CONVÉS PRINCIPAL – Lançamento do livro “Estabilidade dos Rebocadores” no Tribunal Marítimo.

Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo.
Momento da Cerimônia de Lançamento.

Ainda sobre a Cerimônia de Lançamento do livro “Estabilidade dos Rebocadores”, realizada no dia 22 de Junho, nas dependências do Tribunal Marítimo, a versão em português elaborada pelo Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo, tem a autoria original em inglês do Comandante Henk Hensen e Dr. Markus Van der Lann.
“O livro é um divisor de águas para vanguarda da segurança nas operações de rebocadores, por se tratar de um manual prático”, proferiu o Comandante Calenzo em seu discurso. Ele também atua na Diretoria do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM), na função de 1º Vice-Presidente.
No evento estiveram presentes diversas personalidades civis e militares, dentre as quais destacamos o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho (Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo), com um discurso de exortação, do Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller (Presidente da Conttmaf), do Comandante Henk Hensen (autor do livro), além de representantes da Comunidade Marítima.

“Velas Latinoamerica 2022” é concluída no porto de Vera Cruz – México.

Veleiros chegaram no seu destino final.
Cidade de Vera Cruz saudou os veleiros na noite de fogos.
O Peru sediará a quinta edição do evento em 2026.

No dia 23 de Junho, os veleiros participantes do “Velas Latinoamerica 2022” chegaram ao seu destino final da etapa, a cidade de Vera Cruz, no México. Houve diversas atividades durante a estadia, como competições esportivas e visitação pública nas embarcações.
Já na noite do dia 28 de Junho, a quarta edição do “Velas Latinoamerica 2022” foi encerrada quando as ruas e a baía de Vera Cruz foram iluminadas, tendo imagens de drones refletidas no céu. Um show pirotécnico e os aplausos do público deu por finalizado o evento.
O Comandante da Marinha entregou ao Comandante da Marinha peruana o troféu, já que esse país será o responsável pela organização da quinta edição do evento que acontecerá no ano de 2026.
O “Velas Latinoamérica” é um evento náutico internacional considerado o mais importante da América Latina, ocorrendo a cada quatro anos, reunindo veleiros para realizar grande viagem, visitando diferente portos da América Latina e Caribe.

Lançamento do livro “Planejamento Portuário”

Livro lançado em 2022.

No dia 11 de Julho ocorreu o lançamento do livro “Planejamento Portuário – Recomendações para Acessos Náuticos”, Edição 2022.
A publicação nasceu de um esforço de diversos estudiosos, com notório saber sobre as mais variadas áreas de conhecimento relacionadas ao tema, com o propósito maior de prover a Comunidade Marítima uma referência acadêmica nacional, em língua portuguesa, pautada no conhecimento extraído dos manuais de boas práticas internacionais que tratam dos aspectos atinentes à compatibilização do dimensionamento de vias navegáveis com os navios-tipo que nelas irão navegar.

Inédito Curso de “Draft Survey” é realizado em Belém.

O Instrutor Fábio Lobato (à direita) com os novos “Draft Surveyors”.
Aulas de “Draft Survey” foi realizada no Clube de Engenharia.
Agradecimentos do Clube de Engenharia ao Instrutor Fábio Lobato.

O “I Curso de Draft Survey” finalmente aconteceu em Belém, através da “Anchor” em parceria com o Clube de Engenharia do Pará e Organização Navis.
O Diretor da “Anchor Treinamento”, o estimado amigo de mocidade Fábio Lobato, trouxe do Rio de Janeiro o referido curso, que auxiliará na Arqueação de Navios com foco na quantificação de Granéis Sólidos na área portuária da CDP (Companhia Docas do Pará).
As aulas aconteceram nas dependências do Clube de Engenharia durante dois finais de semana, sendo aos sábados e domingos, somando-se com aulas extras durante a semana.
Ao todo 28 profissionais de diversas localidades do Estado se uniram para absorver o conhecimento necessário para se capacitarem como Draft Surveyor.
O Curso é de extrema importância, uma vez que se dá por conta de grande parte da produção nacional escoar pelos portos de Vila do Conde e de Belém.
Parabéns a “Anchor” por trazer aprendizado tão relevante para nossa Região Amazônica. Parabéns ao amigo Fabio Lobato pelo sucesso na carreira.

