.
A Cerimônia representou muito não só para o agora CLC Allan Moreira, mas para toda a classe! Bravo Zulu!

Marinha resgata tripulante indiano de navio mercante no Pará.

Paciente em atendimento médico pela Marinha do Brasil.

No dia 02 de Maio, a Marinha do Brasil realizou a evacuação médica de um tripulante indiano de 33 anos, que estava a bordo de navio mercante com bandeira da Singapura, nas proximidades do distrito de Mosqueiro (PA).
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, no Norte do País, foi acionado pelo navio, após o tripulante inalar um gás nocivo e apresentar quadro de choque anafilático.
O Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, foi enviado ao local, escoltou a embarcação e resgatou o enfermo, que fez exames clínicos, sob os cuidados de uma equipe médica da Marinha, e foi mantido estável até a chegada na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), de onde foi encaminhado para um hospital na capital paraense.
(Contribuição e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – 4º Distrito Naval).

CIABA realiza abertura do Ano Cultural da EFOMM.

O evento contou com a apresentação da banda.

A tradicional “Universidade do Mar”, que é o nosso querido Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), realizou a abertura do Ano Cultural da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) no dia 03 de maio.
O Evento, que é uma das atividades extracurriculares produzidas pela Sociedade Acadêmica Vikings (SAVI), oferece aos alunos momentos de lazer e descontração, de extrema importância para ajudá-los a deixar um pouco a intensa rotina de estudos e treinamentos, e divertirem-se com seus amigos, professores e instrutores.
A abertura contou com a apresentação da banda dos alunos, seguida dos concursos de fotografia, poesia e escolha do mascote do Aviso de Instrução Braz de Aguiar (AvIn). Ainda contou com a participação da banda Georocks, que encantou os presentes com clássicos do rock nacional e internacional.
O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, esteve entre os convidados, tendo a honra de efetuar a entrega de prêmios aos vencedores do concurso de poesia. (Contribuição e Foto: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Rio de Janeiro recebeu primeiro navios de grande porte equipado com velas rotativas.

Navio “Sea Zhoushan”.

No mês de Abril, o Rio de Janeiro recebeu o primeiro navio de transporte de minério de ferro equipado com sistema de velas rotativas (rotor sails), atracando no terminal da Vale, que fica em Mangaratiba.
A embarcação, um Guiabamax da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), tem a capacidade de carregar 325 mil toneladas.
As velas rotativas são rotores cilíndricos, com quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura. O que equivale a um prédio de sete andares.
O “Sea Zhoushan” saiu de Singapura no dia 23 de Janeiro e tem como destino a China.

MARÉ ALTA.

A 2ª Revisão da Norma da Autoridade Marítima (NORMAM-21), que trata sobre o uso dos uniformes da Marinha Mercante Nacional, entrou em vigor no dia 02 de Maio, contendo algumas alterações e exclusões.
As mudanças relevantes, que servirão de incentivos para os aquaviários, são as criações de brevês para os cursos de aperfeiçoamento de diversas categorias, tais quais existem para Náutica e Máquinas.
Outra grande mudança foi nos critérios para concessão do Distintivo de Comodoro. Esse agradou uns e desagradou outros.

MARÉ BAIXA.

Tem certas coisas que nunca mudarão no profissional. Existem líderes que tem belos discursos na teoria, porém a prática é uma catástrofe por nunca realizarem. Líderes que falam muito e fazem pouco tendem a despertar desconfiança das pessoas ao seu redor. São os tipos “teatrinhos”.
O livro “Esse Barco também é seu” do Capitão de Mar e Guerra Michael Abrashoff relata esse aspecto: “Se os líderes apoiassem as suas palavras nas ações, se praticassem o que apregoam, as palavras seriam como uma profecia inquestionável”.

