CF FN Rocha Lima (Comte 2°BtlOpRib), CF (EN) Elaine (Diretora VCB Belém, Esposa do VAlte Capistrano), VAlte Capistrano (Comte do 4°DN), SO-FN-MU - J. Santos (Mestre da Banda de Música do Com4°DN) e CAlte Carlos Roberto (Chefe do Estado-Maior do Com4°DN).

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha do Brasil promove programação especial

A Marinha do Brasil promoveu sábado, no shopping Bosque Grão-Pará, em Belém, uma programação especial em homenagem ao Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), que celebrou os 215 anos de criação no dia 7 de março.
A programação contou com exposição de materiais e equipamentos e o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, que tem como comandante o CF FN Rocha Lima, com a sua Banda de Música, fizeram uma apresentação ao público, com repertório que teve canções militares, como Cisne Branco e Soldados da Liberdade, e clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais.
O CFN é uma tropa profissional e voluntária, que confere ao Brasil a capacidade de projeção de poder sobre terra e amplia sua capacidade de controlar áreas marítimas e de negar o uso do mar. Essa Força Naval estratégica, de caráter anfíbio e expedicionário, é preparada para atuar em qualquer região que configure um cenário estratégico de interesse. O CFN é essencial para a defesa das instalações navais e portuárias, bem como dos arquipélagos e ilhas oceânicas nas águas jurisdicionais brasileiras, e para assegurar o controle das margens das vias fluviais durante as operações ribeirinhas.

Almoço de trabalho do Sindarpa.

Dra. Adriana Ferro Martins palestrou no almoço de trabalho.

O SINDARPA, que tem como Presidente Dário Pantoja Neto (Camila Navegação e Transportes), realizou um Almoço de Trabalho direcionado para os colaboradores ligados aos Recursos Humanos das empresas de navegação.
Capitaneada pela advogada e assessora jurídica da entidade, Dra. Adriana Ferro Martins, o evento teve a participação massiva do setor que no final recebeu os melhores elogios pela iniciativa e organização do evento.
Devido ao sucesso alcançado, outros eventos estão sendo articulados para a realização de encontros mensais para dirimir dúvidas com Recursos Humanos, Marinha, Legislação Trabalhista, Outorgas e Capacitação de colaboradores.

Mares & Rios

O Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho em apoio às campanhas de enfrentamento ao HIV e à tuberculose até 19 de março. A campanha relacionada às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e ao HIV/Aids tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção, da testagem e da proteção dos direitos de pessoas infectadas com o HIV, ainda vítimas de preconceito social.

General Marcus Vinicius palestrando.

Dando seguimento às celebrações ao Dia Internacional da Mulher, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Foz do Amazonas, que tem como comandante o General de Brigada Marcus Vinicius, em parceria com a Secretária Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM) e SENAC/AP, promoveu no último sábado, 11 de março, a 1ª Feira de Empreendedorismo Feminino, na área de lazer Toca da Onça.

A atividade, que aconteceu pela primeira vez na Guarnição de Macapá, teve como tema “1ª Feira para Mulheres Empreendedoras”. O objetivo foi apresentar à população as ideias, experiências e produtos produzidos pelas expositoras convidadas, fomentando oportunidades para elas. Além de celebrar a força e garra da mulher empreendedora.

Sábado também foi aniversário do querido amigo Apoliano Nascimento, proprietário da Empresa Esperança Pescado e presidente do Simpesca – Pará. A data foi comemorada ao lado de seus familiares.

O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul” , operado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, atracou, nesta sexta-feira (10), no Porto de Belém. Esta é uma parada estratégica para o Navio, que realiza pesquisas em apoio ao Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), programa de Estado que tem o propósito de determinar a área marítima, além do limite de 200 milhas náuticas, na qual o Brasil pode exercer direitos de soberania para a exploração dos recursos naturais do leito e do subsolo marinho.

O Navio Hidroceanográfico permanece na capital paraense até hoje, quando parte para escalas em Fortaleza e Natal, quando retorna à Base, em Niterói, no dia 20 de abril. Com tripulação de 66 militares, composta por 11 Oficiais e 55 Praças, o Navio tem a capacidade de receber 16 pesquisadores, os quais contribuem para o desenvolvimento das atividades de pesquisa no mar (LOP).