A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Wilson Sons inicia operação do WS Rosalvo

A Wilson Sons iniciou as operações do novo rebocador, o WS Rosalvo, com tecnologia mais sustentável, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Evento realizado na última quinta-feira (27), no porto do Norte Fluminense, marcou o início das operações da terceira de uma série de seis novas embarcações mais sustentáveis construídas nos estaleiros da companhia, no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos, o maior da América Latina.
O novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Os rebocadores são os primeiros, no Brasil, com o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam. Esse padrão é exigido somente para áreas de controle de emissão, como é o caso de algumas regiões da América do Norte e Europa, e foi voluntariamente adotado pela Wilson Sons.
O WS Rosalvo possui as mesmas características do WS Centaurus e do WS Orion, e passa a integrar a frota de 81 rebocadores da companhia, a maior e mais moderna do País. Os dois primeiros novos rebocadores, que entraram em operação, em julho e em outubro do ano passado, respectivamente, já realizaram, no total, cerca de 650 manobras. Com a entrega do WS Rosalvo, a Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro o BNDES.

BPO Reduz custos da gestão logística dos embarcadores

Aderir a uma gestão terceirizada, como o BPO (Business Process Outsourcing), pode ser a solução para reduzir os gastos logísticos que consomem até 7,6% da receita líquida dos negócios. A prática também possibilita a melhoria dos serviços prestados pelo embarcador.
Na logística, o deslocamento de mercadorias é uma das maiores responsabilidades dos embarcadores. Como são associados à movimentação de produtos ou serviços de um ponto a outro na cadeia de suprimentos, esse processo gera custos logísticos que consomem 12,6% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, segundo o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). Os dados também apontam que os gastos mencionados consomem 7,6% da receita líquida das empresas.
Sem um controle eficiente, esse percentual pode crescer ainda mais. No entanto, o estabelecimento que utiliza uma gestão terceirizada, como o BPO, Terceirização de Processos de Negócios, em tradução literal, aprimora serviços como auditoria de frete, monitoramento de entregas, apoio na contratação de parceiros de transporte e serviços de reentregas. 
“O BPO é uma metodologia mais abrangente, pois permite que a administração de um setor inteiro seja terceirizada. Isso significa que, ao invés de terceirizar apenas o processo de entrega, o responsável pode delegar todo o comando operacional logístico para outra companhia”, conclui Rodolfo Oliveira (foto), Head da unidade GKO na Senior Sistemas.

Mares & Rios

O Comando do 4º DN inclui hoje, no Quadro de Reserva das forças armadas, a Capitão Tenente (RM2T) Monique Loma, após 8 anos de serviço militar temporário. Desde o ingresso em 2015, a Oficial formada em Serviço Social desempenhou atividades como encarregada do Serviço de Assistência Social e da Divisão de Pessoal do Com4ºDN. Monique Loma deixa o serviço militar após uma jornada marcada pelo profissionalismo na desenvoltura de habilidades técnicas e conduta militar exemplar. Bons mares em sua nova fase.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) realiza hoje solenidade para Passagem de Comando do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto para o Comandante nomeado, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. A cerimônia acontecerá no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, onde, ao final, a tropa da Guarnição de Manaus desfilará em continência ao Comandante nomeado. O General Costa Neves, após 8 meses como Comandante Militar do Norte, deixa o CMN para assumir nova função. A coluna deseja boa sorte ao grande militar.

Na última terça-feira, 2, conforme havia sido anunciado pelo governador do estado Helder Barbalho, durante a inauguração do novo Terminal Hidroviário de Mosqueiro, o serviço de lanchas rápidas começou a funcionar. O tempo de viagem é entre 45 e 50 minutos, no percurso Mosqueiro e Belém. E cerca de 2 horas entre Belém e Soure. No registro, o jornalista Beto Messias, o vereador Tulio Neves e o governador Helder Barbalho, durante inauguração do terminal.

A Marinha do Brasil realizou levantamentos hidrográficos inéditos na região dos Estreitos de Breves e nas bacias de Melgaço, Portel e das Bocas, no Arquipélago do Marajó. Áreas de intenso tráfego aquaviário no Pará, entre novembro de 2022 e abril de 2023, os levantamentos registraram profundidades de canais de acesso, áreas de manobra, fundeio e berços de atracação em um perímetro de cerca de 500 km². Os dados coletados servirão como base para a confecção de cartas náuticas inéditas para a área. A Marinha do Brasil tem investido recursos humanos, materiais e financeiros na atividade, buscando aumentar a segurança da navegação na região.

Carol, Bia, Maitê e Guto Risuenho.

A banda Balada Kids lançou terça o clipe da música“Igualzinha a Você”. Na produção audiovisual, além da Maitê, também estão cantando Bia e Carol, filha e enteada do compositor Guto Risuenho. Para embalar e abrilhantar o novo trabalho, a participação especial do grupo de danças Cia. do Nosso Jeito Kids, um projeto sem fins lucrativos, composto por 10 crianças cadeirantes que, através da dança, desenvolvem-se em vários aspectos que contribuem para a autoestima, a autonomia e inclusão social. O clipe está disponível no YouTube no Canal do Balada Kids (LOP).