CMG (EN) Paiva e CMG Sidney ao lado de familiares e Oficiais Generais da Marinha.

CONVÉS PRINCIPAL – Base Naval de Val de Cães (BNVC) tem novo Comandante.

CMG Sidney ao lado de familiares.
CMG (EN) ao lado do CLC Ricardo Monteiro e filha Sophia Monteiro.
CMG (MD) Millena, CA Coelho Rangel, Relton (Soamar) e CMG Ondiara.
Jornalista Cattete, Capitã Fluvial Joelma, Sophia Monteiro e CLC Ricardo Monteiro.
Guarnição do Cerimonial da Base Naval de Val de Cães.

No dia 16 de Janeiro de 2024, a grandiosa Base Naval de Val de Cães (BNVC) recebeu seu novo Comandante, em Cerimônia presidida pelo Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval.
Assumiu o timão dessa importante Organização Militar o Capitão de Mar e Guerra Sidney Gouveia da Silva, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes. O colunista e a Comandante Fluvial Joelma representaram a Marinha Mercante Brasileira no evento.
Desejos de sucessos ao Comandante Sidney nessa nova missão em sua carreira naval.

Adiado a assunção de Comando do Colunista.

Navio mercante quando é bom, opera com rapidez e se destina logo à próxima missão. Infelizmente não deu tempo do colunista embarcar, na última quarta-feira (17), no porto de Quintero, no Chile, em virtude da saída do navios André Rebouças no dia anterior. Contudo, a Passagem de Comando ocorrerá no próximo domingo, quando a embarcação passará por Punta Arenas, no Chile. No sábado pela madrugada, o colunista viaja para o novo destino. Maurício. A primeira missão consistirá na operação e posterior retorno ao Brasil.

Primeira Cerimônia da AIEB-Brasil confirmada para o final de Janeiro.

A Cerimônia de Concessão e Condecoração de Medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB-Brasil) está confirmada para o dia 31 de Janeiro de 2024 e ocorrerá na Sede da OAB, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Conforme anunciamos, dois Comandantes da área Fluvial da Marinha Mercante Brasileira receberão a Medalha de Mérito Embaixador da Paz. Estaremos acompanhando o evento.

Navegando.

Na nossa região Amazônia, mais precisamente no Estado do Pará, uma das cidades que vem recebendo bastante navios de cruzeiros é Santarém. Os passageiros desembarcam e são recebidos pelo povo, que trata de mostrar o turismo, culinária e artesanato.

A área da Bacia Amazônia possui movimentações intensas de embarcações, principalmente de ribeirinhos que moram nas ilhas próximas das grandes cidades. A Marinha atua no sentido de estimular o uso de coletes salva-vidas, com doações desse importante equipamento de salvatagem, além de coberturas de eixos, fins evitar escalpelamentos.

Um abraço especial ao nosso grande Capitão de Longo Curso Marco Antônio da Silva Carvalho, que atualmente comanda o navios “Dragão do Mar”, um dos maiores de bandeira brasileira, com 274 metros de comprimento 4 17 metros de calado. É da mesma classe do navio que o colunista assumirá em breve.

A Rede TV é uma das emissoras que estimula a Marinha Mercante Brasileira, levando conhecimento dessa importante instituição, um pouco esquecida diga-se de passagem, levando seus aquaviários a participarem de entrevistas e contarem histórias das navegações e operações. O colunista esteve recentemente abordando o tema sobre pirataria.

Em breve o casal de Comandantes Fluviais da Marinha Mercante Eladir e Joelma serão entrevistados na Rede TV, onde contarão sobre sua rotina a bordo e como a família é importante para que os dois exerçam a profissão. Lembrando que a Capitão Fluvial Joelma foi a primeira mulher a alcançar o posto de Comandante na área fluvial.

Com a incorporação do Submarino “Humaitá”, nossa briosa Marinha do Brasil reforçou a Defesa e Soberania Nacional do nosso país. A embarcação, representada pela sigla S-41 representa um avanço significativo em tecnologia e defesa para a Força de Mar, num grande e importante momento do Programa de desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Já dizia nosso grande Mestre Alyrio Sabbá: “Segurança da navegação é dever todos”. Tais quais os motoristas de veículos automotores e, principalmente, motociclistas e ciclista, continuam se arriscando em manobras ousadas e contra as leis de tráfego aquaviário. Quando são pegos, ficam com as caras de “coitadinhos” ou “eu não sabia”.

O Comandante é a Autoridade Máxima do Navio. Porém tem gente que ainda não entendeu o que significa essa responsabilidade de conduzir uma embarcação em mar aberto ou pelos rios. Está escrito e não fui eu que disse.

O Capitão de Mar e Guerra Sidney Gouveia da Silva vem com os melhores propósitos para comandar a Base Naval de Val de Cães. Em outras ocasiões, já esteve servindo a Marinha na cidade de Belém por durante 3 anos, sendo conhecedor da nossa culinária e hospitalidade do povo paraense.

Finalmente férias chegaram ao fim. Já fica a tristeza de ter que deixar a família novamente para ir ao mar. Porém sem o apoio familiar seria difícil ter que passarem meses longe dos entes queridos. Logo o tempo passa e o regresso ficará próximo. (RM).