CMG Calfa, CMG Ondiara, Luiz Omar, Vice-almirante Capistrano, Contra-almirante Coelho Rangel, Barbeito e Otoch.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – CMG Ornei é o novo diretor do Centro de Intendência.

CMG Marcos de Assis, ao lado de sua esposa Ingrid e filho Gabriel, CMG Ornei e esposa Renata.
CMG Calfa, CA Coelho Rangel e CLC Ricardo Monteiro.
CMG Braga, CMG Abreu, CMG Ornei, CMG Ondiara e CMG Calfa

Em cerimônia presidida pelo Comandante do 4° Distrito Naval, vice-almirante Antonio Capistrano, foi realizada na manhã de ontem, a posse do CMG Intendente Ornei Pena Rocha Junior, em substituição ao CMG Intendente Marcos de Assis. O Comandante Marcos de Assis deixa o Comando do Centro de Intendência de Belém após dois anos na direção, onde realizou inúmeras obras na Organização Militar, com destaques aos novos tanques de combustível para abastecer a frota de navios e veículos das OM, e realizou a licitação para reforma no racho do complexo da Base Naval.
O CMG Assis terá como nova comissão, a subchefia de orçamento e plano diretor (EMA-20) do Estado Maior da Armada em Brasília, que tem como diretor o Almirante de Esquadra Silva Lima.

Navegação no Rio Amazonas.

Passagem da ilha do Patacho com a nova batimetria realizada na área

Ao longo de 2023, a influência da La Niña na Amazônia afetou significativamente a navegação na região. Este fenômeno desencadeou alterações notáveis nos padrões climáticos, principalmente nos regimes de chuvas amazônicas.
Nesse cenário desafiador, o Conselho Técnico da ZP-01, juntamente com a equipe de campo da Cooperativa UNIPILOT, desempenha um importante papel ao conduzir levantamentos ambientais na sua área de jurisdição. Por meio da realização de campanhas hidroceanográficas e verificações de profundidades, a Cooperativa de Apoio e Logística aos Práticos da ZP-1 vem obtendo informações sobre o comportamento dos canais de navegação e as variações dos níveis dos rios e das marés. Esses dados são essenciais para orientar estratégias de navegação adaptativas, permitindo ajustes que minimizem os impactos dos baixos níveis dos rios na segurança da navegação.
Desde 2018, a UNIPILOT já realizou 28 campanhas, sendo sete delas em 2023, quando foram realizadas verificações de profundidades em uma área com aproximadamente 1.570 km². Ao estabelecer um banco de dados confiável e atualizado, a UNIPILOT não apenas oferece suporte aos práticos e a navegação, mas também contribui para o planejamento estratégico das atividades de transporte fluvial na região amazônica. Estão na fase final de planejamento, por exemplo, as áreas que serão investigadas em 2024, em um trabalho permanente visando resguardar a segurança da navegação.
O Conselho Técnico é composto pelos práticos Alvim, Caiffa, Gual, Kaltenback, Luiz Omar, Renato e Serra. A equipe de campo tem o Hidrógrafo Aderson e o Engenheiro Oceanográfico Ernesto.

MARES & RIOS

HOSPITAL NAVAL

CMG Milena, Vice-Almirante Capistrano e CMG Roberta

Na última segunda-feira, ocorreu a troca de direção do Hospital Naval de Belém, quando a CMG Médica Milena assumiu a direção em substituição ao CMG Médico Marsico. Agora, com a posse da CMG Milena, os três hospitais militares de Belém são comandados por mulheres. No Hospital Geral de Belém do Exército, está à frente a Coronel Médica Dinalva e, no Hospital de Aeronáutica de Belém, a Coronel Médica Ladjane. Vale registrar, ainda, que no Hospital Naval, a vice-diretora também é mulher, a CMG (CD) Roberta Deris.

PATROCÍNIO

O Grupo Ocrim é o novo patrocinador do Santa Rosa, clube da capital que volta a disputar o Parazão Banpará. A estreia na competição é sábado, dia 20, contra o Paysandu. O “santinha” estampará na camisa as marcas Trigolino e Mirella, produtos fabricados pela Ocrim. No registro o vice-presidente do clube Luiz Omar II ao lado dos diretores Rui Zanardi e Rui Brandão, após assinatura do contrato de patrocínio.

MAR VERMELHO

Na última terça-feira (16), um navio cargueiro com bandeira de Malta foi alvejado por um míssil no Mar Vermelho, marcando um avanço nas investidas a navios comerciais na região, que já estavam em alerta de segurança. O graneleiro Zografia, registrado na Grécia, foi atingido a cerca de 76 milhas náuticas do Porto de Saleef, no Iêmen, segundo informações da Ambrey Analytics, uma empresa britânica de segurança marítima.
O navio, que viajava do Vietnã para Israel com 24 tripulantes a bordo, estava vazio quando foi atingido. Após o ataque, a embarcação mudou de curso, seguindo viagem com danos no carregamento. O UKMTO (Centro de Vigilância das Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido) também recebeu relatos de um incidente a cerca de 100 milhas náuticas a noroeste de Saleef.

ALMIRANTADO

No próximo mês de fevereiro, acontecerá a Reunião do Almirantado, quando será analisada a lista de escolha ao posto de Almirante. Para o posto de Almirante de Esquadra terão duas vagas, dos Almirantes Borges e Petrônio, que completam seus tempos de serviços. Para estas vagas, entram na lista os vices-almirantes da turma de 1988, que são o vice-almirante Rower (que está em Brasília, no Ministério da Defesa), o vice-almirante Arruda (Comandante do 1º Distrito Naval), vice-almirante Silvio Luis (Vice Cema) e o vice-almirante Capistrano (Comandante do 4º Distrito Naval).

OPERAÇÃO AMANACI

A recente operação de distribuição de cestas de alimentos nas comunidades remotas da Amazônia afetadas pela estiagem, destaca a capacidade logística e o compromisso humanitário das Forças Armadas Brasileiras. Em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), esta ação, parte da Operação Amanaci, evidencia o papel vital das Forças Armadas na prestação de ajuda em situações de emergência ambiental. O transporte de 65 toneladas de alimentos pelo Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles (U-21), da Marinha, e a subsequente distribuição por militares do Exército às comunidades ribeirinhas, demonstram eficiência e solidariedade em tempos de necessidade.
A operação, originada em Manaus e estendida até a cidade de Tefé e além, abrangeu 7 comunidades diretamente, beneficiando cerca de outras 100 comunidades e mais de 1.500 famílias. Este esforço notável, percorrendo mais de 160 km através dos rios da região, não só fornece assistência essencial às famílias afetadas pela seca, mas também reforça a presença e a responsabilidade do governo em regiões menos acessíveis.