NAVEGAÇÃO EM FOCO – Brigadeiro Medeiros recebe a quarta estrela

Na última terça-feira, o Alto-Comando da Aeronáutica esteve reunido, em Brasília, para fazer a indicação dos nomes dos novos Tenentes Brigadeiros escolhidos para serem encaminhados ao Ministro da Defesa, General de Exército Braga Neto e, posteriormente, apresentado ao Presidente Jair Bolsonaro, que fará as devidas promoções no próximo mês de março de 2022.
Foram promovidos ao cargo de Tenente Brigadeiro do Ar: O Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, atual Comandante do I COMAR; o Major Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, é Vice-chefe da EMAER; e o Major Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Chefe do Estado Maior do COMAE. Vale ressaltar que os mesmos foram aspirantes na mesma turma de 1986, portanto fazem parte de uma turma de notáveis.
O Tenente Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros, atual comandante do I COMAR, é mineiro da cidade de Montes Claros/MG. Porém é bem familiarizado com o Estado do Pará, em especial Belém. Pois o mesmo em 2010, ainda no posto de Coronel Aviador foi Vice-Presidente da COMARA. E por conta disso, conquistou muitas amizades em nosso Estado e se sente muito à vontade ao lado do povo paraenses. Os seus amigos de Belém do Pará lhe parabenizam pela promoção.

Recordar é viver # A estadualização da ENASA

O Governador Almir Gabriel ao lado dos Comandante Confúcio Nina Ribeiro e Rodolfo Nóbrega em visita ao estaleiro da ENASA em Miramar.

A Empresa de Navegação da Amazônia S/A ENASA, que era uma empresa estatal do Governo Federal, foi estadualizada, em 1993, pelo Presidente Itamar Franco. Quando isto ocorreu, a empresa estava praticamente fechando as portas e a frota parou. A ENASA possuía na época três catamarãs – dois de classe popular, o Roraima e o Rondônia, e um de classe turística, o Amazonas – os navios Soure e Barcarena, a “chatinha” Plácido de Castro, além de balsas. O Catamarã Pará já havia sido entregue à Marinha do Brasil.
Com a mudança, o Engenheiro Antônio Mendonça foi nomeado presidente da empresa e foi criado o Conselho de Administração, com destaque para a atuação do Comandante Rodolfo Nóbrega.
Os Sindicatos dos Marítimos Fluviais também contribuíram e colocaram a empresa para navegar. Todas as quartas saía um catamarã de Belém e outro de Manaus com lotações completas. Balsas e rebocadores voltaram a navegar e a empresa dava sinais de recuperação.
Porém, ao assumir o Governo do Pará, Almir Gabriel foi responsável pela estadualização da ENASA. Com a construção da Estação das Docas, o galpão “Mosqueiro e Soure”, de onde partiam as embarcações da Enasa, foi fechado e a sede da empresa foi transferida da Avenida Presidente Vargas para o Estaleiro em Miramar.
Sucateada e mal administrada, a Enasa passou para o controle do estado do Pará no final da década de 1990. Desapareceria da cena da região alguns anos depois. O último presidente foi Louryal Reis de Magalhães, que liquidou a ENASA realizando o leilão do que sobrou daquela que foi a grande empresa de navegação da Região Amazônica.

Promoção

No próximo dia 25, o Capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro, Capitão dos Portos do Amapá, será promovido ao posto de Capitão de Mar e Guerra. Na foto, ao lado do amigo e Prático da ZP-1, Lins Barbosa, da Empresa Nortepilot. Eles foram Guarda Marinha em 1998, na Turma “Almirante Ary Parreiras”.

Mares & Rios

O SINDMAR e a CONTTMAF estão atuando juntos aos Deputados Federais, em Brasília/DF, para que seja respeitada a proporção de 2/3 de tripulantes brasileiros nas embarcações beneficiadas pelo projeto BR do Mar. No Senado, o texto foi mudado e reduzido para 1/3, o que não é bom para a classe marítima brasileira.

Domingo que vem, vamos divulgar a lista dos nomes dos Brigadeiros do Ar que foram promovidos ao posto de Major Brigadeiro do Ar depois da reunião do dia 14, do Alto-Comando da Aeronáutica

O nosso amigo Zezé do Boxe, referência neste esporte e também responsável pelo projeto social “Nocaute na Violência”, está nos últimos preparativos para o grande show de boxe que vai acontecer no próximo domingo, 19, no Mangueirinho.

Hoje, a partir das 10h da manhã, acontece a cerimônia de posse do novo Comandante de Operações Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, substituindo o também Almirante de Esquadra Alípio Jorge. O evento será a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e o colunista confirma presença.

Após participar da tradicional missa natalina realizada na Empresa Rebelo Industria e Comercio Navegação, a diretora Milva Rebelo foi ao Rio de Janeiro para participar da cerimônia de posse do Almirante de Esquadra Olsen, novo Comandante de Operações Navais (LOP).