O General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro será o novo Comandante Militar do Norte, em substituição ao também General de Exército Costa Neves. A posse do novo Comandante está marcada para 20 de abril.
O General Guilherme é natural da cidade de Areia/PB, onde nasceu em 17 de janeiro de 1962. Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 17 de fevereiro de 1979, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 7 de dezembro de 1985. Atualmente é Chefe de Educação e Cultura do Exército em Brasília.
Já o General Costa Neves, após cerca de oito meses como Comandante Militar do Norte, vai continuar na Região Norte, mas como Comandante Militar da Amazônia, que tem Quartel General em Manaus/AM.
Marinha de Guerra do Brasil tem navio mais antigo do mundo ainda na ativa
O lendário encouraçado Parnaíba participou da Segunda Guerra na costa brasileira contra ataques de submarinos alemães aos navios brasileiros e norte-americanos.
É nesse contexto que entra a estreia do épico Monitor Parnaíba, encouraçado carinhosamente apelidado de “Jaú do Pantanal” e “Caverna Mestra da Armada”, apelido de quem ou o que é mais antigo numa função na Marinha de Guerra. Armada é como é designada a Marinha de Guerra do Brasil, diferente da Marinha Mercante.
A embarcação tem 86 anos e é um navio da classe monitor que tem como função apoiar as patrulhas e operações navais. Um navio patrulha. Segundo apurado pela Revista Sociedade Militar, os EUA tem alguns navios mais antigos que o nosso “Jaú do Pantanal”, mas nenhum em atividade ainda. O navio mais antigo dos EUA ainda em atividade, o USS Blue Ridge, foi comissionado em 1970. Todos viraram navios-museus e servem como patrimônio, tal como o USS Constitution.
Os russos têm um navio bem mais antigo em atividade, o navio russo Kommuna, tendo sido lançado pela primeira vez durante o reinado do czar Nicolau II no ano de 1913 com o nome de Volkhov. Porém, é um navio de salvamento e não armado.
O Parnaíba – U 17 ostenta esse nome em homenagem ao Rio do Piauí. Foi construído pelo Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, hoje AMRJ. Teve sua quilha batida em 11 de junho de 1936, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, foi lançado ao mar e batizado em 6 de novembro de 1937, tendo como madrinha a Primeira-Dama, Darcy Sarmanho Vargas.
Mares & Rios
O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, que tem no comando CF Fuzileiro Rocha Lima, realizou, até 31 de março, o adestramento de equipes na zona rural de Terra Alta, no nordeste do Pará. No final do período, cerca de 400 militares da unidade do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil passaram por treinamentos em procedimentos de combate. Os programas de adestramento preveem técnicas de emprego individuais e em Grupos de Combate. Os exercícios realizados incluíram orientação/navegação diurna e noturna, primeiros socorros, comunicações, técnica de ação imediata, camuflagem, natação utilitária, progressão em área urbana, pista de aplicação, marcha para o combate e treinamento físico militar
Hoje é aniversário da Tenente R/2 Brenda Alvarez (foto), que foi para a reserva no ano passado após atuar durante 8 anos na Força Aérea Brasileira (FAB), onde liderou diversos projetos como chefe da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e da Ala 9 (Base Aérea de Belém). Neste período, manteve a coluna abastecida com informações da FAB. Hoje, a Relações Públicas está à frente da gestão da comunicação corporativa de uma grande empresa do setor do agronegócio. Parabéns, Brenda!.
O petroleiro dinamarquês de bandeira da Libéria atacado em 25 de março no Golfo da Guiné foi localizado e resgatado perto da costa de São Tomé e Príncipe. Uma parte da tripulação foi sequestrada, anunciou a empresa proprietária nesta sexta-feira. Segundo a companhia Monjasa, no momento da chegada dos militares franceses, os piratas já haviam abandonado. O petroleiro Monjasa Reformer foi localizado nesta quinta-feira pela Marinha francesa, mas apenas parte dos 16 tripulantes estavam a bordo, informou a empresa em comunicado.
A Marinha do Brasil, através do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou dois resgates de emergência em cooperação com o Corpo de Bombeiros. Os transportes ocorreram na Colônia São Domingos e na Fazenda Campo Maior, regiões próximas a Corumbá-MS.A primeira operação de resgate envolveu um menino de 10 anos que sofreu um acidente com um anzol no pé. O segundo resgate foi de um homem de 34 anos que relatou dor no peito, formigamento no braço e falta de ar. Ambos os resgates foram realizados com a ajuda de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Com6ºDN, e acompanhados por um médico do Hospital Naval de Ladário.
O Vice-Almirante Renato Arruda tomou posse como Comandante do 1º Distrito naval, em substituição ao Vice-Almirante Eduardo Vazquez. E na última reunião do Almirante foi promovido ao posto de Almirante de Esquadra e ocupará o cargo de Secretário Geral da Marinha, em Brasília. A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais Almirante de Esquadra Borges.
A Diretoria do Cassazum promoveu a celebração do tradicional “Baile do Especialista dos Militares da Aeronáutica”. O evento ocorreu na última sexta-feira, no Salão Nobre da agremiação militar, onde contou com a presença de diversos familiares dos militares e convidados que enalteceram a programação promovida pelo Departamento Social do Cassazum, presidida pelos Suboficiais Yedo Mendes e João Ribeiro, presidente e vice-presidente, respectivamente. A “Banda Camarote Vip” não deixou ninguém ficar parado. O buffet foi assinado pela chef Cleo Rest (LOP).
Notícias relacionadas
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Região Norte luta para se desenvolver.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Justiça Federal determina mudança no licenciamento de obras portuárias em Santarém.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Marinha realiza Baile do Marinheiro.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Governo deixa Terminal Hidroviário à deriva.
-
NAVEGAÇÃO EM FOCO – Sessão Solene homenageia Santos Dumont e o I COMAR.