Momento do batimento de quilha da futura Fragata Tamandaré

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Batimento de quilha da Fragata Tamandaré

A Marinha do Brasil e a Águas Azuis, Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, realizaram o batimento de quilha da Fragata Tamandaré no último dia 24 de março. O evento ocorreu nas instalações da empresa Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí/SC, e contou com a presença de autoridades e representantes dos setores de defesa e da indústria naval. A construção da Fragata Tamandaré marca uma nova era para a indústria naval em Santa Catarina, e a FIESC tem mostrado grande interesse no cluster naval e no futuro do setor.
O projeto prevê a construção de quatro fragatas classe Tamandaré. A primeira teve as obras iniciadas em setembro de 2022 e está programada para ser entregue em 2025. As demais devem ser entregues entre 2026 e 2028.
Tradicionalmente, o batimento acontece quando a quilha, considerada a “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, permitindo a estruturação das demais partes do navio. O Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Marcos Olsen presidiu a cerimônia. Também estiveram presentes os Almirantes de Esquadra Borges (Comandante de Operações Navais), Silva Lima (Chefe de Logística e Mobilização) e Bettega (Diretor Geral de Material da Marinha).

Porto de Santarém registra novo recorde

Figura da área do porto de Santarém com seis navios fundeados.

O Porto de Santarém está se consolidando como o maior no embarque de grãos do Arco Norte. Ontem (27), na poligonal do Porto, dentro da área de operação, houve o registro de nove navios. Três deles estavam atracados (um na Cargill e dois na CDP), quatro aguardando fundeados para entrar em operação, um em transbordo de carga, e um de passageiro, fundeado.
Esta movimentação só foi possível graças ao trabalho conjunto coordenado pela Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval e Capitania Fluvial de Santarém, além da Companhia Docas do Pará-Santarém, os terminais privados e operadores portuários. O trabalho de ordenamento do fundeio foi elaborado pelo Conselho Técnico da Cooperativa Unipilot, que congrega os Práticos da ZP-1. Este trabalho conjunto, sem sombra de dúvidas, é o responsável pelo movimento recorde de operações portuárias em Santarém. Sempre oportuno destacar, que todo o estudo foi feito visando a segurança das operações e das pessoas envolvidas. O agronegócio agradece. É a região Norte que mostra a força e contribui para o desenvolvimento do Brasil.

Mares & Rios

O Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-almirante Antonio Capistrano (foto), completa nova idade. Há pouco mais de de três meses à frente do Comando, desfruta de um grande conceito no meio da sociedade paraense. A comemoração será ao lado da esposa, a oficial da Marinha do Brasil, CMG Elaine Rodino. A coluna deseja felicidades.

Vem aí o TEAlentos 2023. É a terceira edição do maior evento de inclusão do Estado com muita música, dança e artes visuais apresentadas por pessoas com autismo. O primeiro local a receber o evento é a galeria Benedito Nunes, no Centur, com a Mostra de Artes do dia 27 de março a 1 de abril. O grande show é no dia 03 de abril no Theatro da Paz, a partir das 19h. A entrada é gratuita. Não perca também a transmissão ao vivo pela TV Cultura e pelo canal do Youtube do Governo do Pará.

Aconteceu no último sábado, 25, a Festa da debutante Maria Fernanda, filha do Prático da Bacia Amazônica ZP-1, Frank. O evento ocorreu no Spazio Itanhangá, no Rio de Janeiro, e foi prestigiado por um número expressivo de convidados, entre eles, os Práticos Siqueira, Lins, Serra e Schmidt. No registro, da esquerda para direita, Fátima (avó), Viviane e Frank (país), a debutante Maria Fernanda e os irmãos Pedro e Maria Eduarda.

A Banda de Música do Comando Militar do Norte (CMN) não deixou ninguém parado e embalou o dia de atividades na Praça da Bandeira, onde aconteceu o “Portões Abertos”, evento gratuito destinado à família militar e ao público em geral. A ação integra a programação de dez anos do CMN, que será celebrada em junho. Nem a chuva atrapalhou o mestre Pinduca, que deu um show com a Banda do CMN e colocou o público para dançar.

Além da programação cultural, a saúde foi destaque. Mais de 150 vacinas foram administradas e 50 procedimentos odontológicos realizados. O objetivo foi trazer a população para conhecer, apresentar as atividades e trazer serviços. Uma das características do Exército Brasileiro é a Mão Amiga, uma forma de estar junto é prestando serviços à sociedade.

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas, está com processo seletivo para preencher cinco vagas de emprego, em Barcarena, no nordeste paraense. As inscrições serão aceitas até o dia 31/03. As oportunidades são para Supervisora de SSMA – afirmativa para mulheres; Mestre Fluvial (MFL) – temporária; Mestre Fluvial (MFL); Supervisor(a) de Operações e Moço de Convés (MOC). Uma vez contratado, os colaboradores da Hidrovias do Brasil terão direito ao pacote de benefícios da empresa, que incluem vale-alimentação, seguro de vida, assistência médica familiar, assistência odontológica, Programa de Participação dos Lucros (PLR), auxílio para 1ª graduação superior para todos, auxílio creche, gympass e refeição no refeitório (LOP).