Cel Feijó, Brigadeiro Cloer e Ten Cel Ladjane no momento da passagem de comando do Hospital de Aeronáutica de Belém

NAVEGAÇÃO EM FOCO – HABE tem nova comandante

A tenente-coronel médica Ladjane Dantas assumiu o comando do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE). A cerimônia militar foi presidida pelo comandante do I Comando Aéreo Regional (I COMAR), major-brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e contou com a presença de autoridades civis e militares da GUARNAE e de outras Forças. O ato de passagem foi realizado pelo diretor de saúde da Aeronáutica, major-brigadeiro médico Cloer Vescia Alves.
Ladjane substituiu o coronel médico Jorge Antonio Carvalho Feijó, após dois anos no cargo. A gestão de Feijó foi marcada pelos excelentes indicadores, empenhado em realizar Gestão de Risco e Gerenciamento Financeiro, pontos importantíssimos para o bom andamento da organização.
Os expressivos resultados são características da proatividade e comprometimento profissional, reconhecido através das ações realizadas ao longo de sua trajetória à frente do HABE, que o qualificaram para assumir o cargo de diretor do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), no dia 11 de outubro de 2022.

Escolas de Mosqueiro ganham palestras educativas

Uma frente ampla reuniu delegados da Polícia Civil, magistrados do Tribunal de Justiça, membros do Ministério Público e lideranças políticas que irão promover palestras em escolas públicas de Mosqueiro sobre combate às drogas.
O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, conta com o apoio do diretor de polícia especializada, delegado Benedito Magno, e dos delegados Hennison Jacob, Daniel Castro e Arthur Nobre, que será um dos palestrantes. Além disso, o delegado Heitor Magno, vai tratar de crimes cibernéticos.
O deputado estadual Delegado Nilton Neves e vereador de Belém Túlio Neves são apoiadores, assim como juiz José Torquato, o desembargador Mairton Carneiro, a promotora Ana Maria Magalhães, e a juiza Graça Alfaia, que vão ficar responsáveis pelo relacionamento com a imprensa. As escolas contempladas serão divulgadas em breve.

Seca no rio Solimões paralisa navegação temporáriamente

Todo os anos, no período de seca do Rio Solimões, mais precisamente nos meses de outubro e novembro, a Petrobras costuma colocar em prática, quando necessário, a Operação Codajás para que a navegação dos navios que transportam gás oriundo de Coaria, no Amazonas, não seja paralisada.
Esta operação consiste na operação Ship to Ship em frente ao município de Codajás. Os navios menores conseguem navegar com segurança até o terminal de Coari e fazem transbordo para os navios maiores. Porém, este ano, como a seca esta muito forte, nem os navios menores estão conseguindo passar no trecho crítico do rio Solimões, entre a Ilha do Trocarilho e Canal do Abacate que fica localizado entre Coari e Codajás.
A Petrobras disponibilizou dois navios no terminal de Coari, antes que a seca prejudicasse a operação no canal, para servirem de tancagem. A navegação de Coari até Codajás está sendo realizada por balsas.

Mares & Rios

Amanhã, em todo o Brasil, será comemorado o dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Dia do Aviador, já que a data oficial, dia 23 de outubro, cairá em um domingo. Na comemoração, haverá a imposição da medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Este colunista estará sendo agraciado na cidade de São José dos Campos-SP, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, a convite do diretor-geral tenente -brigadeiro Maurício Medeiros.

Os chefes da Interpol no Brasil, Rodrigo Carnevale, e do Serviço de Segurança Portuária da Polícia Federal, Marcelo João da Silva, disseram, na terça-feira, que planejam parcerias para aumentar a segurança nos portos brasileiros. Segundo eles, ações integradas, ágeis e flexíveis entre setores público e privado são imprescindíveis no combate ao crime organizado, que tem encontrado barreiras no sistema portuário devido ao grande número de apreensões de drogas que seriam traficadas para outros países.

Eles participaram de live da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) sobre cooperação interagências na proteção portuária, transmitida no Youtube. Também participaram do evento Alice Casanova, mestre em estudos marítimos pela Escola de Guerra Naval; o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa; e o coordenador do comitê de Segurança da entidade, Roberto Almeida, que é representante da Vale. De acordo com Barbosa, a discussão sobre a cooperação na proteção portuária reforça o compromisso da ATP de atuar em defesa de políticas públicas que colaborem para o desenvolvimento e a segurança do segmento.

O Departamento do Abrigo do Marinheiro em Belém (DRAMN-Be), juntamente com a Diretoria Seccional das Voluntárias Cisne Branco Belém (VCB), realizou no último dia 15, um evento em comemoração ao Dia das Crianças e aos 103 anos do Abrigo do Marinheiro, com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e do Diretor do DRAMN-Be, capitão de mar e guerra Rodrigo Antônio da Costa Costeira.

Ontem foi comemorado o dia do maquinista e dos eletricistas de bordo, categorias de marítimos de grande importância para a nossa Marinha Mercante. A data foi comemorada a bordo do navio N/T “André Rebouças”, comandado pelo CLC Ricardo Monteiro, que estava atravessando o Estreito de Singapura. A coluna parabeniza todos os amigos máquinas.

A diretoria do Cassazum, por meio do Departamento Social, retoma, na próximo sexta (21), a partir das 21 horas, o tradicional “Baile da Asa da Aeronáutica” após dois anos suspenso por causa da pandemia. A grande festa vai comemorar os 58 Anos de Fundação do Cassazum, Bicentenário da Independência do Brasil, Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira. Todas diretrizes foram adotadas pelo presidente Yedo Mendes, com apoio do Comandante do I Comar, Major Brigadeiro Nogueira (foto). O evento ocorrerá no salão nobre do Cassazum, tendo como atrações musicais a cantora Brenda Moraes, Jorginho& Banda e o cantor Emílio Gomes.
(foto sem legenda)

Moradores de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari estão solicitando representantes SETRAN e ARCON para uma reunião na Câmara Municipal de Salvaterra amanhã. O Movimento do Porto da Foz do Rio Camará, que surgiu a depois do naufrágio de uma lancha clandestina em frente à Cotijuba há quase um mês, cobra, entre outras coisas, a legalização das empresas Navegação Ferreira e Transmarajó, que ainda estão provisoriamente autorizadas a fazer a linha Belém-Camará de lancha-expressa.
(foto sem legenda)