Gabriela Costa assume a diretoria-executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).

Diretora atuava como secretária-executiva adjunta do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

Gabriela Costa é a nova diretora executiva da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A servidora pública federal deixou a Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), onde estava desde dezembro de 2023, para assumir o novo desafio na entidade, ao lado do diretor-presidente Murillo Barbosa.

Com extensa experiência no setor portuário, Gabriela passa a compor a equipe executiva da ATP sendo responsável pelo planejamento, organização interna e externa, coordenação e controle das atividades administrativas e técnicas da Associação, que defende os interesses e atua em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. As empresas associadas, que representam 60% da movimentação portuária do país, aprovaram, por unanimidade, o nome de Gabriela Costa para o cargo.

“Temos a certeza de que a chegada da Gabriela vai agregar ainda mais conhecimento e competência técnica a nossa diretoria, representando os agentes privados do setor portuário, que têm avançado cada vez mais na representatividade econômica do nosso país”, disse Murillo Barbosa.

Formada em Relações Internacionais e pós-graduada na mesma área pela Universidade de Brasília (UnB) e em Gestão de Operações Portuárias pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior (Abracomex), Gabriela atuou por quase 13 anos como Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e foi a primeira mulher a assumir um cargo de direção na Agência. Em 2023, também atuou como chefe de gabinete da então Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Gabriela está animada com o novo desafio profissional. “As instalações portuárias privadas são parte fundamental dessa engrenagem que é o setor portuário brasileiro. Será muito gratificante poder atuar em busca de novas oportunidades para seu contínuo desenvolvimento”, declarou.

Por Portal da Navegação, via Assessoria.