CONVÉS PRINCIPAL – Turma “Poseidon” comemora seus 100 dias para a Formatura.

Integrantes da Turma “Poseidon” ao lado do Comandante do CIABA e seus Oficiais.
Paraninfo da Turma, Professor Arlindo Narareth, sendo homenageado.

O momento está chegando! Um dos mais aguardados por todas as turmas que passam pela “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) é a Cerimônia de Formatura, quando são declarados Praticantes Oficiais de Náutica ou de Máquinas.
E esse dia está se aproxima para os Alunos do 3º Ano do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). No dia 26 de Agosto, como tradicionalmente acontece, um almoço em comemoração aos cem dias que antecedem a cerimônia da Turma “Poseidon” foi realizado, contando com as presenças dos familiares.
Além de ascendentes à categoria de Praticantes, os formandos também serão considerados Guardas-Marinhas da Reserva da Marinha do Brasil, uma vez que estão matriculados no “Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva Não Remunerada” (NFORM).
Durante o evento, o Patrono da Turma, Professor Abílio Silva (in memorian), que lecionou no CIABA por mais de doze anos, foi homenageado, representado por sua filha Linda Maria. Outro grande homenageado foi o Paraninfo, Professor Arlindo Nazareth, sendo aplaudido pelos presentes. (Colaboração e Fotos: Assessoria de Comunicação Social – CIABA).

Comandante Hildelene vem com força total como candidata a Deputada Estadual no Rio de Janeiro.

Comandante Hildelene Lobato Bahia – Primeira Comandante feminina da Marinha Mercante Brasileira.

Nossa querida Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia agora é candidata a Deputada Estadual pelo Estado do Rio de Janeiro. Será uma representante na área do setor naval, além de diversos outras atividades.
A Comandante Hildelene faz parte da primeira turma de mulheres a ingressar na “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante”, no “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que fica em Belém do Pará.
Em seu currículo consta o Primeiro Comando de uma mulher em navio de grande porte, quando assumiu o NT “Carangola”.
A CLC Hildelene é a força feminina, força nos setores naval e marítimo de que tanto precisamos na representação política do país.
Estamos com ela!

Momentos para relembrar: Formatura do APNT-01/2022.

O Colunista com o casal Rolim e CLC Ricardo Alfredo.

Recebemos a bela foto do Capitão de Cabotagem Fábio Rolim, por ocasião do baile de formatura do Curso do Aperfeiçoamento para Oficial da Náutica realizado no dia 22 de Julho em Belém (PA).
O momento foi para destacar a lembrança do Oficial ao lado da família e colegas de trabalhos. Dificilmente se conseguirá reunir as mesmas pessoas, porém o registro dessa união do dia jamais será esquecido.
O CLC Ricardo Alfredo e CLC Brabo hoje curtem aposentadoria, após longa vida no mar, com especial ênfase no bem estar de suas tripulações e no bom funcionamento do navio.
O CCB Fábio Rolim, em breve estará cumprindo nova missão. No momento curte o repouso ao lado da família, após meses de estudos na nossa “Universidade do Mar”.
Já o colunista… embarcado em mais nova missão para o oriente.

Por Imediato Ricardo de Sá Mendonça: Repetição Sadia!

As três leis:

  • o mesmo / o diferente.
  • Presença / ausência.
  • O agente humano que conta as repetições.
    Os efeitos da repetição:
  • Autopreservação.
  • Autodesenvolvimento.
  • Consolidação da identidade ao longo do tempo.
    O retorno do passado ao presente:
  • a rememoração é o retorno à consciência de um passado esquecido.
  • a repetição sadia é o retorno em nossos comportamentos de um passado recalcado.
  • o inconsciente, nesse caso, é uma força de vida que expande o nosso ser.
    O que se repete: é o nosso passado conturbado e recalcado.
    Qual motor da repetição: é a pulsão. Em vez de procurar aliviar sua tensão e obter prazer, a pulsão prefere conservá-la e fazer com que o gozo se repita incansavelmente.
    Reflita hoje: o que você repete na sua vida? Te faz bem?

