A data será comemorada com atendimentos de saúde, visitação a navios e helicóptero, corrida de rua nos dias 16 e 17 de dezembro
O Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil promoverá, entre os dias 2 e 17 de dezembro, eventos culturais e cívicos em Belém, em alusão ao “Dia do Marinheiro”, comemorado no dia 13 de dezembro, data de aniversário do patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa (1807-1897), o Marquês de Tamandaré, que ao longo do século 19, teve grande participação em eventos decisivos na formação do país, como guerras de Independência, Cisplatina e do Paraguai.
Confira a agenda completa das comemorações ao Dia do Marinheiro.
16ª Corrida Rústica do Marinheiro
As comemorações iniciam no dia 2 de dezembro, com a disputa da 16º Corrida Rústica do Marinheiro. A largada será às 17h, na Praça Felipe Patroni. O trajeto terá 7km, passando por pontos como a Catedral da Sé, Avenida Tamandaré, Praça do Arsenal e Portal da Amazônia.
Atendimentos médicos e odontológicos no Trapiche de Icoaraci
Profissionais do Corpo de Saúde da Marinha promovem, no dia 8, a partir das 8h, Ação Cívico-Social no Trapiche de Icoaraci. A bordo do navio-auxiliar “Pará”, serão realizados procedimentos odontológicos e consultas médicas com Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista. Os pacientes terão acesso a exames de ultrassom e mamografia e receberão, gratuitamente, os medicamentos prescritos.
Inauguração de Monumento em homenagem a Tamandaré
Na sexta-feira (8), às 17h, no Mangal das Garças, será inaugurado um monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré. A inauguração será aberta ao público. O propósito é difundir os heróis nacionais que serviram à Marinha, a fim de despertar o interesse pela história, inspirar sentimentos de civismo e orgulho dos antepassados.
Visitação ao Navio-Patrulha “Guarujá”
Nos dias 9 e 10, o Navio-Patrulha Guarujá, estará aberto à visitação, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 11h às 16h. O Navio-Patrulha “Guarujá” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999. É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 46,5m de comprimento, boca de 7,5m e calado de 2,3m.
Exposição de aeronave e apresentação da Banda de Música
No dia 10, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte fará a exposição de uma aeronave Super Cougar UH-15, a partir das 10h no Shopping Bosque Grão Pará. No local, a Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval fará uma apresentação.
Parada Naval
No dia 15, a partir das 9h, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte realizará uma Parada Naval na Baía do Guajará, com traslado de navios entre a Base Naval de Val-de-Cães e o Mercado Ver-o-Peso. A parada contará com o Navio-Auxiliar “Pará”, Navio-Patrulha “Pampeiro”, Navio-Patrulha “Bracuí”, Aviso-Auxiliar “Soure”, duas Lanchas de Ação Rápida e duas Lanchas de Operações Ribeirinhas.
Visitação ao “Navio da Santa” e ao Navio-Patrulha “Bocaina”
Nos dias 16 e 17, o navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, responsável, desde 1999, pela condução da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio Fluvial, estará aberto à visitação, no Cais da Escadinha, das 11h às 16h. Na proa do Navio, uma imagem da “Padroeira da Amazônia” ficará exposta aos visitantes.
Cerimônia cívico-militar
No Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, o Comando do 4º Distrito Naval realiza a cerimônia cívico-militar de imposição da Medalha Mérito Tamandaré, concedida a autoridades civis e militares que contribuíram para o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. O evento será realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.
Por Portal da Navegação, via DOL.
Notícias relacionadas
-
Fábio Vasconcelos, do Estaleiro Rio Maguari, destaca 40 anos de excelência na Navalshore 2024.
-
MPF pede anulação de licença de obra que viabiliza hidrovia Tocantins-Araguaia
-
Barcos movidos a energia solar navegam silenciosamente pela floresta amazônica do Equador.
-
Marinha promove encontro para reforçar atuação da Autoridade Marítima nas regiões Norte e Nordeste.
-
Marinha divulga balanço de operações no Amapá, Maranhão, Pará e Piauí.