Vice-Almirante Salgueirinho e a jornalista Vanessa Vasconcelos.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comandante do 4º Distrito Naval no Sem Censura Pará.

Na última segunda-feira (10), o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, participou do programa Sem Censura Pará , da TV Cultura, onde promoveu o 1º Simpósio sobre Mentalidade Marítima, que ocorrerá em Belém no dia 14 de fevereiro.
O Almirante explicou que o evento reunirá, pela primeira vez na capital paraense, especialistas, militares e membros da sociedade civil para debater temas como a importância do mar e da pesquisa oceânica para a nação brasileira, os desafios da oceanopolítica global e o emprego da energia nuclear nos ambientes marítimos e fluviais.
Para saber mais, acesse o site: www.marinha.mil.br/com4dn/ .

1º Simpósio de Mentalidade Marítima envolve personalidades renomadas para Belém.

Almirante de Esquadra Mello, Comandante de Operações Navais.

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida, estará em Belém na próxima sexta-feira (14) para participar do 1º Simpósio de Mentalidade Marítima , onde ministrará uma palestra sobre “A importância do mar para o Brasil” .
O evento, realizado pelo Comando do 4º Distrito Naval, reunirá especialistas, profissionais, acadêmicos e estudiosos do setor para discutir e refletir sobre os desafios, oportunidades e a importância estratégica da temática na atualidade.
O simpósio contará com expositores renomados e de grande conhecimento sobre o tema no Brasil, como: o Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira; o Encarregado do Setor de Geopolítica e Coordenador do Núcleo de Avaliação da Conjuntura da Escola de Guerra Naval (EGN), Capitão de Mar e Guerra Leonardo Mattos.
O moderador dos debates, que ocorrerão em cada bloco de apresentações, será o Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, Capitão de Mar e Guerra William Moreira.

MARES & RIOS

Água no Parque

Mais de 30 mil pessoas que frequentam o Porto Futuro mensalmente serão beneficiadas com o novo ponto de hidratação instalado pela Cosanpa. O equipamento, que oferece água de qualidade, gelada ou natural, de forma totalmente gratuita, está estrategicamente localizado à beira do calçadão que circunda uma área.
Muitas famílias utilizam o espaço para passeios e caminhadas, e o ponto de hidratação possui capacidade para cinco mil litros de água. Além disso, funciona como um bebedouro comum e conta com um pequeno reservatório para atender animais, como cães e gatos.

Doações

O Grupo Henvil de Navegação, que adquiriu o Hotel Ilha do Marajó, em Soure, há anos desativado, doou aparelhos de TV, camas, colchões, cadeiras e utensílios de cozinha à Secretaria de Ação Social da prefeitura, para serem destinados a famílias de baixa renda.
O hotel será reaberto totalmente renovado em julho, de olho na COP 30. O espaço contará com áreas de lazer, esportes e a presença do chef de cozinha Delano, que oferecerá pratos da culinária mediterrânea com um toque paraense.

Artran

Com a proximidade dos festejos de Momo, a Agência Reguladora e Controle dos Serviços Públicos de Transportes (Artran) reforçará sua fiscalização rodoviária e fluvial. Para isso, mobilizará toda a sua equipe e novas viagens com o objetivo de evitar a superlotação de veículos e embarcações, garantindo a segurança e a qualidade das viagens regionais. Um dos focos será o Marajó, que deverá receber milhares de turistas durante o Carnaval.

Social

Uma belíssima recepção marcou os festejos das Bodas de Diamante do casal Antônio e Nazaré Fiock. A missa aconteceu na Capela Bom Pastor, no Santuário de Nazaré, celebrada pelo padre Silvio Jaques. Uma recepção inesquecível ocorreu no Alfajor, proporcionada pelo casal Antônio e Nazaré Fiock.

Theatro da Paz

A maior casa de espetáculos do Pará, o Theatro da Paz, completa 147 anos no próximo sábado (15), com uma celebração histórica. Pela primeira vez a Amazônia Jazz Band (AJB) e a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) sobem juntas ao palco para um concerto completo. O espetáculo acontece às 20h e contará com as participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos.
Além do concerto, a comemoração inclui gratuidade para as visitas guiadas ao Theatro até o dia 23 de fevereiro.

Vaticano

O Papa Francisco quer reduzir a influência masculina na Igreja Católica e confiou à freira, teóloga e filósofa Linda Pocher a missão de promover a igualdade nos meios canônicos. O objetivo é romper com um processo secular de domínio masculino dentro da Igreja. A irmã Pocher, professora catedrática da Faculdade Auxilium de Roma – instituição pertencente ao Vaticano –, tem abordado frequentemente a marginalização das mulheres e a manutenção da desigualdade ao longo dos séculos.
O tema ganhou destaque no Conselho de Cardeais do Vaticano, que discute como reverter esse cenário e ampliar o espaço das mulheres na Igreja. Segundo Pocher, há uma necessidade urgente de criar o diaconato feminino, o que poderia suprir a escassez de novos padres e permitir que as mulheres possam manter a comunhão, como já ocorre em algumas igrejas na Itália.
Pocher destaca que Jesus Cristo sempre foi além das diferenças e deu dignidade a ambos os sexos. A respeito da Bíblia ter um cunho machista, a professora afirma que Maria, mãe de Jesus, foi discípula e educadora e teve forte presença no cristianismo, inclusive nos tempos modernos.