Comitiva do Brasil na Belgica

NAVEGAÇÃO EM FOCO – ATP leva ministro Márcio França para Missão Internacional

O diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, participam de uma missão de cinco dias destinada a visitar os terminais portuários na Bélgica, nesta semana. Eles analisam o padrão de gestão dos portos belgas, que tem flexibilidade de administração muito semelhante à de um porto privado, ao lado do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e de outros executivos do segmento.
Liderada pela ATP, a comitiva, com 39 participantes, tem visitas programadas para o Porto de Antuérpia, um dos maiores da Europa; o Porto de Ghent, um dos maiores portos fluviais do continente; e o Porto de Zeebrugges, importante centro de transporte e logística para cargas; entre outros locais. Representantes de 16 empresas associadas à entidade também compõem o grupo.
“A escolha dos portos belgas possui duas justificativas centrais. A primeira é a parceria do porto da Antuérpia com o Porto do Açu, o que facilitou a organização da viagem. A segunda é o padrão de gestão dos portos belgas que, embora adotem o modelo Landlord, têm uma flexibilidade de gestão muito semelhante à de um porto privado “, ressaltou o presidente da ATP, Murillo Barbosa. Ele destacou que a missão ATP Bélgica é uma das atividades que celebram os 10 anos da associação.

Governo Federal precisa do petróleo da Costa Atlântica

Embora o IBAMA crie dificuldades técnicas para liberar a prospecção de petróleo na costa atlântica entre Amapá e Maranhão, é certo que a Petrobras necessita de novas jazidas. O petróleo do pré-sal, que representa cerca de 70% da produção da companhia, apresentou em março redução de 8%. A exploração na Amazônia é uma nova fronteira para com estimativa de 30 bilhões de barris.
A própria ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, parece convencida disso e já anunciou que somente o lbama poderá dar a sentença final, corroborado com os testes exigidos à Petrobras, para completar sua avaliação técnica.
Este colunista acredita que o presidente Lula da Silva, em cujo mandato deu início ao programa do pré-sal, não irá abrir mão da riqueza obtida nas profundezas do oceano, quando Brasil necessita de produzir mais de 3 milhões de barris diários para atender o mercado interno e externo.

Mares & Rios

O LandLord Port é um modelo de gestão portuária em que a infraestrutura do porto é provida pelo Estado, e o setor privado fica responsável pelo fornecimento de superestrutura e realização das operações portuárias, por meio de arrendamentos (concessões).

Os Suboficiais da Aeronáutica, Messias Oliveira e Heloísa da Costa

A nova diretoria do Cassazum, que tem à frente a Presidente Suboficial Heloísa da Costa, trabalha para reconquistar os associados que se afastaram do clube. Para alcançar o sucesso, há a possibilidade do associado voltar a frequentar o clube e negociar dívidas com descontos convidativos.

Em determinação geral enviada para a tropa, no início do do comando, o general de Exército Tomás Miguel Miné, que assumiu a gestão do Exército Brasileiro após ser nomeado por Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras ordens relacionadas à comunicação social da força e recuperação do prestígio perante a sociedade Brasileira, solicitou que comandos subordinados na força terrestre tomem providências para criar uma associação denominada “Amigos do Exército”.

Diminuição de 30% nas reclamações dos consumidores; aumento do programa social de água gratuita às famílias de baixa renda; acordo com o sindicato da categoria dos urbanitários com vantagens aos trabalhadores e melhoria nos serviços dos mais de 50 municípios atendidos, são algumas das conquistas da nova gestão da empresa em cem dias. O presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Jr. tem seguido as orientações do governador Helder Barbalho no sentido de dinamizar a empresa, tornando-a competitiva e independente.

Treze pescadores foram resgatados de duas embarcações que naufragaram na manhã desta segunda-feira (22), no litoral de Curuçá, no nordeste do Pará. O salvamento foi realizado por duas lanchas da empresa de praticagem Barra do Pará. Por volta das 8h, a base de apoio operacional da Praticagem, localizada na comunidade Vista Alegre, em Marapanim, recebeu a informação de que uma embarcação pesqueira estava naufragando às proximidades do Farol de Curuçá. Os relatos apontavam, ainda, que tripulantes de outra embarcação de pesca iniciaram uma manobra de resgate, mas esta segunda embarcação também passou a naufragar.

Após contatos com populares, a base de apoio recebeu as coordenadas com a localização aproximada do naufrágio. O resgate foi finalizado às 11h25, com os treze pescadores a bordo das lanchas. Não houve feridos. Todos os pescadores resgatados foram levados para a comunidade Vista Alegre (LOP).