Evento ocorreu a bordo do NA “Pará”.

CONVÉS PRINCIPAL – Passagem de Comando do Navio Auxiliar (NA) “Pará”.

O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa presidiu o evento.
Capitão de Corveta Joelcy com a tripulação do NA “Pará”.
O colunista sendo recebido pelo Capitão de Corveta Joelcy a bordo do NA “Pará”.
Capitão de Corveta Joelcy se despedindo da tripulação.
CC Joelcy e esposa com os Comandantes Eladir e Joelma.
CC Felipe e CC Joelcy com suas respectivas esposas.
O colunista ao lado dos Comandantes Eladir e Joelma.
Comandante Felipe saudando o Comandante Joelcy na despedida.

O Navio Auxiliar “Pará”, conhecido como “Tracajá da Amazônia” e “Navio da Esperança”, realizou no último dia 14 de Fevereiro a Passagem de Comando em Cerimônia Militar realizada a bordo da própria embarcação.
O evento foi presidido pelo Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa. Assumiu o Comando o Capitão de Corveta Felipe Santos de Campos em substituição ao seu colega de igual patente, Capitão de Corveta Joelcy Ferreira de Araújo.
Estiveram presentes na Cerimônia os Comandantes das Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, familiares dos dois Comandantes, tripulação do navio e convidados especiais.
Além de contribuir para os atendimentos médicos-odontológicos, realizações de exames e apoios sociais às comunidades carentes ribeirinhas, o navio também tem colaborado com a Marinha Mercante Brasileira ao receber e ministrar treinamentos para os Alunos da EFOMM do CIABA.
O colunista, atendendo ao honroso convite, se fez presente no navio, saudando os Comandantes e amigos, desejando boa sorte na nova missão do Capitão de Corveta Joelcy e desejando sucesso e bons ventos ao Capitão de Corveta Felipe em sua nova comissão. (Contribuições e Fotos Assessoria de Comunicação Social – NA “Pará”).

Missão cumprida do Capitão de Corveta Joelcy Ferreira de Araújo no Comando do NA “Pará”.

CC Joelcy e esposa.

O Capitão de Corveta Joelcy Ferreira de Araújo assumiu o Comando do NA “Pará” em Fevereiro de 2022, onde recebeu muitas felicitações e os desejos de sorte dos familiares, amigos e colegas.
Durante seu Comando, a embarcação saiu do Dique Seco “Almirante Raul de Barros”, passaram por uma Inspeção Operativa, ascenderam à classe de adestramento, capacidade de realizar pouso a bordo, realizaram exercícios de tiro real, transportes de militares do Exército Brasileiro, além de receber a família naval no Círio de Nazaré em 2022.
Realizou 33 atracações e desatracações, com 77,5 dias de mar, tendo percorrido o total de 4903,37 milhas náuticas, fazendo sua principal missão: atendimento nas cidades como Oeiras do Pará, Portel, Melgaço, Santana, Breves, Almeirim, Porto de Mós, Soure, Santarém e Alter do Chão.
O Comandante agradeceu imensamente aos familiares, que sempre estiveram ao seu lado, mesmo nos momentos em que não pôde estar presente em virtude de suas obrigações militares.
Também agradeceu sua aguerrida tripulação, onde “juntos formarmos um time excepcional, cumprimos as tarefas de levar a presença à Amazônia”.
O Capitão de Corveta Joelcy agora cumprirá nova missão na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que tem no Comando o ilustre Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa.
Boa sorte a esse excelente oficial de nossa Briosa Marinha do Brasil.

Capitão de Corveta Felipe Santos de Campos em nobre missão de conduzir o NA “Pará”.

Capitão de Corveta Felipe Campos com os familiares.

O Capitão de Corveta Felipe Santos de Campos assumiu o Comando do Navio Auxiliar “Pará” com a nobre missão de conduzir o “Tracajá da Amazônia”. Oficial de elevados conceitos morais e militares, com certeza realizará honroso e exemplar comissão a frente da embarcação Capitânea do Comando do Grupamento de Patrulha naval do Norte.
Sente-se orgulhoso em assumir o Comando e com o nobre desafio de conduzir o NA “Pará” e sua tripulação, onde levará a esperança para as populações ribeirinhas na área do Comando do 4º Distrito Naval.
Em sua assunção, agradeceu a Deus e sua família por sempre estarem presentes em sua vida.
Parabéns e sucesso ao novo Comandante.

CIAGA inaugura Simulador de Passadiço II.

Contra-Almirante Ruiz com a equipe que desenvolveu o Simulador e Alunos da EFOMM.

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), tradicional instituição de ensino formadora e aperfeiçoadora de mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira, inaugurou no dia 09 de Fevereiro mais um Simulador de Passadiço com tecnológica desenvolvida pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha.
O novo simulador permitirá interações com outros simuladores, em tempo real, que servirá na complementação da instrução em sala de aula para os Alunos de Náutica da EFOMM do CIAGA e demais cursos do Programa de Ensino Profissional Marítimo. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

MARÉ ALTA.

Os Comandantes dos navios gaseiros, que são embarcações do tipo especial por levar GLP na forma líquida em seus tanques, têm navegado por grandes áreas restritas, o que aumenta a atenção e segurança na navegação, onde normalmente são auxiliados por Práticos. Entre essas regiões temos os famosos Rios Amazonas e Solimões, além da Lagoa dos Patos e Rio Guaíba. Esses Comandantes, juntamente com suas tripulações, merecem nossos parabéns e respeito.

MARÉ BAIXA.

