Na companhia de estudantes e jornalistas, Coronel Murilo, General de Divisão Alcio Costa, General de Exército Guilherme, General de Brigada Sá Corrêa e General de Brigada Wellington.

NAVEGAÇÃO EM FOCO – Comando Militar do Norte realiza Programa Conheça o seu Exército 2023

O Comando Militar do Norte (CMN) deu início nesta segunda-feira (15), à edição 2023 do Programa “Conheça o Seu Exército”. A atividade, destinada a jornalistas e estudantes de comunicação, busca colocar os participantes em contato com o trabalho do Soldado do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental.
As boas vindas foram dadas pelo Comandante Militar do Norte, Gen Ex Guilherme, que destacou a importância do Exército em estar integrado aos formadores de opinião. Em seguida, o chefe do Estado-Maior do CMN, Gen Bda Wellington, ministrou uma palestra sobre o Exército Brasileiro. A apresentação abordou, entre outros aspectos, a história, as áreas de atuação, as características da profissão militar, além das ações estratégicas desenvolvidas pelo CMN junto à sociedade nos estados do Pará, Maranhão e Amapá.
A programação do primeiro dia de atividades seguiu com uma visita ao Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira e ao Memorial Pracinhas da Amazônia, uma homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), oriundos da região amazônica, que lutaram pela liberdade e pela democracia durante a Segunda Guerra Mundial.

Matapi e TRC consolidam parceria

As diretorias do Grupo Atlântica Matapi e TRC se encontraram em Belém para celebrar a parceria.

Depois de bem-sucedidas soluções logísticas, o Grupo Atlântica Matapi firmou um contrato de longo prazo com a Teak Resources Company (TRC), empresa referência em produção de teca. Agora, será possível exportar 200 mil toneladas madeira todos os anos, atendendo ao crescente mercado indiano. O time da Matapi vai, através do Porto de Outeiro, prestar serviços de operação portuária, transporte rodoviário, movimentação e armazenagem de carga.
O presidente Relton Osvaldo Pinto e CEO Sylvio Coutinho reuniram as diretorias das empresas para celebrar a parceria de sucesso. “Eu sempre falo que o nosso negócio é soluções logísticas. É fácil dar uma solução logística quando o cenário favorece. Nas adversidades, enxerga-se as oportunidades. Então, a gente, enquanto empresa de soluções logísticas, conseguimos identificar, em meio a adversidade, uma oportunidade. A oportunidade se concretizou. Agora é desenvolver cada vez mais a solução logística que a gente encontrou”, comentou Relton Osvaldo Pinto, Presidente do Grupo Atlântica Matapi.

Fiepa promove encontro sobre exploração de petróleo na região Norte

Guto Gouvea, Alex Carvalho e José Maria Mendonça

A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) reuniu, ontem, empresários, pesquisadores, políticos e presidentes de entidades para discutir a soberania da região Norte nas decisões sobre a exploração de petróleo na costa do Pará, Amapá e Maranhão.
O presidente eleito da Fiepa, Alex Carvalho, e o diretor da entidade, José Maria Mendonça, comandaram os debates que se estenderam por toda a manhã, propondo ações conjuntas dos três estados no sentido de viabilizar o início da perfuração dos poços pela Petrobras na margem equatorial, onde estima-se a possibilidade de extração de mais de 2 bilhões de barris.
O prefeito de Soure, no Marajó, e presidente da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), Guto Gouvêa, falou da importância desse projeto para o desenvolvimento da região, que detém os menores IDHs do Brasil, mas que poderão usufruir dos recursos dos royalties para melhorar a qualidade de vida dos marajoaras e promover o desenvolvimento sustentável. “Esse petróleo vai mudar a realidade do Pará e do Marajó, que passará a ter maior desenvolvimento, fato que o governador Helder Barbalho tem reiterado em sua decisão de apoiar o projeto da Petrobrás. Importante é que seja um trabalho responsável, sem impactos ambientais, porque todos os estudos técnicos já elaborados e a “expertise” da empresa nos dão essa certeza”, afirmou o prefeito em linha direta com a coluna.

Mares & Rios

Detentor do melhor Índice de Desenvolvimento Educacional Básico do Marajó (IDEB), o município de Soure destaca-se também pela qualidade da merenda servida à base de peixe, carne, açaí, maniçoba e frutas regionais, 70% oriundos da agricultura familiar, além das escolas, sempre bem cuidadas. A prefeitura contratou agora o renomado instituto Elos, de educação, diversidade e inclusão, a fim de avançar na alfabetização dos estudantes de até quinta série. O método, adotado da Índia, que alfabetiza em até 90 horas, é aplicado em várias regiões do país.

Semana passada, o Governo do Estado concedeu uma reposição de 9% nos preços de passagens das empresas concessionárias que fazem transporte de passageiros, rodoviário e fluvial. Independente da variação dos preços dos combustíveis, as empresas vinham sendo penalizadas com acréscimos nas folhas de pagamento dos funcionários, na aquisição de insumos, peças de reposição e impostos, o que implica na piora da qualidade dos serviços por algumas empresas. Durante a pandemia, os preços das passagens não foram alterados e acumularam perdas ao setor, que agora começam a ser reparadas.

Sobre conclusão do parecer técnico do IBAMA despachado no último dia 20 de abril, referente ao pedido de licenciamento da perfuração na Foz do Amazonas. O relatório sustenta que, caso a atividade exploratória provoque derramamento de óleo, há “remota possibilidade de resgate e reabilitação da fauna” e, consequentemente, “a provável perda da biodiversidade impactada”. Chega a ser até cômico, visto que há mais de três décadas a Petrobras, pratica a mesma atividade na bacia de Campos/RJ e não há registros de vazamentos de óleo. Ai fica o questionamento, por que aqui na Amazônia irá acontecer? Acreditamos ser mais um projeto que tem por finalidade prejudicar o desenvolvimento da região norte, causando um prejuízo para a população ribeirinha do Marajó, que via neste projeto uma perspectiva de melhora na infra estrutura e IDH local.

Ontem, ao completar 100 dias de gestão à frente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), o Presidente José Fernando Gomes Jr. realizou uma reunião com os gestores (foto) para apresentação das ações nesses dias, dando destaque para acordo com o sindicato dos urbanitários e a melhoria dos serviços ofertados à população paraense (LOP).