CONVÉS PRINCIPAL – Simulador de Manobras do CIABA entre um dos melhores do mundo.

Da esquerda para direita: CCB Pedro Vicente, CCB Felipe Damasceno, Instrutor CCB Rommel, CCB Fábio Rolim e CCB Elias Garcia.

O Simulador da nossa “Universidade do Mar”, que é o “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), está entre um dos melhores do mundo. Quando foi inaugurado, representava o 5º melhor internacionalmente.
Os Alunos dos Cursos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) e do APNT (Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica – Acesso a Capitão de Cabotagem) tem em seus currículos as aulas e treinamentos práticos de Gerenciamento de Passadiço.
A primeira foto da matéria mostra o instrutor Rommel ao lado dos Oficiais-Alunos do APNT, juntamente com os Alunos da EFOMM Moreira e Trindade (à esquerda) de São Tomé e Príncipe, atualmente no 3º Ano do Curso de Náutica, que também são da Monitoria de Manobra. Já na segunda foto temos os Oficiais de uma empresa estatal matriculados no curso de APNT 01/2022.
O instrutor Capitão de Cabotagem Rommel Gomes e Gomes anualmente escolhe os melhores Alunos da EFOMM em aulas de simulador para acompanhar e conhecer novas manobras dos Oficiais da Marinha Mercante que treinam na prática, tornando-se Monitores de Manobra, além de participar ativamente da formatura dos futuros Capitães, que em breve estarão no Comando de navios e embarcações offshore.
O Comandante do CIABA é o Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio e o Superintendente de Ensino (SE) é o Capitão de Fragata (T) Antônio Rodrigues da Silva Neto.

“Academia da Força Aérea” (AFA) entrega espadins para 208 Cadetes.

Os Cadetes junto com o Presidente Jair Bolsonaro. Ao fundo, evoluções da Esquadrilha da Fumaça.

No dia 08 de Julho, a “Academia da Força Aérea” (AFA) realizou Cerimônia Militar de Entrega de Espadins a 208 Cadetes do 1º Ano da Turma “Ártemis”, que adentraram os portões da Instituição no início do presente ano.
O evento contou com a presença do Presidente da República Jair Bolsonaro, juntamente com várias autoridades civis e militares, além dos familiares e amigos dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).
Entre os Cadetes da Turma “Ártemis”, 133 são Aviadores, 46 Intendentes e 29 de Infantaria. Dois pertencem as Nações Amigas, como o Paraguai e República de Benin.
Faz parte dessa turma a filha do nosso ilustre Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, que comandou o nosso CIABA.
Parabéns aos Cadetes. Sucessos nas carreiras e nos próximos anos que virão na Academia. O Curso tem a duração de 4 anos.

Um dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro – Crianças com deficiência são prestigiadas no Rio de Janeiro.

Embarque em helicóptero da Marinha mostra a felicidade de uma criança.
Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro foi sucesso absoluto.

Parabéns a Marinha do Brasil! Parabéns aos marnheiros e fuzileiros navais!
No dia 09 de Junho, cerca de 250 crianças e jovens com deficiência viveram um “Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro”. O evento ocorreu no “Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo” (CIASC), na Ilha do Governador (RJ).
Os participantes, juntamente com seus familiares, puderam experimentar na prática, de forma lúdica e supervisionada, a rotina militar da nossa briosa Marinha do Brasil.
A parceria com os grupos Mundo Azul, Compartilha e Sesc Rio trouxe a alegria para muitas crianças, que em seus sorrisos, eram visíveis os sentimentos de felicidades, alegrias e emoções.
Essa foi a quarta edição, que contou com a presença da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais. O primeiro evento ocorreu em 2017. (Contribuição e Fotos: Defesa em Foco).

Colunista teve importante encontro com futuros Comandantes da Marinha Mercante Brasileira.

À esquerda: CCB Paulo Renato e o colunista. À direita: CCB Fábio Rolim e CCB Felipe Damasceno.

Na noite de 12 de Julho, o colunista teve importante encontro, em um jantar de “Longo Curso”, como dizia nosso saudoso Mestre Alyrio Sabbá, com os futuros Capitães de Cabotagem da Marinha Mercante Brasileira, que atualmente estão prestes a concluir o Curso de Aperfeiçoamento para Oficial de Náutica.
O encontro aconteceu na “Restô do Porto”, que fica localizado próximo da área portuária da CDP, em Belém do Pará. Na ocasião, vários assuntos e experiências profissionais foram debatidos.
Na foto, o colunista, Paulo Renato, Felipe Damasceno e Fábio Rolim. Todos fazem parte do Quadro Efetivo de uma empresa estatal de navegação.

