CA Ruiz (Comandante do CIAGA), CA Carlos Roberto (Chefe do Estado-Maior do Com4ºDN) e CA Reis (Subchefe de organização do Comando de Operações Navais)

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Jantar em homenagem aos Almirantes Olsen e Borges

Relton Osvaldo Pinto presenteando o almirante de esquadra Borges
Relton Osvaldo Pinto e vice-almirante Edgar presenteando o almirante de esquadra Olsen

O comando do 4º DN e a SOAMAR-PA ofereceram, na última quinta-feira, um jantar aos almirantes de esquadra Olsen (COM) e Borges (DGN). O evento foi realizado no restaurante Privillege, e foi uma noite muito agradável, onde os homenageados se sentiram muito à vontade, e agradecidos pela recepção. Eles estão de passagem por Belém para participar da romaria fluvial e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

CIABA comemora 130 anos.

Contra Almirante Carlos Roberto, Contra Almirante Ruiz, Almirante de Esquadra Borges, Almirante de Esquadra Olsen, Vice Almirante Edgar, Contra Almirante Reis e CMG Enes
Vice Almirante Edgar, CMG Enes e Almirante de Esquadra Olsen

Na última sexta-feira (7), no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que tem como comandante o CMG Enes, foi realizada cerimônia alusiva aos 130 anos da “Universidade do Mar”.
Participaram da solenidade o comandante de operações navais, almirante de esquadra Olsen; o diretor-geral de navegação, almirante de esquadra Borges; o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar; o comandante do Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha”, contra-almirante Ruiz; o Chefe do Estado Maior do 4º DN, contra-almirante Carlos Roberto. Além do presidente da SOAMAR-PA, Relton Osvaldo Pinto, membros da comunidade marítima e ex-alunos.
Durante a solenidade, foi destacado a importância do CIABA para formação dos oficiais mercantes que tornam a Marinha Mercante brasileira uma das melhores do mundo. Também houve a imposição da medalha de amigo do CIABA para membros da comunidade marítima e civis.

Militares auxiliam festividades do Círio 2022

Participação de militares do Exército garantem segurança aos romeiros.

A 230ª edição do Círio de Nazaré conta hoje com um reforço de 1.390 militares do Comando Militar do Norte (CMN). Eles atuarão para garantir a segurança dos romeiros e a fluidez das principais romarias da Festividade.
No sábado (8), pela manhã, o Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, do 8ª Depósito de Suprimento da 8ª Região Militar (8º D Sup), foi uma das embarcações que integraram a Romaria Fluvial. A unidade foi um ponto de apoio à equipe de saúde, formada por médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Cruz Vermelha.
Já na Trasladação, militares da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) fizeram a segurança na saída da Imagem Peregrina do Colégio Gentil e nas estações da corda. Também atuaram para facilitar o deslocamento até a chegada à Catedral Metropolitana.
“Depois de dois anos, este deve ser um círio todo especial. É uma das missões que todos nós estamos orgulhosos em participar. É aquela atividade que a gente não precisa escalar ninguém. São 1300 militares voluntários, pois todos querem fazer parte dessa grande manifestação de fé”, destacou o Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.
O trabalho do Exército Brasileiro e as demais Forças, integrado à sociedade paraense, ocorre em parceria com a Diretoria da Festa, órgãos de segurança pública e demais agências de apoio ao Círio de Nazaré.

Mares & Rios

Neste domingo do Círio, uma das principais missões do Exército Brasileiro é garantir o atrelamento da corda à berlinda, na Avenida Portugal com a Rua 15 de novembro. Além disso, no entorno da Praça Santuário, em Nazaré, o cordão humano formado por militares do 8º D Sup, do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Pq R Mnt/8) e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) garantirão que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegue à Basílica Santuário.

Depois de dois anos, o Círio Fluvial voltou a ser realizado e mais uma vez a imagem da virgem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida no navio H-37 NHo Garnier Sampaio. Estiveram a bordo os almirantes de esquadra Olsen e Borges, além do vice-almirante Edgar. Este ano, o presidente Jair Bolsonaro, juntamente com equipe de ministros e assessores, esteve acompanhando a procissão a bordo do navio.

Em conversa com o almirante de esquadra Borges, o colunista foi informado sobre a real situação do casco do antigo porta aviões “São Paulo”, que já se encontra parado no litoral pernambucano e deverá passar por testes de segurança. Depois, seguirá viagem até a Turquia, onde será desmontado. Na coluna da próxima quinta-feira falaremos sobre o assunto.

As velas não estavam içadas (abertas), ainda assim o imponente Cisne Branco chamava a atenção a metros de distância da sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), no cais santista, de onde era possível ver os mastros. O navio-veleiro da Marinha do Brasil voltou à cidade paulista e gerou fila de visitantes nesta quinta-feira (6), único dia aberto ao público.

A ALCOA-Juruti, através do gerente de operação de porto e ferrovia, informou à Cooperativa Unipilot e Capitania Fluvial de Santarém que a sondagem no canal do porto inicia hoje, conforme o planejamento.

O CLC Luiz Seixas (foto), que atualmente reside em Santa Catarina e durante muitos anos foi gerente operacional da Brisa Shipping e imediato nos navios da ELCANO, encontra-se em Belém para participar do Círio de Nazaré depois de caminhar 76 km de Castanhal até a Basílica Santuário.(LOP).