Empresas podem inscrever iniciativas relacionadas a ações sociais ou inovações tecnológicas no sistema portuário privado brasileiro até o dia 12 de julho
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) prorrogou para o dia 12 de julho (sexta-feira) o prazo para inscrições no 2º Prêmio ATP, que busca reconhecer e premiar as melhores práticas, ações e trabalhos relacionados às áreas de inovação tecnológica e impacto social no sistema portuário privado do Brasil. Inicialmente, o prazo terminaria nesta quarta-feira (03).
Concedido anualmente, o Prêmio ATP é destinado exclusivamente a terminais privados, sejam eles terminais de uso privado (TUP), estações de transbordo de carga (ETC), instalações portuárias de turismo (IPTur), e instalações de registro caracterizadas como Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante (FSRU).
A premiação visa homenagear ações que se destacam pelas suas significativas contribuições para o avanço do setor portuário privado brasileiro, promovendo a excelência operacional, a inovação tecnológica e o compromisso com o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.
Categorias de Premiação
O Prêmio ATP contempla duas categorias:
Inovação Tecnológica Portuária: reconhece empresas com melhores resultados associados à implementação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica portuária.
Impacto Social Portuário: destaca terminais portuários privados que se sobressaem por suas iniciativas exemplares de impacto econômico e social positivo nas comunidades locais.
Estão aptos a participarem da disputa os projetos em fase de teste, de implementação ou que já tenham sido implementados. Um grupo de jurados, especialistas do setor, avaliará os trabalhos inscritos com base em critérios como originalidade, relevância estratégica, aplicabilidade, viabilidade técnica e financeira, engajamento comunitário, entre outros.
O edital da premiação foi divulgado pela associação no dia 13 de maio. O cronograma prevê que a comunicação aos finalistas será feita no dia 16 de setembro. Já a cerimônia de premiação está marcada para 24 de outubro. Todas as informações sobre o Prêmio ATP, incluindo o regulamento completo e o processo de inscrição, estão disponíveis no site: www.portosprivados.org.br/na-midia/premio-atp.
Sobre a ATP
Criada em outubro de 2013, a ATP representa os interesses e atuar em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente, a associação reúne 34 empresas de grande porte e congrega 68 Terminais Privados do País. Juntas, as associadas movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos.
Por Portal da Navegação, via Assessoria.
Notícias relacionadas
-
CIABA realiza Cerimônia de Declaração de Praticantes de Oficiais da Marinha Mercante.
-
Obras de derrocamento do Pedral do Lourenço iniciam em 2025.
-
4º Distrito Naval, em comemoração ao DIA DO MARINHEIRO, promoverá diversos eventos culturais e cívicos no Pará.
-
Dnit avança com obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões.
-
Norte Energia investe em projeto de barco elétrico para contribuir com a mobilidade fluvial da Amazônia e descarbonizar rios.