Crianças participam do programa Forças no Esporte em Belém.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Batalhão de Operações Ribeirinhas promove projeto de esporte educacional em Belém

Em Belém, o núcleo do Forças no Esporte funciona no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, comandado pelo Capitão de Fragata Fuzileiro Rocha Lima, sendo constituído por 100 crianças e adolescentes de cinco escolas da rede pública de ensino. As atividades ocorrem às terças e quintas nas instalações do Batalhão e do clube Albatroz.
Depois do café, as crianças participam de aulas de futebol de campo, futsal, voleibol, natação, jiu jitsu, orientação desportiva, basquete, além de palestras e atividades extraclasse como visitas culturais a museus, planetário, navios e esquadrão de helicópteros da Marinha do Brasil, entre outros. Ao final das atividades diárias, almoçam e são conduzidos às respectivas escolas.
O programa Forças no Esporte é uma vertente do programa Segundo Tempo do Governo Federal, implantado em 2003, por meio dos ministérios da Defesa, Educação e Cidadania e Direitos Humanos. As atividades são executadas por Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Comando da Marinha pode reduzir meios operativos.

Comandante da Marinha, Marcos Olsen

O Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, ao discorrer sobre as restrições orçamentárias extremamente severas, afirmou que, nos próximos 5 anos, a Marinha vai ter que se desfazer de pelo menos 40% dos seus meios operativos.
A capacidade operativa, ou seja, o poder de fogo da Marinha do Brasil, exige capacidade de causar dano ao inimigo. Para isso, é necessário treinamento, combustível, munição etc. O oficial mencionou ainda que a marinha hoje tem 88% de seu orçamento já comprometido com despesas fixas, restando pouca margem para as chamadas despesas discricionárias.
Olsen admitiu, ainda, que em uma ameaça externa, o Brasil precisaria de uma esquadra moderna para garantir a defesa do território. Situação semelhante deve ocorrer na Força Aérea e no Exército.

Mares & Rios

Com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada, o Programa Força no Esporte funciona em 123 cidades de todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, envolvendo cerca de 202 Organizações Militares das três Forças (núcleos), beneficiando aproximadamente 29.500 crianças, adolescentes e jovens, inclusive no interior da Amazônia Brasileira, junto a comunidades indígenas.

A Saab entregou na última terça-feira (09), dois novos caças Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). Os aviões chegaram ao Brasil na última sexta-feira (05), em Santa Catarina, e hoje se deslocam para a Base Aérea de Anápolis, responsável pela operação dos caças. As aeronaves de matrículas FAB 4105 e FAB 4106 foram conduzidas pelos pilotos da FAB Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e Major Abdon de Rezende Vasconcelos em um voo de aproximadamente 1h30min. Com estes, a Força Aérea Brasileira passa a contar com 6 caças Gripen E em operação.

No último dia 2, a Marinha do Brasil concluiu a transferência das seções do Submarino “Angostura” (S-43) para o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. No local, a montagem do submarino será finalizada, e a previsão é de que seja entregue ao Setor Operativo da Marinha em 2025. O “Angostura” (S-43) é o quarto submarino diesel-elétrico do Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB). O PROSUB tem como objetivo fortalecer a indústria naval brasileira e ampliar a capacidade de defesa do país no âmbito submarino.

O Exército Brasileiro celebra, no dia 8 de maio, o Dia da Vitória. A data faz referência à bravura das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial, entrando para a história como o marco da vitória das Forças Aliadas contra as Forças do Eixo.. Nesta sexta-feira (12), o Comando Militar do Norte CMN também celebra o Dia da Vitória com uma formatura marcada para às 9h, na sede do QGI, em Belém. Com a presença de autoridades civis e militares, a cerimônia é mais uma oportunidade para exaltar a coragem dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

A Associação Religiosa TULIPA (Turma da Liderança Paroquial), fundada em 5 de maio de 1973, celebrou, na última sexta, os 50 anos de existência com um almoço com a Congregação do Preciosíssimo Sangue, renovando o compromisso batismal de viver na fidelidade ao lema “Construir no Amor” no serviço a Deus e aos irmãos necessitados. A Tulipa nasceu a partir da iniciativa da Ir. Maria Vilani de Araújo Moreira (Congregação das Irmãs do Preciosíssimo Sangue),inspirada no exemplo da fundadora da Congregação Madre Maria Bucchi.

O Poder Judiciário do Pará, por meio da Ouvidoria Agrária, que tem a frente o Desembargador Mairton Carneiro (foto), realiza uma extensa agenda de trabalho, percorrendo as varas agrárias do Estado. Na última sexta-feira, 5, a Ouvidoria realizou audiência pública na cidade de Redenção, com segmentos da sociedade civil, órgãos fundiários e autoridades da região. O objetivo foi proporcionar entendimento judicial através da regularização fundiária e mediar conflitos agrários (LOP).