RUMO CERTO

  • Ontem o colunista recebeu na residência a visita do querido Major (PMPA) Juniel Costa Maciel, que recentemente foi condecorado com a Medalha Tiradentes da ABFIP (Associação Brasileira das Forças Internacional de Paz).
  • Em breve o Major Juniel receberá outra Comenda, pelos relevantes serviços prestados a nação brasileira e ao Estado do Pará, bem como tem promoção à vista ainda neste ano.
  • O nosso querido mestre José Cândido, Diretor de Protocolo do Clube Rotary do Rio de Janeiro Vésper, sempre contagiando a todos positivamente com sua postura animada e sincera de agir. Ele que é militar da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro.
  • Por falar em Rotary Vésper, foi um sucesso a Cerimônia de Posse da Presidente Neide Benchimol realizada no dia 13 de Julho. Voltaremos com matéria completa na próxima edição.
  • O Comendador Rodrigo Agostini já na expectativa, juntamente com os agraciados, para o lançamento da Medalha de Embaixador da Paz no Brasil, que acontecerá no próximo dia 22 de Julho na OAB-Rio.
  • Vários Capitães de Longo Curso estarão presentes na Formatura dos Capitães de Cabotagem do Curso APNT do CIABA, entre eles o CLC Brabo, CLC Ricardo Alfredo e CLC Connor. O colunista agradece o fraternal convite.
  • O Capitão de Mar e Guerra (IM) Marcos Antônio Souza de Assis vem realizando excelente serviço à frente do “Centro de Intendência da Marinha em Belém” (CeIMBe). Foi merecidamente agraciado com o Prêmio Eficiência.
  • Não podemos deixar de comentar os serviços de qualidade que estão sendo realizados no CIABA, que hoje tem o Comando do ilustre Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio.
  • O Capitão de Mar e Guerra (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes com a mão na massa, já que a Base Naval de Val de Cães (BNVC), onde atualmente Comanda, continua realizando reparos e docagens de várias embarcações.
  • O Comandante Paiva conta com os serviços de um grande engenheiro, que é o também Capitão de Mar e Guerra (EN) Carlos Evandro da Cunha Bezerra.

NAVEGANDO

No último sábado (09) a ponte “Enéias Martins” que dá acesso a Outeiro foi liberada para carros de passeios e vans com até 15 passageiros. Foi um alívio para os moradores e pessoas que acessam a ilha. Contudo, os serviços das balsas e lanchas continuam para melhor atendimento. O acidente com a queda do pilar aconteceu no dia 18 de Abril.

Foi só liberarem a ponte para que a bandidagem e pessoas de má índole pudessem criar confusões, como se viu no último final de semana em Outeiro. Muita pancadaria, assaltos e furtos. Mesmo com o policiamento reforçado da nossa briosa Polícia Militar, aqueles que foram para gerar o mal não se contiveram. Os policiais agiram dentro da lei.

Na mesa do colunista o Certificado de Participação na palestra realizada com o tema “Fuzileiros Navais: Tropa Anfíbia, Expedicionária e de Pronto Emprego a serviço do Estado Brasileiro” realizada pelo “Núcleo de Avaliação da Conjuntura” (NAC), via Webex em 11 de Julho de 20122. Foi excelente a palestra.

A Frota de Apoio Marítimo se manteve com os números de barcos offshore estável no mês de Maio, totalizando 408 embarcações. Contudo, tivemos duas unidades de bandeira brasileira a mais em relação ao relatório anterior emitido pela Abeam. No total, 90% de barcos ostentando o pavilhão nacional e 10% de bandeira estrangeira.

O Porto de Itapoá será o primeiro Terminal portuário do Brasil a contar com a gaiola de peação e despeação modelo gôndola. O equipamento é afixado nos portêineres para manter a segurança dos auxiliares de operações, que são os responsáveis por destravar ou travar os contêineres a bordo.

O Porto de Belém realizou operação inédita de embarque de toras de madeiras. Cerca de 15,2 mil toneladas de “Teca” foram carregadas a bordo do navio “Liberator”, com destino a Kandia, na Índia. Após 7 dias de operação, a viagem levará 40 dias. A encarregada dessa manobra portuária foi o Grupo Atlântica Matapi.

No dia 12 de Julho, a Força Aérea Brasileira realizou o resgate de um tripulante com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a bordo do navio “Puffin Arrow”, de bandeira do Panamá, que realizava a viagem do Brasil para os Estados Unidos. A aeronave “H-36 Caracal” efetuou a missão de resgate da pessoa.

Importante Cerimônia Militar ocorreu no dia 08 de Julho quando a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a brevetação dos novos militares formados no Batalhão Santos Dumont. Várias autoridades estiveram presentes, entre elas o Presidente da República e o Ministro de Estado da Defesa.

Infelizmente nesse ano de 2022 não tivemos representante da Marinha Mercante Brasileira no “Curso de Política e Estratégia Marítima” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN). O indicado deverá ser Capitão de Longo Curso, em pleno exercício da função, ou seja, esteja no Comando de navio. Aguardaremos para que a próxima turma tenha um representante.

O mercado na Marinha Mercante Brasileira não está nas piores, nem tampouco melhor, porém houve aumento significativo na oferta de emprego, coisa que não se via alguns anos atrás, quando a Operação Lava-Jato atingiu a área marítima. Torçamos para que a melhoria continue. Tanto é que algumas empresas já estão perdendo Oficiais para as que oferecem melhores condições de trabalho e, o principal, respeito para com os homens do mar. (RM).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next