No mundo onde a tecnologia está avançada e com tantas leis e regulamentos em vigor, não podemos acreditar que a discriminação contra as mulheres, em quaisquer profissões, ainda sejam frequentes. Só para ter uma ideia, elas já demonstraram capacidades e competências para executar suas funções iguais aos homens. Isso posso dizer também em relação à profissão da Marinha Mercante. A melhor Imediata do colunista, até os dias de hoje, foi uma mulher. Infelizmente ela não está mais navegando. Denuncie casos de discriminação contra mulher.

PASSADIÇO.

O encontro com mais um grande amigo, o ilustríssimo Fábio André Lobato foi um sucesso. Ele que trabalha na “Hidrovias do Brasil” realizando um grande serviços nessa empresa de renome.

O Capitão de Mar e Guerra Ondiara Barbosa, o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Calfa Rodrigues e o amigo Fábio André Lobato são companheiros de mesma turma na Escola Naval.

A Capitã de cabotagem Kely Couto vem prestando excelente assessoria nas futuras avaliações de ERON e EROM, que serão realizadas no meio do ano. Muitos Oficiais farão as provas com o objetivo de retornar às atividades.

O Agente do Detran-PA Marquinhos Paciência participando da Operação Carnaval nas cidades do interior do Estado. Responsabilidade é dever de todo o motorista. Portanto, alerta máximo.

O Capitão de Cabotagem Pedro Ferreira contabilizou 39 dias de estadia em Singapura. Graças ao bom Pai, já estão retornando para nossa Pátria Amada. Boa viagem de volta.

O amigo da Turma “Ayrton Senna da Silva”, o grande maquinista Rômulo Diogo, é apaixonado por carros antigos. Nostalgia dos nossos tempos de escola.

Quem não se lembra do Monza do colega Milton Imbiriba na época de EFOMM-CIABA. Eram muitos cenários e contos hilariantes, dignos de gargalhadas.

A grande amiga Rosa Cruz vem executando trabalho intensivo nos avanços da agricultura familiar, incluindo cursos no Senar e sindicatos para melhores condições de vidas aos homens e mulheres do campo. Parabéns pela iniciativa e sucesso na nobre missão.

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participou da importante Cerimônia de Premiação do Concurso Literário Amazônia Azul, realizada no dia 15 de Fevereiro na Sede do Comando do 1º Distrito Naval.

O Oficial de Náutica Júlio Azevedo vem prestando assessoria ao colunista em relação a navegação. O importante é sempre aprender, independente da função ou cargo que ocupe. Obrigado ao colega.

NAVEGANDO.

Triste escutar notícias de tripulantes que trabalham e vivem em condições análogas à escravidão. Era o que acontecia com um indiano a bordo de navio atracado em Suape (PE). Segundo dados da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, esse foi o primeiro caso de estrangeiro dessa nacionalidade retirada da situação no Brasil.

Ainda sobre o caso da escravidão, o estrangeiro era submetido a trabalho forçado na embarcação “Janine K” de Malta. Além disso, muitos tripulantes estavam com a prorrogação de contrato de trabalho vencida. O indiano foi repatriado pela companhia marítima. O fato ocorreu no dia 03 de Fevereiro. O Ministério do Trabalho e Emprego vem realizando inspeções nos portos. Bravo Zulu.

No ano de 2022, a Frota de Apoio Marítimo em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) cresceu 6%, o que representa um avanço, principalmente para o trabalhador aquaviário. A fatia das embarcações com bandeiras brasileiras se manteve em 90%. Estamos na expectativa para que 2023 o crescimento seja bem maior.

As empresas turcas “Sök” e “MSK” lamentam o afundamento do casco do antigo porta-aviões “São Paulo”. Muito fácil agora se manifestar, quando no momento da tomada de decisão não se pronunciaram e ainda ameaçaram abandonar o casco a própria sorte.

A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) prestou grande apoio na realização da regata de volta ao mundo, intitulada de “Globe 40”, no último dia 05 de Fevereiro. A largada ocorreu no dia 26 de Junho de 2022 em Tânger, no Marrocos, já tendo passado por vários países, e com estimativa de término marcada para Março na França.

A 1ª Expedição do Veleiro apreendido e doado aos Escoteiros do Brasil começou no dia 10 de Fevereiro e navega pela costa brasileira, tendo saído de Natal (RN). O destino final será o porto de Paranaguá (PR). Três velejadores voluntários do Movimento Escoteiro compõe a equipe. Bons ventos e mares tranquilos aos navegantes.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia divulgou, em nota, o balanço dos 20 dias de trabalhos desenvolvidos na região Yanomami. Muitas ações continuam em andamento e contam com as presenças das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública e diversas instituições governamentais e privadas.

A Polícia Federal começou a destruição dos maquinários de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami na semana passada, como parte das ações de erradicação do garimpo ilegal, de foram a interromper a logística desse tipo de crime. A Operação Libertação será mantida até que a legalidade seja restabelecida na região.

A Força Aérea Brasileira (FAB) estão com seis editais abertos para os Exames de Admissão de 150 vagas para Médicos, 7 para dentistas, 3 para Farmacêuticos, 22 para Engenheiros, 1 para Capelão e 25 par a o Quadro de Apoio. As inscrições estão abertas até o dia 13 de Março. Para mais detalhes acesse o link: https://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/ingresse-na-fab.

A semana foi cheia para o colunista. Agora vem o tão aguardado Carnaval. Para aqueles que irão viajar, olho vivo nas rodovias e estradas. Maneirar na bebida também é uma forma de se divertir. Evitar brigas é outra forma de garantir a folia. Seja prudente e evite acidentes. Bom festejo carnavalesco a todos. (RM).