RUMO CERTO

  • O grande Capitão de Longo Curso Gilberto Maciel presta relevantes serviços a nação, treinando e aperfeiçoando marítimos em uma empresa estatal. Ele é detentor das mais altas comendas da Marinha do Brasil, entre elas as Medalhas de Mérito Tamandaré e Mérito Marítimo.
  • Nossa querida Dayse Monteiro ficou emocionada com a publicação na edição anterior, que teve sua foto postada e os parabéns de seu filho. Gente fina é outra coisa
  • O Oficial Superior de Máquinas Temístocles Duarte da Cruz muito feliz. Sua filha completou seu primeiro aniversário em 01 de Julho, porém a festa comemorativa se realizará no dia 23. O marítimo sempre adequa datas importantes devido período de embarque.
  • Para relembrar: a coluna, em sua 8ª Edição, quando passou a fazer parte do site “LCNews”, noticiou o nascimento de Pietra. Sempre bom relembrar fatos marcantes na vida.
  • A ilustríssima Neide Benchimol estará recebendo a Presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper no próximo dia 13 de Julho, em Cerimônia conjunta com o Rotary Lagoa que será realizada no Clube Monte Líbano. Estaremos acompanhando.
  • Nosso amigo jornalista Cattete Fonseca em breve estará recebendo importante condecoração, em reconhecimento aos serviços que vem prestando ao país. Depois eu conto.
  • O amigo Fábio Lobato recentemente concluiu o curso de “Draft Survey”, inédito em Belém do Pará, através da “Anchor”, realizado no Clube de Engenharia. Parabéns aos alunos que receberam os certificados com competência.
  • Saudades da Turma “Atlante”, formada em nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA, em Dezembro de 2020. Muitos agora já são Oficiais com Período de Praticagem concluído. Torço para que tenham bons ventos e mares tranquilos a todos os integrantes. Uma vez “Atlante”, eternamente “Atlante”.
  • O Capitão de Longo Curso Waldfran Ferreira Deodato da Silva recentemente atravessou o grandioso Canal de Suez com seu navio. Antes, o Capitão de Longo Curso Luciano Santos Rodrigues travessia.
  • Alguns Praticantes, que estiveram a bordo com o colunista, participaram e completaram com louvor a docagem de um grande suezmax, realizada na China. Agora seguem com destino a Singapura.

NAVEGANDO

O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM) suporta e estimula publicações tenências de elevado grau de elaboração e incentiva que os profissionais continuem seu aperfeiçoamento acadêmico durante toda sua carreira. Para mais informações, consulte o site através do link: www.centrodoscapitaes.org.br .

Uma curiosidade: cada viagem Brasil x Japão x Golfo Pérsico corresponde a 25 mil milhas aproximadamente. Por ano, entre 2,5 a 3 viagens nessa rota equivale a 65 mil milhas. Em 10 anos seriam 650 milhas. Três viagens para a lua equivale a 600 mil milhas. Ou seja, os marítimos que realizaram essas viagens, percorreram muito mais os trechos do homem à lua.

Hackers invadem e controlam navios. Os chamados piratas cibernéticos são mais nova ameaça a suprimentos globais. Acredito que será bem mais fácil sequestrar navios não tripulados do que os atuais com pessoas a bordo. Assim como a tecnologia avança, os hackers se aperfeiçoam. Vemos nos noticiários as invasões até então impossíveis.

Os Órgãos de Segurança Pública sempre estão avisando: cuidado com as crianças nas praias, rios, lagos, lagoas, etc. Mas de nada servem os conselhos quando os pais vacilam. Conclusão: em todo o Brasil tivemos vários casos de afogamentos, principalmente de menores. No interior do Pará, os números são alarmantes. Infelizmente vidas se perderam.

A Academia da Força Aérea (AFA) realizou no dia 08 de Julho a Cerimônia de Entrega de Espadins a 208 Cadetes. A Turma “Ártemis” realizou mais uma etapa na carreira dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira. Nessa turma, está a filha do nosso ilustre Capitão de Mar e Guerra (RM1) Marcelo Baptista Santos, que comandou o nosso CIABA.

Parabéns ao Corpo de Fuzileiros Navais pelo importante evento realizado com foco na promoção da inclusão de pessoas com deficiência e seus familiares na rotina militar. Cerca de 250 crianças e jovens com deficiências vivenciaram um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”, que ocorreu no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador.

A Marinha do Brasil começou a operar o 1º Esquadrão de Aeronaves pilotadas de maneira remota. Os equipamentos vieram dos Estados Unidos e foram desenvolvidos por uma fabricante americana. O primeiro lançamento ocorreu na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos (RJ). Os drones, em formato de avião, pesam 23 Kg, tem 1,5 metros de comprimento e 3 metros de envergadura, com autonomia de voo de 15 horas.

No dia 11 de Julho, o Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC), juntamente com a Alumni PPGEM, realizou webinar com o tema “Fuzileiros Navais: Tropa Anfíbia, Expedicionária e de Pronto Emprego”, ministrado pelo Capitão de Mar e Guerra (FN) Carlos Eduardo Gonçalves Silva Maia. Todos os eventos realizados por essas instituições geram certificados eletrônicos de participações.

Livro sobre Rondon, intitulado “O Marechal de Paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia”, cujo autor é Maurício de Melo Meneses, foi lançado no Rio de Janeiro (RJ) no dia 29 de Junho, no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). A aquisição poderá ser feita através do site “Amazon”.

No dia 09 de Julho, a coluna “Convés Principal” completou um (1) ano que teve seu primeiro lançamento no site “Luis Celso News”, conhecido também como LCNews. Na ocasião, a 8ª Edição era ltransmitida. A matéria principal foi o 41º Aniversário do ingresso das mulheres nas fileiras da Marinha. Agradecimentos ao amigo Luís Celso. (RM).