As investigações da Polícia Civil do Amazonas mostram que os criminosos atuam em trechos dos Rios com menos movimento de embarcações. O alvo dos Piratas são carregamento de gasolina. A rota mais visada pelos criminosos são o Rio Madeira e o Rio Amazonas entre as cidade de Itacoatiara e Parintins. Foi nesse trecho que os agentes da Polícia Civil apreenderam duas lanchas, que estavam com carregamento irregular de gasolina, como afirma o Delegado Lazaro Mendes.
Não é de hoje, que os Piratas dos Rios atuam no Amazonas. No ano passado, o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado registou prejuízo de mais de R$ 7 Milhões de litros de combustíveis. O material, segundo o Sindarma, foi roubado por piratas que atuam nos rios do Amazonas. Diante dos prejuízos, a Polícia Civil passou a investigar a atuação dos criminosos. Segundo Delegado Guilherme Torres, os agentes de segurança conseguiram desarticular uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.
Para combater a Pirataria de Combustíveis no Amazonas, a Polícia Civil deslocou uma base para atuar no combate ao roubo de gasolina nos Rios próximos aos municípios de Urucurituba, Maués, Autazes, Borba, Nova Olinda do Norte e Paritins. O objetivo é impedir que a pirataria continue causando prejuízos aos comerciantes e comprometendo o abastecimento de combustíveis nas cidades amazonenses.
Por Portal da Navegação, via Radio Rio Mar.
Notícias relacionadas
-
Dodó Carvalho destaca desafios e oportunidades para a navegação interior em simpósio da Capitania Fluvial.
-
Prefeitura de Manaus retira mais de 220 toneladas de lixo das orlas dos rios em operação.
-
Análise sobre acidente com lancha da praticagem pode durar até 6 meses, diz Capitania dos Portos.
-
Proposta cria escala de rodízio para práticos de navio.
-
Defesa Civil realiza campanha solidária para alegrar o Natal dos ribeirinhos de Ananindeua.