NAVEGAÇÃO EM FOCO – Exército realiza atividades de defesa terrestre

O Comando Militar do Norte (CMN), que tem como comandante o general de exército João Chalella, está realizando a certificação ‘Força de Prontidão Operacional’ (FORPRON), que estabelece a capacidade de preparação da tropa para defender o território na região Norte do Brasil. O evento vai até o dia 29 de julho e é realizado pelo CMN juntamente com o Centro de Adestramento-Leste (CA-Leste), na 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá.
O FORPRON consiste na certificação da Organização Militar como uma Força de Prontidão, cuja preparação assegura o nível desejado de eficiência operacional da tropa em defesa da Pátria. A 23ª Brigada de Infantaria de Selva deve cumprir missões nas diversas hipóteses de emprego da tropa em situações de ameaça externa.
Por meio do Sistema de Simulação do Exército Brasileiro, é possível realizar atividades construtivas, virtuais e vivas, coerentes com as missões prioritárias da grande unidade, previstas nas hipóteses de emprego dentro de temas táticos, mantendo o poder de combate avaliado e certificado em sua capacitação operacional. A certificação da FORPRON é anual. As Brigadas Especializadas que foram ou estão sendo submetidas à nova metodologia que prevê um ciclo de simulações dividido em três fases: construtiva, virtual e viva.

1º Esquadrão de aeronaves remotamente pilotadas é ativado

O Comandante da Marinha, almirante de esquadra, Almir Garnier Santos e o Capitão de Fragata Fabio Nunes fizeram o descerramento da placa de ativação da nova OM
ScanEagle ampliará a capacidade operacional da Marinha

O Comandante da Marinha, almirante de esquadra, Almir Garnier Santos, presidiu a cerimônia de ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), realizada no início do mês, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ). A solenidade representou um momento histórico para a Força, pois marcou a incorporação de um novo meio que proporcionará significativo incremento operacional aos navios da Esquadra e ao Corpo de Fuzileiros Navais, executando missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.
O EsqdQE-1 inicia as operações com seis aeronaves do modelo ScanEagle, aptas a operar em período diurno e noturno. Com capacidade de monitoramento, controle, proteção e defesa da Amazônia Azul, poderão ser empregadas em atividades de controle do tráfego marítimo; inspeção naval; prevenção de ilícitos, pirataria e terrorismo; monitoramento de desastres; e operações de socorro e salvaguarda da vida humana no mar.
Na cerimônia, que também contou com a participação de membros do almirantado e de outros oficiais-generais, o comandante da Marinha ressaltou que os veículos aéreos não tripulados não substituirão e nem eliminarão os tripulados, mas coexistirão, surgindo como um grande complemento.
O Almirante Garnier também saudou o Comandante da nova Organização Militar (OM), o capitão de fragata Fábio Nunes e tripulação.

Mares & Rios

Das embarcações à vela ao submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, as atividades da Marinha do Brasil (MB) tem como norte o constante desenvolvimento tecnológico. Com o objetivo de demonstrar evolução científica, a MB montou a exposição “Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil”.

A exposição está aberta à visitação no Planetário de Brasília “Luiz Cruls” e foi elaborada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) como forma de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil. Por meio de painéis, é possível ver marcos no desenvolvimento tecnológico ao longo dos séculos XIX e XX em áreas como energia nuclear, oceanografia e comunicações navais, que aprimoraram as atividades relacionadas às operações navais, transporte marítimo e à proteção da costa.

Hoje, mais um navio com calado superior a 11,56m está navegando pela barra norte do rio Amazonas. O “CSSC Amsterdam”, vindo de Santarém carregado com mais de 50 mil toneladas de soja, está navegando com o calado de 11.70m. Os responsáveis pela navegação são os experientes práticos do Rio Amazonas Wilson Barbosa e Raimundo Teixeira, que pertencem ao quadro da empresa de praticagem do Norte NORTEPILOT.

Nosso amigo Alvim Spinola, prático do rio Amazonas e um dos membros mais atuante do Conselho Técnico da Unipilot, não perde uma boa pescaria nos dias de folga, em São Caetano de Odivelas. Como forma de comprovar que não é história de pescador, a foto.

Conhecedor do rio, Spindola fisgou um xaréu de (acredite!) 15kg.

Está em andamento a segunda operação de transbordo de grãos na área do Porto de Santarém. Desta vez, a operação portuária é da Cargill com o navio “Yasa Ilhan”, finalizando o primeiro ciclo. De acordo com as normas da Autoridade Marítima, serão dois testes para cada operadora portuária (Cargill e Mega Logística). A Mega Logística já está preparando a operação do segundo navio para este mês.

A Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-PA) realizou, na última segunda-feira, a primeira reunião presencial da diretoria em 2022. O evento aconteceu na sala ”Luiz Rebelo Neto” e foi presidida pelo vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, comandante do 4° Distrito Naval; contra almirante Carlos Roberto da Rocha Júnior, chefe do Estado Maior; e presidente da Soamar-PA Relton Osvaldo Pinto. Na pauta, a data para a escolha dos novos “Amigos da Marinha”. O evento está previsto para dezembro.

O vice-almirante Edgar, o contra-almirante Carlos Roberto e o presidente da Soamar, Relton Osvaldo Pinto na companhia dos demais “soamarinos”.