Empurrador fluvial com 8 milhões de litros de combustível é atacado por piratas no rio Madeira

Após forte troca de tiros com os seguranças da embarcação, os criminosos acabaram fugindo

Joana Queiroz

online@acritica.com

O empurrador fluvial Cuiabá 10, da empresa Nave Amazônia Navegação Ltda., foi atacado  no rio Madeira, na madrugada de segunda-feira (11), por piratas de rio fortemente armados. A embarcação está transportando 8 milhões de litros de combustível para Porto Velho.

De acordo com o comandante do Cuiabá 10, identificado como “Ednelson”, o ataque aconteceu por volta de 0h30 quando o empurrador navegava pela localidade Bom Intento, no Madeira.

Conforme o comandante, foi uma hora de terror vivido pela tripulação que temia que o poder de fogo dos piratas fosse superior ao dos seguranças e que algum deles viesse a tombar. A embarcação foi atacada pela parte de trás. A tripulação foi surpreendida com o tiro de advertência e nessa hora os seguranças reagiram.

A escuridão do rio impediu de ver em  quantas embarcações os piratas estavam. A segurança armada da embarcação reagiu e houve intensa troca de tiros entre as partes. O empurrador foi atingido por vários tiros, as vidraças foram quebradas e outras partes destruídas.

Para o comandante, o objetivo dos piratas era fazer a embarcação parar, para então render a tripulação e roubar a carga, como aconteceu em fevereiro deste ano, também no rio Madeira, quando o empurrador Porto Alegre 10 foi atacado.

Na época, a empresa não trabalhava com segurança armada e a tripulação foi rendida nas proximidades do município de Manicoré.

Os piratas ficaram três dias no domínio da embarcação, dessa vez conseguiram roubar  500 mil de litros de combustível que também estavam indo para Porto Velho. O prejuízo  foi de R$ 2,5 milhões para a empresa, além  dos pertences dos tripulantes que também foram levados.

Conforme o comandante, o Boletim de Ocorrência (BO) só vai ser feito hoje ou amanhã, na delegacia de Humaitá .


Por Portal da Navegação, via acritica.com
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next