RUMO CERTO

  • O colunista recebeu a informação de que será condecorado com a Medalha de Mérito Marechal Rondon, pelo Presidente da AIEB-Brasil, Comendador Rodrigo Agostini, em Cerimônia no dia 30 de Setembro.
  • A Tenente Layza Serrão vem ganhando grande destaque na Assessoria de Comunicação Social do CIABA. Com ela, as notícias são quase que em tempo real. Parabéns pelo excelente trabalho.
  • O Major Juniel Costa Maciel, da Polícia Militar do Estado do Pará, está com indicação para mais uma Medalha na sua vitoriosa carreira. Voltaremos com os detalhes após as devidas confirmações.
  • Bem que o colunista gostaria de receber a bordo o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Miranda, que atua na Capitania dos Portos da Bahia, durante a estadia em Salvador. Porém, devido ao trabalho, ficará para uma próxima oportunidade.
  • O amigo Marcus Vinicius Lisbôa Brandão novamente participou de outra competição no Rio de Janeiro, o Triathlon realizado na Zona Sul em 28 de Agosto, ficando na honrosa 4ª posição, garantindo presença no pódio. Parabéns!
  • Uma citação especial a Aluna do 3º Ano de Náutica do CIAGA Letícia Cesca, sempre mantendo contato com o colunista. O convite para a visita ao navio está feito.
  • O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Fábio da Silva Andrade tem a Marinha no coração e no sangue. Ele que atuou por muito tempo na força de mar. É um dos melhores Comandantes que o CIABA já teve.
  • O Capitão de Fragata (RM1) Ricardo Rebelo atuando com força total na Companhia Docas do Pará. Sempre nos encontros com o colunista, o fraternal abraço é indispensável. Estamos na torcida para que o amigo alcance voos bem mais elevados.
  • Nosso amigo Marcos Silva, conhecido como Marquinhos, aposentou-se dos serviços da ativa de uma empresa estatal. Sentiremos saudades das conversas e ensinamentos profissionais. Porém o bate papo amigável será eterno.
  • Os Praticantes de Náutica Jair e Gabriela em breve estarão chegando ao Brasil e finalizando a Praticagem. Após os devidos procedimentos no CIAGA e DPC, serão declarados Segundo Oficiais de Náutica.

NAVEGANDO.

Ontem, 1º de Setembro, iniciamos as comemorações da Semana da Pátria. O que vemos na atualidade são pessoas “desgostosas” no país em que residem. Gente pisando na Bandeira Nacional em ato público, chegando alguma vezes a queimá-las. Políticos se degladiando em buscas de lugares nas funções. É uma pena as diversas gerações presenciarem esses fatos.

E ainda tem mais. No ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, somente presenciamos as Forças Armadas e de Seguranças Públicas darem valores e créditos a esse importante acontecimento em nossa história. Possa ser que esteja enganado, mas não quase não vemos outras instituições dando o devido valor e respeito a isso. Até os tradicionais Desfiles Cívicos Militares estão cancelados em algumas cidades.

Por isso que o povo americano é diferenciado. No final de março do ano corrente, o colunista esteve com sua tripulação nos Estados Unidos e pôde comprovar o quanto amam a sua nação. Em cada residência e instituição estava hasteada a bandeira, tal qual presenciamos nos filmes. Isso não é ficção, e sim, realidade. Precisamos mudar nossa mentalidade e amar mais nosso Brasil.

Por onde quer que passamos, outros povos ou nações gostariam de ter um país como o Brasil, rico em matéria prima, diversidades nas suas regiões, uma costa marítima gigantesca, fauna e flora riquíssima. Um chinês certa vez me confidenciou: se a China fosse o Brasil, seríamos potência inigualável. O que falta, para nós brasileiros, conseguirmos isso? Com certeza teremos várias respostas e opiniões diferentes.

Segundo divulgações de uma fonte no ramo da advocacia, faltam estatísticas sobre tipos de acidentes marítimos no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) registrou o total de 438 acidentes aquaviários, sendo 99 com lanchas, 44 com navios graneleiros, 31 com motos aquáticas, 20 em plataformas e 16 em veleiros.

O Fundo de Marinha Mercante tem atualmente saldo disponível na casa dos R$ 5 bilhões. Só nesse ano, o conselho do fundo setorial já aprovou 22 novos projetos como prioritários, abrangendo 107 obras de construção, reparos, conversão ou modernização de embarcações. Bem que parte desse dinheiro poderia se investir na construção de um Navio Escola para a Marinha Mercante. Mas isso não é prioridade dos políticos. Eleições estão aí.

No próximo dia 04 de Setembro, na Praça dos Três Poderes (DF), ocorrerá a substituição do Pavilhão Nacional, considerado o maior do País, com 20 metros de comprimento e 14 de largura. A Cerimônia estará a cargo da Marinha do Brasil, iniciando às 10:00 horas, tendo a participação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, uma das maiores do mundo.

Já entre os dias 03 e 04 de Setembro, os navios atracados na Praça Mauá, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) estarão aberto a visitação pública, incluindo o Capitânia da Esquadra Brasileira, o Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e o Navio Veleiro “Cisne Branco”.

A Aviação Naval comemorou seu 106º Aniversário em Cerimônia Militar realizada na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), em 26 de Agosto. O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

“Operação Anjos na Estrada” é mais uma grande iniciativa da Polícia Rodoviária Federal para o combate ao abuso e exploração sexual infantil. A palestra de lançamento ocorreu na última terça-feira (30) no Estado de São Paulo. As próximas etapas ocorrerão no Distrito Federal e Tocantins, devendo se estender por todos os Estados Brasileiros. (RM).