PASSADIÇO

  • O barco doado pelo amigo Lisboa ao CIAGA, Laser Ceci, ganhou Medalha de Ouro na regata denominada MercNav realizada no último final de semana. A estrela do Lisboa é, realmente, “The Best”.
  • O Grêmio de Velas do CIAGA tem como Comodoro o Aluno Barros. Ele que está em estado de graças com a vitória do barco “Ceci”.
  • O Comendador Rodrigo Agostini já em preparativos para o Fórum Nacional deste mês de Maio. Diversas autoridades civis e militares serão condecoradas.
  • O Dr. Ivanildo Alves foi reeleito Presidente da Academia Paraense de Letras. Quem muito faz pelo nosso Estado, tem seu reconhecimento nos atos e fatos. Parabéns pela reeleição.
  • O Capitão de Longo Curso Darlei Pinheiro vem se destacando à frente da Delegacia Regional do Sindmar em Belém (PA). Muito solícito e amigável, atende a todos com fina educação e profissionalismo.
  • O Capitão de Longo Curso Allan Moreira está muito feliz com as novas platinas. Chegou no topo da Marinha Mercante Brasileira. Acima do Comandante do navio, só temos Deus.
  • O Cozinheiro Alécio, como sempre, fazendo pratos deliciosos a bordo de sua embarcação na Flumar. É de dar água na boca. Profissional de muita competência.
  • Nasceu o pequeno Arthur (já com nome de rei) da Capitão de Cabotagem Roberta Cardoso. Parabéns e boas vindas ao mundo.
  • Excelente comentário do nosso ilustre Capitão de Longo Curso Antônio Filo Creão Garcia: “Os escoteiros são nossos “pequenos” marinheiros”.
  • O Capitão de Longo Curso Roberto Brabo torcendo para a recuperação de seu time na 3ª Divisão. O futebol paraense precisa de oxigênio.

NAVEGANDO.

Foi aprovado a PL 172/2023, de autoria do Vereador Serginho (MDB) da Câmara Municipal de Duque de Caxias (RJ), considerando a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) como Órgão de Utilidade Pública Municipal. Um grande feito já que vem atuando em prol das comunidades carentes e prestando relevantes serviços em catástrofes.

A terceira maior empresa de transporte marítimo do mundo, a francesa CMA-CGM, deixou de operar no porto de Natal (RN), sofrendo queda imediata superior a 50% em suas operações. Torçamos para que isso se reverta futuramente e a área portuária volte a ter as operações normalizadas.

No dia 31 de Maio, a Delegacia Regional do Sindmar em Belém (PA) promoverá duas relevantes palestras para o público de Associados, Aposentados e Convidados, com os temas sobre “Saúde” e “Os Direitos da Pessoa Idosa no Dia a Dia”. Com certeza serão ótimas informações para os participantes.

Tudo indicando para a retomada da Indústria Naval Naval Brasileira. Com isso a geração de empregos aumentará, tanto nos estaleiros como a bordo dos navios mercantes, além de reduzir a dependência de navios estrangeiros, principalmente na Cabotagem, fomentando a economia do país. Boa sacada!

Entre os dias 27 de Maio e 03 de Junho ocorrerá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a 20ª Conferência Internacional da AILA (International Association of Marine Lighthouse Authorities) que debaterá sobre auxílios à navegação, contando com as participações de autoridades e especialistas de todo o mundo. Será a primeira deste evento na América Latina.

A Escola de Guerra Naval (EGN) tem novo Diretor. Assumiu o cargo o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires em substituição ao Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert. A Cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha Menezes. Sucessos ao novo Diretor.

No dia 02 de Maio ocorreu a transferência das seções do Submarino “Angostura” (S-43) para o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A previsão de entrega ao Setor Operativo da Marinha está para 2025. A embarcação ampliará a capacidade de defesa da nossa Força de Mar, contribuindo para a proteção do território nacional e das águas jurisdicionais.

A partir deste mês de Maio, com fim da flexibilização concedida em 2019, o Brasil passará a aceitar apenas carteiras de marítimos de países signatários da Convenção 185 da OIT, que tem número menor de adesões de que a norma anterior.

A partir do dia 08 de Maio, as Forças Armadas do Brasil retomaram a distribuição de alimentos às aldeias localizadas no interior da Terra Yanomami, em Roraima e parte do Amazonas. Mais de 12 mil cestas básicas arrecadadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) serão entregues aos indígenas.

A coluna retorna na próxima segunda-feira (15), com três edições semanais. (RM).