O comando do 4º DN e a SOAMAR-PA ofereceram, na última quinta-feira, um jantar aos almirantes de esquadra Olsen (COM) e Borges (DGN). O evento foi realizado no restaurante Privillege, e foi uma noite muito agradável, onde os homenageados se sentiram muito à vontade, e agradecidos pela recepção. Eles estão de passagem por Belém para participar da romaria fluvial e do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
CIABA comemora 130 anos.
Na última sexta-feira (7), no Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), que tem como comandante o CMG Enes, foi realizada cerimônia alusiva aos 130 anos da “Universidade do Mar”.
Participaram da solenidade o comandante de operações navais, almirante de esquadra Olsen; o diretor-geral de navegação, almirante de esquadra Borges; o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar; o comandante do Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha”, contra-almirante Ruiz; o Chefe do Estado Maior do 4º DN, contra-almirante Carlos Roberto. Além do presidente da SOAMAR-PA, Relton Osvaldo Pinto, membros da comunidade marítima e ex-alunos.
Durante a solenidade, foi destacado a importância do CIABA para formação dos oficiais mercantes que tornam a Marinha Mercante brasileira uma das melhores do mundo. Também houve a imposição da medalha de amigo do CIABA para membros da comunidade marítima e civis.
Militares auxiliam festividades do Círio 2022
A 230ª edição do Círio de Nazaré conta hoje com um reforço de 1.390 militares do Comando Militar do Norte (CMN). Eles atuarão para garantir a segurança dos romeiros e a fluidez das principais romarias da Festividade.
No sábado (8), pela manhã, o Ferry Boat “Marechal Bittencourt”, do 8ª Depósito de Suprimento da 8ª Região Militar (8º D Sup), foi uma das embarcações que integraram a Romaria Fluvial. A unidade foi um ponto de apoio à equipe de saúde, formada por médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Cruz Vermelha.
Já na Trasladação, militares da 15ª Companhia de Polícia do Exército (15ª Cia PE) fizeram a segurança na saída da Imagem Peregrina do Colégio Gentil e nas estações da corda. Também atuaram para facilitar o deslocamento até a chegada à Catedral Metropolitana.
“Depois de dois anos, este deve ser um círio todo especial. É uma das missões que todos nós estamos orgulhosos em participar. É aquela atividade que a gente não precisa escalar ninguém. São 1300 militares voluntários, pois todos querem fazer parte dessa grande manifestação de fé”, destacou o Comandante Militar do Norte, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.
O trabalho do Exército Brasileiro e as demais Forças, integrado à sociedade paraense, ocorre em parceria com a Diretoria da Festa, órgãos de segurança pública e demais agências de apoio ao Círio de Nazaré.
Mares & Rios
Neste domingo do Círio, uma das principais missões do Exército Brasileiro é garantir o atrelamento da corda à berlinda, na Avenida Portugal com a Rua 15 de novembro. Além disso, no entorno da Praça Santuário, em Nazaré, o cordão humano formado por militares do 8º D Sup, do Parque Regional de Manutenção da 8ª Região Militar (Pq R Mnt/8) e do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) garantirão que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegue à Basílica Santuário.
Depois de dois anos, o Círio Fluvial voltou a ser realizado e mais uma vez a imagem da virgem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida no navio H-37 NHo Garnier Sampaio. Estiveram a bordo os almirantes de esquadra Olsen e Borges, além do vice-almirante Edgar. Este ano, o presidente Jair Bolsonaro, juntamente com equipe de ministros e assessores, esteve acompanhando a procissão a bordo do navio.
Em conversa com o almirante de esquadra Borges, o colunista foi informado sobre a real situação do casco do antigo porta aviões “São Paulo”, que já se encontra parado no litoral pernambucano e deverá passar por testes de segurança. Depois, seguirá viagem até a Turquia, onde será desmontado. Na coluna da próxima quinta-feira falaremos sobre o assunto.
As velas não estavam içadas (abertas), ainda assim o imponente Cisne Branco chamava a atenção a metros de distância da sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), no cais santista, de onde era possível ver os mastros. O navio-veleiro da Marinha do Brasil voltou à cidade paulista e gerou fila de visitantes nesta quinta-feira (6), único dia aberto ao público.
A ALCOA-Juruti, através do gerente de operação de porto e ferrovia, informou à Cooperativa Unipilot e Capitania Fluvial de Santarém que a sondagem no canal do porto inicia hoje, conforme o planejamento.
O CLC Luiz Seixas (foto), que atualmente reside em Santa Catarina e durante muitos anos foi gerente operacional da Brisa Shipping e imediato nos navios da ELCANO, encontra-se em Belém para participar do Círio de Nazaré depois de caminhar 76 km de Castanhal até a Basílica Santuário.(LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.